Home Reportagens Black Box Live, novo serviço de streaming de teatro ao vivo, usa câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Black Box Live, novo serviço de streaming de teatro ao vivo, usa câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K

Por Ricardo Batalha

Hartstone-Kitney Productions transmite 52 espetáculos teatrais ao vivo durante os festivais Fringe 2021 e cria novo serviço de streaming com Blackmagic Design

A Blackmagic Design anunciou que a Hartstone-Kitney Productions (HKP), de Adelaide, criou o Black Box Live, um novo serviço de streaming de teatro ao vivo, usando as câmeras Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, switchers ATEM Mini Pro ISO e o DaVinci Resolve Studio. Com o lançamento do serviço, o Black Box Live da HKP transmitiu 52 espetáculos durante os festivais Fringe de Adelaide, Edimburgo e Hollywood, como parte do maior evento mundial de streaming de teatro ao vivo.

A HKP, formada por Joanne Hartstone e Tom Kitney, é uma produtora premiada, especializada em teatro, cabaré, eventos imersivos e digitalização teatral. Um dos principais projetos é a participação no famoso festival Adelaide Fringe, apresentando os espetáculos australianos de alta qualidade para os festivais Fringe de Edimburgo e Hollywood.

A HKP, como o resto do mundo, teve que enfrentar circunstâncias difíceis em março de 2020. No entanto, quando os teatros foram fechados ao público presencialmente, a empresa não perdeu tempo e mergulhou em um modelo digital híbrido, que incluiu o lançamento do seu serviço Black Box Live e streaming ao vivo dos espetáculos dos festivais Fringe de Adelaide, Hollywood e Edimburgo para o mundo todo.

“A principal pergunta quando começamos a planejar o novo serviço e nos prepararmos para o Adelaide Fringe era se a qualidade da transmissão seria boa o bastante. O teatro ao vivo sempre foi avaliado como uma experiência presencial, e muito deveria ser considerado ao traduzirmos nossos espetáculos para a tela. Mas as câmeras Blackmagic ofereceram imagens muito impressionantes, enquanto o switcher ATEM nos permitiu criar uma experiência dinâmica para os espectadores. Isso foi algo novo e maravilhoso, e o público adorou. Eles sempre tinham os melhores assentos da casa! 2021 acabou se tornando uma temporada recorde para nós – especialmente porque voltamos a atenção ao digital”, disse Hartstone.

Começando com três Pocket Cinema Camera 4Ks, um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e o DaVinci Resolve Studio para edição e correção de cores de espetáculos gravados, a HKP transmitiu ao vivo 19 espetáculos diferentes a partir do seu teatro em Adelaide. Isso resultou em 11 prêmios no Adelaide Fringe, três prêmios no Hollywood Fringe e milhares de espectadores em 38 países diferentes.

A Black Box Live da HKP é um destino digital para performances ao vivo que permite aos clientes assistirem espetáculos ao vivo ou anteriormente gravados, sob demanda. A plataforma foi desenvolvida por Kitney e é executada a partir do próprio site e reprodutor da HKP. A Black Box Live está preparando a indústria de espetáculos australiana para o futuro e recentemente recebeu o John Chataway Innovation Award 2021.

Para todas as transmissões do Black Box Live, incluindo os 52 espetáculos das temporadas Fringe, feeds das três Pocket Cinema Camera 4Ks eram alimentados ao ATEM Mini Extreme ISO, que era operado com maestria por Kitney. As três câmeras foram usadas para uma variedade de planos dinâmicos, a partir da entrada, assim como do palco e em meio à plateia presente.

“Eu gosto de como essas câmeras funcionam sob pouca luz. Essa era uma das minhas maiores preocupações, porque a iluminação teatral varia entre cada ato e durante cada espetáculo. Mas as Pocket Cameras controlaram qualquer alteração de cor e intensidade, incluindo muito pouca iluminação, com facilidade”, disse Kitney.

“Uma das maiores surpresas foi a potência do switcher ATEM Mini Extreme ISO. Poderíamos não ter arriscado e feito planos gerais estáticos, mas isso não é dinâmico. Não é uma experiência de qualidade. Mas, com o ATEM Mini Extreme, eu podia integrar até oito entradas, disparar efeitos com facilidade, controlar as câmeras remotamente e tinha multivisualização e mixagem de som profissional na ponta dos dedos. A função ISO é a melhor ferramenta de pós-produção ao aprimorar nossos produtos digitais, por isso, durante o espetáculo, estou livre para ser bastante criativo”, ele continuou.

Desde os festivais Fringe e o lançamento do Black Box Live, a HKP vem trabalhando com teatros no mundo todo para ser pioneira e desenvolver fluxos de trabalho de teatro híbridos e sustentáveis.

“Desde que começamos isso, o teatro digital cresceu. Notamos que a maioria dos subsídios artísticos agora levam em consideração a acessibilidade digital. Temos muito orgulho de saber que quebramos várias barreiras para os artistas e o público com o nosso modelo de espetáculo híbrido. Os produtos Blackmagic têm sido uma parte importante disso”, concluiu Hartstone.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.