Home Reportagens AWS lança o AWS Elemental MediaConnect para criar fluxos de trabalho de vídeo ao vivo na nuvem

AWS lança o AWS Elemental MediaConnect para criar fluxos de trabalho de vídeo ao vivo na nuvem

Por Redação

Arqiva, Discovery e ITV já estão enviando conteúdo em redes IP com a nova solução para oferecer serviços de vídeo ao vivo de maneira mais econômica

A AWS (Amazon Web Services) começou a comercializar seu novo serviço AWS Elemental MediaConnect, uma solução flexível para o ingest, a transmissão e replicação de fontes de vídeo ao vivo.

A solução permitirá que os transmissores e proprietários de conteúdo enviem de maneira econômica o conteúdo ao vivo de alto valor para a nuvem, transmitindo com segurança aos parceiros de distribuição ou replicando uma origem para vários destinos. Com o AWS Elemental MediaConnect, os clientes podem criar fluxos de trabalho de transporte de vídeo ao vivo de missão crítica em uma fração do tempo e do custo do satélite ou da fibra e obter gerenciamento e monitoramento de qualidade de transmissão.

À medida que o número de espectadores de vídeo em tempo real cresce e o conteúdo ao vivo cria novas oportunidades de geração de receita, a produção, o processamento e gerenciamento de vídeo ao vivo continuam mudando de infraestruturas terrestres rígidas para serviços flexíveis baseados em nuvem.

O AWS Elemental MediaConnect surge como uma alternativa às redes de satélite ou às conexões de fibra de telecomunicações ao enviar conteúdo de alto valor para a nuvem ou transmiti-lo para distribuição. Essas abordagens são caras de arrendar e administrar, exigem que os clientes se comprometam com contratos de longo prazo e geralmente levam meses para se estabelecer. Eles também não têm flexibilidade para se adaptar às necessidades em mudança ou a novas oportunidades de negócios.

O AWS Elemental MediaConnect é um serviço da Amazon totalmente gerenciado que combina a confiabilidade, segurança e visibilidade operacional de satélite e fibra com a flexibilidade, agilidade e economia das redes baseadas em IP. Na AWS, os clientes podem usar o AWS Elemental MediaConnect para ingerir vídeo ao vivo de um local remoto, como um estádio; compartilhar vídeos com um parceiro, como um distribuidor de televisão a cabo; ou replicar um fluxo de vídeo ao vivo para processamento, como um serviço de vídeo over-the-top. Fluxos de trabalho de transporte criados com o AWS Elemental MediaConnect podem ser reconfigurados sob demanda e facilmente integrados a outros serviços da AWS para monitoramento e distribuição.

Alex Dunlap, CEO da Amazon Web Services, observa que “as emissoras e outros provedores de conteúdo nos disseram que queriam uma maneira de ingerir e transmitir seus fluxos de vídeo ao vivo que fossem confiáveis, seguros, flexíveis e rápidos de implementar”. Com o AWS Elemental MediaConnect, os clientes podem criar de maneira rápida e fácil soluções de transporte de vídeo que permitem processar e preparar conteúdo de alto valor, compartilhar eventos ao vivo em todo o mundo, criar e proteger fluxos de receita e aproveitar a agilidade, confiabilidade e rentabilidade da nuvem da AWS”.

O operador de infraestrutura de comunicações no Reino Unido, Arqiva, é um dos primeiros clientes que está usando a AWS para aprimorar seu recém-lançado OTT virtualizado e seus serviços de gerenciamento de mídia sob demanda. Alex Pannell, diretor geral de Satellite & Media da Arqiva, enfatiza que “a AWS deu à Arqiva a capacidade de realizar rapidamente testes, pagar apenas pelo que foi usado e produzir serviços gerenciados confiáveis, de alta qualidade e seguros para nossos clientes em questão de semanas. O novo serviço AWS Elemental MediaConnect nos permitirá ser muito mais ágeis na aquisição e distribuição de canais de vídeo ao vivo e linear, com flexibilidade significativamente maior, enquanto expandimos nosso alcance global usando a escala de nuvem da AWS”.

Outro dos clientes da AWS que está usando o serviço é o Discovery. Em 2017, realizou a transição de suas 13 redes norte-americanas de uma infraestrutura de transmissão linear para a nuvem com o AWS Cloud. Este ano, mais de uma centena de redes europeias da Discovery se uniram a essa transição, validando a escalabilidade do design.

Brinton Miller, EVP Technology Strategy for Discovery, destaca que “com mais de 300 canais na nuvem, somos a primeira estação a fazer uma transição na nuvem nessa escala. Ele nos permite adicionar, personalizar e distribuir ativos de maneira eficiente em todas as nossas plataformas, incluindo a televisão linear, para alcançar os espectadores em todas as telas. As cadeias de suprimentos físicas e discretas são muito complicadas e não nos permitem avançar com rapidez suficiente. A nuvem nos ajuda a reduzir os gastos com infraestrutura física e estamos muito satisfeitos em usar os recursos do AWS Elemental MediaConnect para fornecer de maneira confiável conteúdo com qualidade de transmissão à nuvem da AWS. Abre a porta de forma mais completa para aproveitar a distribuição nativa da nuvem para parceiros e afiliados, enquanto levamos nosso conteúdo ao redor do mundo em todas as plataformas”.

Por outro lado, o ITV britânico também se beneficia dos serviços em nuvem da Amazon. Tom Griffiths, Diretor de Tecnologia de Difusão e Distribuição da ITV, comenta que “a ITV adota as melhores tecnologias para inovar e oferecer a programação mais atraente para o nosso público. No ano passado, fizemos uma parceria com a AWS para modernizar nossos recursos de streaming de vídeo. Agora, com o novo serviço de transporte de vídeo do AWS Elemental MediaConnect, vemos o potencial de contribuir de forma segura com transmissões ao vivo para o AWS Cloud, replicar e distribuí-los facilmente. O AWS Elemental MediaConnect reduzirá significativamente o tempo que os membros a bordo levarão, ampliará o alcance de nosso conteúdo globalmente e reduzirá o número de formatos que distribuímos usando seu recurso de direitos granulares.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados