Home Reportagens Biblioteca Nacional da Espanha digitaliza seus arquivos audiovisuais com a Sony

Biblioteca Nacional da Espanha digitaliza seus arquivos audiovisuais com a Sony

Por Redação

A instituição está realizando um projeto ambicioso para preservar seus arquivos analógicos em fita pela Memnon, uma empresa da Sony.

Os especialistas em transformação digital Red.es e a BNE (Biblioteca Nacional da Espanha), uma instituição dedicada ao depósito e conservação do patrimônio bibliográfico nacional, lançaram um edital para digitalizar arquivos analógicos de cassetes e fitas VHS para preservar seus valiosos arquivos de vídeo e áudio. Os especialistas em digitalização da Memnon, uma empresa da Sony, foram selecionados para proteger essa parte do patrimônio do país. A Libnova colaborou neste projeto com Memnon.

Em 2018, após anos de planejamento, o BNE e a Red.es iniciaram esse projeto em sua coleção de materiais audiovisuais, composta por mais de 700 mil artigos cujo conteúdo estava em sério risco de perda. Através de uma primeira seleção de 11.000 itens (que incluíam materiais audiovisuais feitos, compostos ou escritos por espanhóis), a biblioteca decidiu priorizar os arquivos que melhor refletissem a cultura espanhola para iniciar o projeto de digitalização.

Para desenvolver o projeto, a Red.es o concedeu, como resultado de uma licitação, à Memnon, uma provedora de serviços de digitalização para restaurar, preservar e fornecer acesso a gravações audiovisuais de qualquer formato. Assim, a Biblioteca se junta a outras organizações europeias de prestígio, como a British Library e a National Library of France, para selecionar a Memnon Portable Plug and Play Solution, que digitaliza várias gravações ao mesmo tempo e segue os padrões de conservação necessários.

Memnon faz parte do IMS (Intelligent Media Services), que oferece um portfólio de tecnologia e serviços abertos, que transformam as cadeias tradicionais de fornecimento de mídia e permitem que os clientes da Sony capturem, gerenciem e entreguem conteúdo, agregando valor.

Para Stuart Almond, chefe de Serviços de Mídia Inteligentes da Sony, o trabalho realizado por Memnon na Biblioteca Nacional da Espanha reflete o compromisso com a preservação da cultura européia. “Este é outro exemplo da capacidade da Sony desenvolver tecnologias revolucionárias que se adaptem às necessidades de qualquer organização ou instituição.”

Já Mar Pérez Morillo, diretor de processos e serviços digitais do BNE, comenta que a obsolescência e a fragilidade desses formatos audiovisuais exigiram um processo urgente de digitalização para preservar o conteúdo. “Os recursos humanos e técnicos altamente especializados fornecidos pela Memnon, com a ajuda da Libnova, tornaram possível a realização bem-sucedida deste projeto, a fim de preservar uma parte importante de nossa herança cultural.”

Por meio desse projeto, a BNE, a Red.es e a Memnon trabalharam em conjunto não apenas para migrar os formatos físico e analógico para o digital, mas para garantir seu uso e lucro em um futuro próximo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados