Atendendo a alguns dos recursos mais solicitados por clientes de música e pós-produção de áudio, a Avid anunciou uma atualização para o seu software Pro Tools que introduz marcadores de faixa, capacidades expandidas de mixagem imersiva e melhor interoperabilidade com sessões do Media Composer. Isso inclui a capacidade de navegar e comunicar ideias com marcadores no nível da faixa. A atualização também melhora a experiência do usuário com ferramentas MIDI mais intuitivas e configuração de E/S orientada, além de capacidades de monitoramento surround para a interface Pro Tools | Carbon.
“Com esta atualização do Pro Tools, mostramos nosso compromisso em fornecer valor contínuo para nossos produtos e sistemas Pro Tools. Estamos satisfeitos em atender a muitos recursos frequentemente solicitados para melhorar o Pro Tools a cada trimestre para clientes que dependem dele”, afirma François Quereuil, vice-presidente de gerenciamento de produtos para soluções de áudio e música da Avid.
O Pro Tools 2023.6 apresenta marcadores de faixa que permitem que usuários de música e pós-produção de áudio insiram pontos em uma faixa, notas de desempenho, referências de diálogo e letras, e comentários de edição. Os clientes podem usar marcadores para fornecer comentários detalhados e coloridos dentro de uma faixa, agilizando a navegação e melhorando os fluxos de arranjo, mixagem e colaboração. Os marcadores de faixa também oferecem uma melhor interoperabilidade e compatibilidade com o Media Composer ao exportar sessões do Pro Tools.
O Pro Tools agora também apresenta novas larguras de faixa de até 9.1.6 para suportar o Dolby Atmos e outros formatos imersivos, incluindo MPEG-H. Essas novas larguras de faixa expandem os formatos que podem ser mixados e monitorados, mas também permitem um processamento mais avançado de plugins 3D. Os usuários agora também podem importar e exportar mixes Dolby Atmos de alta qualidade com suporte de arquivo ADM de 96 kHz. As novas larguras de faixa oferecem uma resolução aumentada para uma melhor precisão espacial em motores de jogos modernos e fluxos de trabalho de realidade virtual com suporte para até Ambisonics de 7ª ordem.
Esta atualização continua a aprimorar a experiência do usuário do Pro Tools com várias novas atualizações. Selecionar e configurar o hardware de áudio é o passo mais fundamental na configuração de um sistema e o Pro Tools agora simplifica o processo com uma configuração orientada se nenhum dispositivo estiver configurado, ajudando os usuários a começar mais rapidamente. A janela de Operações de Eventos também foi redesenhada para permitir o ajuste de várias propriedades MIDI, como tempo, velocidade e transposição. A premiada interface de áudio Pro Tools | Carbon também recebe uma atualização nesta versão do Pro Tools com a adição de suporte surround. Agora, oferecendo configurações de 5.1 a 7.1.2, o sistema acelerado por DSP HDX se torna ainda mais capaz de lidar com os fluxos de trabalho de áudio mais exigentes.
O Pro Tools 2023.6 está disponível para todos os clientes do Pro Tools com uma assinatura ativa ou licença perpétua com um Plano de Atualização e Suporte de Software atual, bem como todos os usuários do Pro Tools Intro.
Site relacionado: https://www.avid.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube