Bando Camera faz streaming de conteúdos da rede coreana MBC de Yeosu e Estrelas do K-pop a partir de seus novos estúdios
A Blackmagic Design revelou que a Bando Camera montou três estúdios de streaming usando vários produtos Blackmagic Design, incluindo modelos ATEM 1 M/E Production Studio 4K, ATEM Mini e ATEM Mini Pro. Os estúdios já foram utilizados para uma série de streams, incluindo performances das sensações do k-pop Eric Nam e Lee Soo Hyun, além de programação da rede MBC de televisão em Yeosu.
A Bando Camera, localizada em Seul, na Coreia, é uma das maiores lojas de produtos de imagens visuais do país. Os três novos estúdios de streaming estão abertos para locação por qualquer streamer procurando por transmissões multicâmera, caso trabalhem individualmente ou com grandes equipes. Desde sua inauguração no fim de 2019, os estúdios de transmissão vêm sendo utilizados por algumas das maiores estrelas pop da Coreia, empresas internacionais e principais emissoras nacionais.
A nova instalação inclui um estúdio aberto amplo para eventos, como shows pequenos e duas cabines acústicas individuais. O fluxo de trabalho para as cabines inclui modelos ATEM 1 M/E Production Studio 4K e ATEM Mini para os cortes de câmera e inserções gráficas, um roteador Smart Videohub 40×40 para o compartilhamento de mídias pelas instalações e um HyperDeck Studio Mini para gravação direta dos switchers ATEM. Monitores SmartView 4K e SmartView Duo são utilizados por dois membros da equipe da Bando Camera dirigindo os streams e placas DeckLink SDI 4K, além de vários conversores Teranex Mini que são utilizados para captura, reprodução e conversão.
“Optamos pela solução de produção ao vivo da Blackmagic Design, incluindo o ATEM 1 M/E maior e o último ATEM Mini, porque acreditamos que poderiam cobrir o fluxo de trabalho de produção abrangente das filmagens aos trabalhos de pós. Além disso, ele também parecia estar aberto para ampliação do sistema com facilidade no futuro”, disse Kim Byung Joon, chefe da equipe de novas mídias da Bando Camera. “Os ATEMs nos oferecem muita capacidade e sempre usamos por causa do chaveador croma e para cuidar dos efeitos PiP. E para as empresas e emissoras de TV fazendo conteúdos como shows musicais, o recurso de multivisualização do ATEM é essencial para conferir múltiplas fontes de entrada simultaneamente.”
“O ATEM Mini especialmente atende às necessidades dos criadores no YouTube que estão apenas começando no universo da criação de conteúdo. Gostamos especialmente do fato de que o ATEM Mini pode receber até quatro entradas, assumindo grande parte da carga de trabalho que antes era feita pelo computador, e eles são muito portáteis e é muito fácil fazer o streaming num instante”, continuou.
Vários dos principais primeiros eventos realizados no maior dos novos estúdios contaram com algumas das maiores estrelas do pop coreano fazendo apresentações ao vivo. Eles incluíram um stream ao vivo de Lee Soo Hyun da dupla pop “AKMU”, que comemorou a marca de mais de um milhão de assinantes no YouTube com um set de canções a partir do estúdio. Outra estrela do k-pop a fazer um streaming ao vivo foi Eric Nam, que fez um show completo ao vivo para o YouTube.
A rede MBC de Yeosu, uma das três maiores emissoras terrestres de televisão da Coreia, também fez uma série de streamings ao vivo no novo estúdio. Com o objetivo de aliviar o fardo de celebridades e outros convidados terem que viajar de Seul para Yeosu para a criação do conteúdo, a MBC começou a transmitir conteúdos ao vivo diretamente da locação da Bando Camera para os seus canais oficial e Trot Class no YouTube. Todas essas transmissões utilizaram um fluxo de trabalho Blackmagic Design completo com o ATEM 1 M/E Production Studio 4K no cerne de todas as produções.
“Esses estúdios foram criados com base num fluxo de trabalho Blackmagic Design para oferecerem um ambiente de criação de conteúdo de alta qualidade, embora compacto e fácil de usar”, continuou. “Agora conseguimos fornecer um processo de criação de conteúdo muito mais fácil para qualquer pessoa e isso também ajuda a criar conteúdos variados que podem se encaixar com o gosto e o interesse de cada espectador. Apesar de estarem disponíveis por poucos meses, já vimos todos os tipos de criadores usarem os estúdios, incluindo agências de entretenimento que o utilizam para operar seus próprios canais no YouTube.”