Home Reportagens Billie Eilish: ‘Happier Than Ever, The World Tour’ utiliza câmeras URSA Broadcast G2

Billie Eilish: ‘Happier Than Ever, The World Tour’ utiliza câmeras URSA Broadcast G2

Configuração de produção incluiu câmeras URSA Broadcast G2 com cadeias de fibra SMPTE e vários sistemas de câmeras menores, incluindo uma Blackmagic Micro Studio Camera 4K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a “Billie Eilish: Happier Than Ever, The World Tour” implementou um fluxo de trabalho de produção multicâmera ao vivo da Blackmagic Design. A especialista em produções de vídeo Vis-A-Vis, liderada por Stuart Merser, embarcou em uma turnê de um ano com 43 datas de apresentação, incluindo uma performance ao vivo no Coachella Valley Music and Arts Festival. Além dos visuais do palco, a Vis-A-Vis também transmitiu o set da cantora, atração principal do evento, nos canais do festival no YouTube.

Embora as casas de espetáculo fossem diferentes a cada noite, a configuração de produção central basicamente permaneceu a mesma e incluía seis câmeras URSA Broadcast G2 com cadeias de fibra SMPTE. Para complementar a configuração, também havia vários sistemas de câmera menores, incluindo uma Blackmagic Micro Studio Camera 4K com uma solução de fibra traseira desanexada e equipada a um sistema Polecam.

“Todas as câmeras em torno do palco estão em sistemas de câmera em trilho da Blackcam. A narrativa é crucial e, por extensão, a necessidade de coerência também é. Essas posições de câmera são todas operadas remotamente a partir de estações especializadas que incluem monitores de pré-visualização SmartView 4K e SmartScope Duo 4K, permitindo aos operadores visualizar a TX (transmissão) e retornos”, disse Merser.

A mesa de produção principal é baseada no switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K com um ATEM 2 M/E Advanced Panel para controle físico. A gestão de sinais utiliza um roteador Smart Videohub 12G 40×40 com vários gravadores HyperDeck Studio HD Mini. O rack técnico também inclui um conversor de padrões Teranex AV para conversões ascendentes, descendentes e cruzadas.

Como parte do pacote de vídeo da turnê, Merser especificou o uso de painéis LED de 5 mm da PRG. “Eu não queria que fosse projetado”, ele explica. “Temos telões 16×9 em cada lado do palco, além de telões em orientação de retrato e um LED wall central no palco, assim, podemos alimentar IMAG ao vivo em todas as superfícies.”

Na hora do planejamento para o Coachella, muitos dos elementos de vídeo da turnê foram adaptados ao palco do festival. “Isso incluiu a integração de xR da plataforma disguise e Notch Blocks para criar os cenários de fundo impressionantes e dinâmicos para a apresentação da Billie.”

A Vis-A-Vis também teve que atender às participações de convidados especiais e a uma transmissão ao vivo no YouTube. Como resultado, duas câmeras URSA Broadcast G2 adicionais e uma mesa de produção específica para a transmissão foram incorporadas.

“Como tive que acomodar planos abertos no stream ao vivo, eu tinha uma segunda mesa perto de mim executando um ATEM Production Studio 4K para que pudesse incluir os ângulos abertos no corte da transmissão”, explicou Merser.

De acordo com Merser, muitos artistas, incluindo a Billie, vão direto para o Instagram depois que o show termina. “Quase sempre, se eu recebo algum feedback, é de um clipe que eles assistiram nas redes sociais”, concluiu. “Com os fãs filmando os telões e compartilhando esse conteúdo nas redes sociais, é mais importante do que nunca produzi-lo com a melhor qualidade possível, independentemente de como ou onde os fãs irão consumi-lo.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados