Home Reportagens BBC Wales implanta a maior rede IP SMPTE 2110 do mundo com tecnologia Grass Valley

BBC Wales implanta a maior rede IP SMPTE 2110 do mundo com tecnologia Grass Valley

Por Ricardo Batalha

O sistema de orquestração e roteamento IP da Grass Valley está no centro de uma rede capaz de transportar cerca de 6 Tbps de tráfego médio instalado na nova sede da BBC no País de Gales

A BBC Cymru Wales já está transmitindo de suas instalações de última geração em Central Square em Cardiff, aproveitando a infraestrutura e fluxos de trabalho de IP ponta a ponta baseados em padrões abertos da Grass Valley. A nova sede da emissora, que substitui o antigo complexo de Llandaff (de onde transmitiu por mais de cinquenta anos) é a primeira instalação da BBC construída inteiramente em torno da tecnologia IP e o maior sistema de roteamento IP do mundo, o SMPTE 2110, em ambientes de transmissão. A BBC do País de Gales se beneficiará de uma transmissão e capacidade de produção preparadas para o futuro, que podem facilmente evoluir com as mudanças nas suas necessidades.

Com uma das maiores redações fora de Londres, o novo prédio de quase 14 mil metros quadrados, no qual a BBC Wales locou em conjunto com a emissora de língua galesa S4C, hospedará a produção de conteúdo em inglês e galês e transmitirá em todas as plataformas, desde linear até mídia móvel e social. A instalação será lançada em etapas, começando com uma plataforma de playout Grass Valley.

Roger Crothers, CTO da BBC Cymru Wales, comenta que “o mundo da radiodifusão e da mídia está mudando a um ritmo sem precedentes. Nosso público deseja mais conteúdo do que nunca em uma gama cada vez mais diversificada de dispositivos. Precisamos de uma instalação que possa ser mantida atualizada por muitos anos, permitindo uma fácil adaptação a novos formatos e serviços. IP é a única escolha lógica… É independente de formato e atende à nossa necessidade de escalabilidade e agilidade.”

Selecionado após um processo de avaliação rigoroso, o sistema de orquestração e roteamento IP da Grass Valley está no centro de uma rede capaz de transportar cerca de 6 Tbps de tráfego médio ao vivo em todo o edifício. Os sistemas Grass Valley também são fundamentais para o novo playout BBC1 Wales, BBC2 Wales e S4C. Neste projeto, arrays Sirius habilitados para IP foram instalados junto com um sistema Morpheus totalmente redundante e ICE Panoplay, com Morpheus implantado como um sistema totalmente virtualizado.

Spine and Leaf
A BBC Wales adotou uma topologia Spine and Leaf construída em torno de uma rede Cisco, contando com roteamento e controle Grass Valley, mixers de produção Kahuna e cartões de entrada IQUCP25 SDI para IP. O Grass Valley iControl suporta monitoramento de sistema com processamento de sinal feito pela solução Densité 3+ FR4 Frame.

A equipe da Grass Valley trabalhou em estreita colaboração com a BBC Wales e o integrador de sistemas dB Broadcast durante todo o projeto.

“As emissoras de todos os tamanhos enfrentam um pico na demanda por experiências de visualização ricas e envolventes em todas as telas. O público também deseja se envolver com novas formas de serviços de conteúdo mais personalizadas e interativas. O IP abre o caminho para esses novos modelos de negócios, fornecendo a escala e a agilidade necessárias para criar com eficiência volumes maiores de conteúdo de classe mundial e permitindo que os criadores de conteúdo trabalhem de maneiras novas e inovadoras”, concluiu Tim Banks, vice-presidente de vendas da Grass Valley EMEA.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados