Home Reportagens Beck TV e Lawo implantam AES67 para salas de controle de rádio da KPBS

Beck TV e Lawo implantam AES67 para salas de controle de rádio da KPBS

Nova infraestrutura AoIP conecta completamente a instalação e opera em formato digital, oferecendo máxima flexibilidade e escalabilidade

Por Ricardo Batalha

A integradora de sistemas de mídia broadcast BeckTV e a Lawo trabalharam juntas em uma grande implantação de AES67 para as salas de controle de rádio da KPBS, a estação membro da NPR e PBS de San Diego, localizada no campus da San Diego State University (SDSU). As novas salas de controle modernizam a infraestrutura para o padrão AES67, garantindo uma origem totalmente digital, com estúdios, núcleo de roteamento, recepção de sinal e distribuição, todos adotando a rede AoIP para máxima flexibilidade e redundância máxima.

Como parte da renovação, KPBS e SDSU contrataram a BeckTV para construir novas salas de controle e reformar as existentes. Agora existem cinco salas de controle conectadas a estúdios correspondentes, dois estúdios de controle híbridos e três cabines de anúncio.

A BeckTV se uniu à Lawo, que havia ajudado a projetar e fornecer salas de controle de AoIP para as duas sedes da NPR. As duas empresas trabalharam juntas para projetar e construir as salas na KPBS, com várias mesas de mixagem Lawo no centro das operações.

A chave para a atualização foi substituir todas as mesas de mixagem de áudio por consoles de mixagem de rádio Lawo diamond. A instalação precisava de uma infraestrutura de áudio expansível e compatível com AES67, impulsionada por AoIP. A mudança para uma infraestrutura AES67 impulsionada pela rede AES67/RAVENNA baseada em padrões da Lawo e por sistemas sofisticados e expansíveis de mixagem, processamento e roteamento representou uma atualização significativa para a KPBS. Em particular, as mesas de mixagem estão todas interconectadas com gravadores/reprodutores de áudio AoIP e outros dispositivos AoIP, resultando em uma instalação KPBS-FM completamente conectada. O ambiente de rede AoIP também se integra perfeitamente aos novos mixadores de áudio. E como os sistemas Lawo são redes nativas escaláveis AES67, aumentar a capacidade será fácil de realizar quando necessário.

A BeckTV também integrou novos sistemas de intercomunicação e telefone para a instalação, e ambos podem ser conectados através da rede AoIP.

“É gratificante ter uma parceria tão produtiva com a Lawo porque a expertise da Lawo foi fundamental para este projeto. Juntos, reconstruímos os sistemas de rádio da KPBS para um padrão atual que já está em uso pela NPR e em outras instalações em toda a indústria”, comentou Brendan Cline, Engenheiro Sênior e Diretor de Engenharia da BeckTV. “Com este projeto, levamos a estação para a era moderna e garantimos que ela seja capaz de lidar com áudio em rede pelos próximos anos.”

Além de trabalhar no lado do rádio da instalação KPBS, a BeckTV também integrou muitas salas e sistemas de TV, atualizando a KPBS com os melhores sistemas de broadcast disponíveis. Isso inclui um novo roteador de TV, uma nova pilha de rede de transmissão IP, um moderno sistema de IPTV, uma sala de controle mestre de destaque, uma sala de controle e estúdio de TV automatizados, e uma sala de controle virtual com um conjunto virtual adjacente para produções de realidade aumentada.

“Houve muita complexidade com este projeto, e a BeckTV fez um trabalho incrível gerenciando esses desafios conosco. Juntos, conseguimos entregar uma poderosa solução de áudio em rede para a KPBS da qual ambos podemos nos orgulhar muito”, afirmou Tony Staires, Diretor de Vendas de Áudio da Lawo América do Norte. “Esta solução AoIP realmente atende às demandas do rádio moderno ao mesclar a imediatidade prática dos faders físicos com a eficiência sensível ao contexto dos controles multitouch”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados