Pela primeira vez uma equipe de produção da BBC utiliza rede pública 5G para um programa de televisão ao vivo
Apesar de os espectadores do programa BBC Breakfast da manhã de 30 de maio não tenham percebido, assistiram um momento histórico para a emissora pública. Durante o programa, a empresa inglesa empregou pela primeira vez uma rede pública 5G para fazer uma contribuição ao vivo desde o popular Convent Garden em Londres.
Esta foi a primeira vez que uma equipe de produção utilizou uma rede pública 5G para um programa de televisão ao vivo, e demonstra o potencial que tem o 5G na produção de programas de televisão. Segundo a BBC, com o tempo, a internet desempenhará um papel cada vez mais importante em todos os aspectos da radiodifusão, desde cenários de produção, como esta contribuição, até a forma que se distribui conteúdo e, em última instância, chegar até o espectador onde quer que ele esteja.
Os enlaces de rede 4G requerem múltiplas conexões para proporcionar a capacidade de transportar vídeo ao vivo. Nesta prova de 5G suportada pela rede experimental da operadora BT, foi necessária somente uma conexão, reduzindo tanto a complexidade como o custo da produção.
Para fazer a prova possível, foram conectados modems 5G especializados às câmeras da BBC News para a aproveitar a nova rede. A prova também permitiu que às equipes explorar diferentes opções de codificação para comprimir o vídeo, o que garantiu o envio à New Broadcasting House e descomprimí-lo para a emissão ao vivo.
“O 5G é uma área de grande interesse para explorarmos, com potencial de reduzir o custo e complexidade das emissões externas, e como forma de entregar conteúdo às audiências no futuro”, afirma Matthew Postgate, diretor de tecnologia da BBC.