A cobertura das eleições gerais de 2024 no Reino Unido pela BBC apostou em uma produção remota, inovadora e ecologicamente correta, utilizando a tecnologia da TVU Networks. Utilizando a plataforma em nuvem da TVU, a BBC gerenciou remotamente 369 sinais ao vivo de diversos pontos de contagem de votos em todo o Reino Unido, todos capturados através do aplicativo móvel TVU Anywhere.
As imagens foram transmitidas no BBC iPlayer, no site de notícias da BBC, e exibidas em uma tela de mosaico virtual gigante na sede dos estúdios da BBC em Londres, a London Broadcasting House, proporcionando ao público do Reino Unido e do mundo uma experiência imersiva sem precedentes.
Para essa cobertura, a BBC enviou a todos os pontos de transmissão um tripé feito sob medida e um kit de smartphone com o aplicativo TVU Anywhere, permitindo à BBC News capturar vídeos em tempo real, independentemente da saturação da rede móvel. A compactação desse conjunto tecnológico, montado pelos representantes da BBC que já estavam nos locais de contagem, juntamente com a ausência de veículos de transmissão, permitiu à corporação gerar mais conteúdos ao vivo de forma ecologicamente correta.
Geraint Thomas, diretor do projeto na BBC News, considera que essa abordagem representa um marco na história da emissora britânica: “Esse enfoque não só manteve os mais altos padrões de qualidade da BBC, como também foi pioneiro em um novo método de transmissão eleitoral que teria sido quase impossível com os métodos tradicionais. A plataforma em nuvem da TVU nos permitiu expandir um grande número de canais e gerenciar os picos de tráfego sem necessidade de investir em hardware adicional. Foi uma inovação tanto editorial quanto tecnológica que transformou a experiência dos telespectadores, aproximando o processo de contagem de votos do nosso público e estabelecendo um novo padrão na cobertura das eleições”.
TVU Search
A plataforma em nuvem TVU Search foi responsável por gerenciar a ingestão e gravação em tempo real das centenas de transmissões ao vivo realizadas pela BBC. Depois de processadas, as transmissões foram exibidas no TVU Partyline, uma solução que, em formato de mosaico, permitiu aos espectadores ver simultaneamente todos os locais de votação do Reino Unido e até mesmo acessar mosaicos personalizados para suas regiões locais.
Jonny McGuigan, editor de streaming da BBC News, afirmou que foi oferecida “a cobertura eleitoral mais personalizada já vista em vídeo ao vivo”. “Em todo o Reino Unido, onde quer que você olhasse, podia ver a democracia em ação, ao vivo. A possibilidade de escolher qualquer uma das 369 contagens da noite significava que sempre podíamos estar onde estava a notícia. Junto com nossa transmissão tradicional em SNG ao vivo e a conectividade por link, podíamos garantir que estaríamos onde o público precisasse de nós, nas plataformas digitais, na televisão e no rádio durante toda a noite”, acrescentou.
Os telespectadores puderam sintonizar as transmissões ao vivo através das páginas das circunscrições no site da BBC News, permitindo-lhes personalizar sua experiência no processo eleitoral. As transmissões televisivas também foram personalizadas, já que tanto o estúdio central da BBC em Londres quanto as filiais da BBC na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte puderam escolher os sinais mais adequados para suas transmissões. Dessa forma, a plataforma da TVU demonstrou sua versatilidade ao entregar os sinais não apenas via IP para as OTTs da emissora, mas também em SDI para os diversos programas televisivos.
Paul Shen, CEO da TVU Networks, elogiou a BBC por liderar o que ele descreveu como uma “redefinição dos limites da tecnologia de transmissão”: “Esta colaboração é um testemunho do que é possível quando combinamos nossas forças. O futuro da transmissão já está aqui: um modelo acessível e sustentável que abre infinitas possibilidades para contar histórias a audiências de todo o mundo”.
Site relacionado: https://www.tvunetworks.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube