Home Reportagens Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 16.2

Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 16.2

Por Ricardo Batalha

Novo DaVinci Resolve 16.2 é uma atualização principal com novos recursos de áudio Fairlight que permitem pós-produção sonora de baixo custo com um simples mouse e teclado

A Blackmagic Design anunciou o DaVinci Resolve 16.2, uma nova atualização ao popular software de edição, colorização, efeitos visuais e pós-produção de áudio da empresa, que inclui importantes atualizações Fairlight para a pós-produção de som. A nova atualização também inclui diversos aprimoramentos para a correção de cores, edição, entre outros, portanto é recomendada a todos os usuários. O DaVinci Resolve 16.2 está disponível para download agora no site da Blackmagic Design.

Esta nova atualização inclui atualizações importantes para edição na linha de tempo do áudio Fairlight ao usar um mouse e teclado. Isto é devido ao novo modo de seleção de edição que libera funcionalidades previamente disponíveis apenas no editor de áudio do console Fairlight completo, portanto a edição é muito mais rápida que antes. Além disso, o modo de seleção de edição adiciona fadings, cortes e até clipes em movimento com um único clique do mouse. Novas formas de onda escaláveis permitem que os usuários as ampliem sem ajustar o volume. Ao fazer o bounce, os clientes podem renderizar um clipe com efeitos sonoros personalizados diretamente da linha de tempo Fairlight.

Adicionar múltiplos clipes ficou mais fácil, já que agora eles podem ser adicionados à linha de tempo verticalmente, não apenas horizontalmente, facilitando adicionar múltiplas trilhas de áudio ao mesmo tempo. Trilhas multicanal agora podem ser convertidas em grupos vinculados diretamente na linha de tempo para que os usuários não precisem mais alterar clipes e reimportá-los manualmente. Há suporte adicional para edição com delimitação de quadro, que aprimora a compatibilidade da exportação de arquivos na entrega para salas de cinema e teledifusores. A edição com delimitação de quadro agora adiciona precisão para que os usuários possam facilmente aparar as delimitações do quadro sem ter que ampliar completamente na linha de tempo. Teclas modificadoras agora são suportadas para que os clipes possam ser duplicados diretamente na linha de tempo usando o teclado e mouse. Os usuários também podem copiar clipes entre múltiplas linhas de tempo com facilidade.

O DaVinci Resolve 16.2 também inclui suporte para a Biblioteca de Som Blackmagic Fairlight com nova funcionalidade de buscas baseadas em metadados, assim os clientes não precisam saber o nome do arquivo para encontrar um efeito sonoro. Os resultados de busca também exibem o nome do arquivo e uma descrição para que encontrar o efeito sonoro perfeito seja mais rápido e fácil do que nunca.

Encontrar efeitos de áudio também ficou mais rápido com a classificação automática que primeiro irá separá-los por categoria e, em seguida, por plug-ins nativos ou de terceiros. Os efeitos também podem ser marcados como favoritos, assim eles sobem para o topo da lista, simplificando ainda mais a navegação.

Fluxos de trabalho de monitoramento e barramento de áudio MPEG-H 3D surround imersivo também são suportados agora. Complementarmente, o comportamento aprimorado para panorâmica e balanço inclui a capacidade de restringir o panorama de áudio.

A edição de áudio Fairlight extensiva também inclui aprimoramentos de índex. O índex de edição agora está disponível na página Fairlight e funciona como nas outras páginas, exibindo uma lista das mídias utilizadas, basta clicar em um clipe para navegar diretamente à sua posição na linha de tempo. O índex de trilhas agora suporta seleções de arraste para silenciar, isolar, além de habilitar e bloquear gravações, assim como controles de visibilidade para que os clientes possam deslizar rapidamente por uma pilha de trilhas sem ter que clicar em cada uma individualmente. As trilhas de áudio podem ser reorganizadas ao clicar e arrastar uma única trilha ou um grupo de trilhas no índex de trilhas.

Esta nova versão também inclui aprimoramentos na importação e exportação de AAF. O suporte à AAF foi otimizado para que as sequências AAF possam ser importadas diretamente na linha de tempo sendo usada. Além disso, se o projeto possuir uma escala de tempo diferente, os dados AAF também podem ser importados com um valor de deslocamento para a correspondência. Os arquivos AAF contendo múltiplos canais também serão reconhecidos como grupos vinculados automaticamente. A exportação AAF também foi atualizada e agora suporta arquivos wave de padrão profissional da indústria. As alças de fading e fading cruzado de áudio agora são adicionadas aos arquivos AAF exportados da Fairlight e serão reconhecidas em outros aplicativos.

Para utilização Fairlight típica, esta nova atualização traz aprimoramentos importantes para a importação de projetos Fairlight legados antigos. Isto inclui velocidade otimizada ao abrir projetos com mais de 1,000 arquivos de mídia, o que significa que os projetos serão importados com mais rapidez que anteriormente.

Este novo software também aprimora a mixagem de som. Uma nova curva EQ predefinida para clipes EQ no inspetor permite a remoção de frequências problemáticas. Novos filtros FairlightFX incluem um novo plug-in de medição que adiciona um medidor flutuante a qualquer trilha ou barramento para você ficar de olho nos níveis mesmo se o painel de monitoramento ou o mixer estiverem fechados. Também há um novo filtro LFE desenvolvido para atenuar suavemente as frequências mais altas ao mixar efeitos de baixa frequência em surround.

O trabalho com workflows de som imersivo usando o editor de áudio Fairlight foi atualizado e agora inclui controles dedicados para aumentar ou reduzir panoramas. Além disso, clipes EQ agora podem ser alterados a partir do inspetor no painel editor. As funções de cópia e cola foram aperfeiçoadas e agora todos os atributos são copiados, incluindo EQ, automação e ganho do clipe. Engenheiros de som podem configurar seu fluxo de trabalho predileto, incluindo a criação e aplicação de suas próprias predefinições para clipes EQ. Os parâmetros de plug-in podem ser personalizados ou adicionados para que os usuários tenham acesso rápido ao seu kit de ferramentas preferido.

Os níveis de clipes agora podem ser alterados relativamente, isto permite que os usuários ajustem o ganho geral e ao mesmo tempo respeitem os ajustes existentes. Os níveis dos clipes também podem ser redefinidos em conjunto, facilmente excluindo ajustes de níveis feitos anteriormente. Fadings também podem ser excluídos diretamente do Editor Fairlight, sendo mais rápidos que anteriormente. Engenheiros de som agora também podem salvar sua visualização de trilha preferida para que a visualizem sempre que desejado sem ter que recriá-la todas as vezes. Mais funções anteriormente disponíveis apenas via teclado agora estão acessíveis usando o painel, incluindo edição em camadas. Isto também significa que curvas de automação podem ser selecionadas via o teclado ou painel de som.

Prosseguindo com os extensivos aprimoramentos ao áudio Fairlight, também há atualizações importantes para o controle de transporte do editor de áudio. A navegação de trilhas foi aprimorada e agora funciona, inclusive, quando não há nada selecionado. Os usuários podem navegar diretamente com a janela de inserção de código de tempo acima da linha de tempo no painel do editor de áudio e há suporte adicionado para códigos de tempo com taxas de quadro elevadas. A inserção de código de tempo agora suporta valores relativos à posição atual do CTI, para que o cursor de reprodução possa se deslocar pela linha de tempo em relação à posição em vez de um código de tempo definido.

Suporte também foi adicionado para que a tecla de dois pontos possa ser usada em vez do usuário digitar 00. Despejo mestre nos faders do console agora permite que os usuários espalhem todas as trilhas a um fader do barramento para ajustes rápidos na mixagem. Também há mais precisão nos controles giratórios do painel e ao usar um mouse com uma tecla modificadora. Os usuários também podem alterar o layout e selecionar o ícone ou os rótulos de somente texto no editor Fairlight. Para usuários Fairlight herdados, agora é possível utilizar o layout Fairlight tradicional com o qual devem estar mais acostumados. Deslocar-se pela linha de tempo é ainda mais rápido com suporte adicionado para teclas de seleção esquerda e direita das mídias para saltos para frente e para trás do cursor de reprodução.

Esta atualização também aprimora a edição no DaVinci Resolve. Carregar e alternar linhas de tempo na página de edição agora é mais rápido com desempenho otimizado ao trabalhar com uma grande quantidade de trilhas de áudio. Clipes compostos agora podem ser criados a partir de pontos de entrada e saída para que os editores possam ser mais seletivos com as mídias que querem diretamente na página de edição. Também há suporte para a prévia de linhas de tempo de áudio ao vivo ao desempenhar substituições de edições apenas de vídeo. Agora, ao aparar, a duração refletirá a duração do clipe à medida que os usuários aparam ativamente para que os clientes possam definir uma duração de clipe específica. Há suporte para um novo diálogo de alteração de duração de transições.

O pool de mídia agora inclui suporte a metadados para arquivos de áudio com até 24 canais embutidos. Os usuários também podem duplicar clipes e linhas de tempo no mesmo ficheiro utilizando comandos de cópia e cola.

Os clientes trabalhando em fluxos de trabalho colaborativos na página de cores agora têm maior estabilidade nos seus fluxos de trabalho. Há suporte para a execução da tela primária do DaVinci Resolve como uma janela quando o modo de tela dupla está habilitado.

Os filtros inteligentes permitem que os usuários classifiquem mídias com base nos campos dos metadados, incluindo palavras-chave e marcação de pessoas para que os usuários possam encontrar os clipes necessários com mais rapidez.

“Estamos entusiasmados com esta atualização, pois há mais novos recursos para a pós-produção de áudio”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Estes novos recursos permitem trabalhos de pós-produção de som complexos na página Fairlight usando simplesmente um mouse e um teclado. Isto permite que mais pessoas adicionem áudio de qualidade profissional ao seu trabalho porque o DaVinci Resolve é um download gratuito. Isto é muito animador.”

Principais Recursos do DaVinci Resolve 16.2
– Usabilidade aprimorada na linha de tempo de edição Fairlight.
– Biblioteca de Som Blackmagic Fairlight aprimorada.
– Nova classificação automática de efeitos e plug-ins.
– Monitoramento e barramento de som surround 3D imersivo aprimorados.
– Aprimoramentos do índex de trilhas na edição de áudio Fairlight.
– Importação e exportação de AAF aprimoradas.
– Importação aprimoradas de projetos Fairlight legados mais antigos.
– Múltiplos aprimoramentos na mixagem de áudio e filtros FairlightFX.
– Otimizações importantes do editor de áudio do console Fairlight.
– Controle de transporte aprimorado no editor de áudio do console Fairlight.
– Novos recursos de edição incluindo carregamento e alternância de linhas de tempo.
– Pool de mídia aprimorado com cópia e cola acelerada de clipes.
– Novos recursos de tratamento de cores incluindo filtros inteligentes e muito mais.
– Suporte aprimorado para formatos de arquivo para novas câmeras e padrões.

Mais informações em www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados