Home Reportagens Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 17

Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 17

Por Ricardo Batalha

Mais de 300 recursos novos, incluindo gradação HDR, Máscara Mágica baseada em AI, melhorias na usabilidade da Fairlight, edição aprimorada e muito mais

A Blackmagic Design anunciou o DaVinci Resolve 17, uma nova versão principal com mais de 300 novos recursos e aprimoramentos, incluindo ferramentas de tratamento HDR, controles primários de cores reprojetados, motor de áudio Fairlight de próxima geração incluindo Fairlight Audio Core e suporte a 2.000 trilhas de áudio em tempo real, além de dezenas de outras ferramentas que economizam tempo dos editores, como um inspetor redesenhado, nova organização de ficheiros e visualização de metadados de clipes.

A versão beta pública do DaVinci Resolve 17 já está disponível para download no site da Blackmagic Design.

O DaVinci Resolve 17 é uma nova versão principal, com até 100 novos recursos e 200 aprimoramentos. A página de cores inclui novas ferramentas de tratamento HDR, controles primários redesenhados, Máscara Mágica baseada em AI e muito mais. Há upgrades Fairlight para as ferramentas de seleção de edição baseadas em teclado e mouse para que os clientes possam trabalhar mais rápido, além do Fairlight Audio Core e FlexBus, um motor de áudio e arquitetura de barramento de próxima geração com suporte a 2.000 trilhas. Os editores obtêm uma visualização de metadados baseada em claquete com divisores de ficheiros, formas de onda ampliadas com zoom para aparos de som, reenquadramento inteligente, um inspetor unificado e dezenas de outras ferramentas que economizam tempo. Além disso, as composições criadas no Fusion agora podem ser usadas como um efeito, título ou transição nas páginas de edição e cortes.

O DaVinci Resolve 17 inclui novas ferramentas criativas incríveis para os coloristas. O desenho com Power Windows foi aprimorado, há novas opções de cortinas com tela dividida, uma curva Sat vs. Lum adicional, escopos aprimorados, suporte para LUTs 3D de 17 pontos e muito mais.

A paleta de tratamento HDR permite criar novos discos de cores com modulações personalizadas para escalas tonais específicas, oferecendo mais controle criativo para realizar ajustes finos. Os discos incluem controles de exposição e saturação para cada zona. Eles são sensíveis ao espaço de cor, portanto os clientes obtêm resultados visivelmente uniformes.

A ferramenta de distorção baseada em malha permite ajustar dois parâmetros de cores de uma vez. Os clientes podem ajustar matiz e saturação ou croma e luma. Os ajustes são feitos ao arrastar pontos de controle, com uma modulação suave que proporciona ajustes mais naturais. É uma maneira completamente inédita de transformar as cores nas imagens.

Selecionar e rastrear pessoas para correções direcionadas nunca foi tão fácil. A Máscara Mágica utiliza o DaVinci Neural Engine para criar máscaras automaticamente para uma pessoa inteira ou atributos específicos, como rosto e braços. Os clientes obtêm controles de refinamento de foscos, a capacidade de adicionar e remover traçados e rastreamento automático.

O DaVinci Resolve Color Management adiciona recursos para simplificar o fluxo de trabalho e aprimorar a qualidade das imagens.

O DaVinci Wide Gamut e o DaVinci Intermediate são configurações de espaços de cor e gama da linha de tempo que fornecem um espaço de cor de trabalho interno universal. Eles são maiores do que as câmeras são capazes de captar, ou BT.2020, ARRI Wide Gamut e até ACES AP1. Os clientes nunca perderão dados de imagem, não importa de onde vêm.

O DaVinci Resolve 17 é a maior atualização da história da Fairlight, com novos recursos, ferramentas e aprimoramentos que fazem dela a solução de pós-produção de áudio mais rápida e de maior qualidade do mundo.

O modo de edição de seleção com novos atalhos de teclado libera funcionalidades anteriormente disponíveis no Fairlight Audio Editor. Essas ferramentas sensíveis ao contexto tornam o processo de edição incrivelmente rápido. Se os usuários estiverem migrando para a Fairlight de outra estação de trabalho de áudio digital, essas ferramentas intuitivas e familiares permitirão que eles comecem a trabalhar em pouco tempo.

O Fairlight Audio Core é um motor de áudio de baixa latência e próxima geração que gerencia a carga de trabalho de modo inteligente usando todos os núcleos e threads da CPU, bem como a placa opcional Fairlight Audio Accelerator. Os clientes podem trabalhar com até 2.000 trilhas, todas com EQ, dinâmica e seis plug-ins em tempo real, tudo em um único sistema.

A FlexBus é uma arquitetura de barramento flexível baseada em barramentos multiuso de até 26 canais, ao invés de barramentos fixos. Os clientes podem enviar trilhas para barramentos, barramentos para trilhas e barramentos para barramentos usando o cascateamento de quantas camadas forem necessárias para criar sessões imensas. É possível rotear qualquer coisa para qualquer lugar sem limitações.

A nova ferramenta de análise de transiente detecta palavras individuais, batidas ou efeitos sonoros automaticamente. Os marcadores de transiente são exibidos como linhas verticais na forma de onda. Os clientes podem navegar entre eles usando as teclas de seta. Os marcadores de transiente facilitam a identificação de partes específicas de um som para edição.

O Fairlight Audio Core e o FlexBus viabilizam projetos enormes, com centenas de trilhas, em um único sistema. Antigamente, isso exigia que os computadores receptores fossem sincronizados com um sistema primário. Além disso, a colaboração multiusuário do DaVinci Resolve permite que vários editores de som trabalhem em todo o projeto ao mesmo tempo.

O DaVinci Resolve 17 torna a página de cortes ainda mais inteligente, com novos recursos projetados para ajudar os clientes a terminar projetos urgentes ainda mais rápido.

A visualização de metadados baseada em claquete com divisores de ficheiros facilita a organização e a busca de clipes baseadas em cenas, planos de imagem, câmeras e muito mais. Quando utilizada com a fita de origem, é a maneira mais rápida de entrar e sair de cenas ou grupos de planos de imagem.

Agora os clientes podem visualizar formas de onda de áudio maiores durante os aparos. Além disso, é possível editar em Ultra HD ou HD 16:9 e criar versões quadradas ou verticais rapidamente para publicação no Instagram e outros aplicativos. O DaVinci Neural Engine identifica rostos e os reposiciona dentro do novo quadro automaticamente para que os clientes não precisem fazer isso manualmente.

Encontrar o efeito, transição ou título certo é mais rápido e fácil do que nunca. A nova e sofisticada visualização multicoluna permite que os clientes visualizem mais e naveguem menos. Os ícones descritivos também ajudam os clientes a encontrar rapidamente o que precisam. Além disso, os clientes podem passar o cursor do mouse sobre qualquer item para obter uma pré-visualização ao vivo no visualizador.

Os projetos de produção ao vivo do ATEM Mini Pro ISO podem ser abertos como uma edição de vídeo. O ficheiro sincronizado com multivisualização permite aperfeiçoar edições da produção ao vivo original ou até mesmo substituir planos de imagem. Os clientes podem usar as gravações ISO HD do ATEM ou revincular arquivos de câmera Blackmagic RAW para finalizar em Ultra HD.

A página de edição adiciona dezenas de recursos que poupam tempo a pedido dos editores profissionais.

Também é possível criar mídias proxy independentes e fáceis de gerenciar que melhoram significativamente o desempenho do sistema e tornam os projetos portáteis. Os proxies podem ser salvos em H.264, H.265, ProRes ou DNxHR com até 1/16 da resolução. Eles podem até ser gerados interna ou externamente por ferramentas de terceiros.

Com a nova atualização, torna-se mais fácil criar clipes multicâmera sincronizados. Basta empilhar clipes na linha de tempo e usar a nova ferramenta de alinhamento automático para sincronizar com base no código de tempo ou na forma de onda. Os clientes também podem mover clipes para as suas posições manualmente para criar um mapa de sincronização. As linhas de tempo podem ser convertidas em um clipe multicâmera ou um clipe composto.

Os novos plug-ins ResolveFX de chaveamento 3D, HSL e Luma permitem extrair chaves diretamente na linha de tempo tanto na página Edição quanto na página Corte. Além disso, agora há suporte para os canais alfa dos plug-ins ResolveFX e OpenFX, assim como para canais alfa integrados e arquivos de foscos externos, oferecendo ainda mais opções de composição.

O comando “Renderizar no Local” permite gerar arquivos de renderização para qualquer parte da linha de tempo. Após a renderização, os clientes podem mover, editar e aparar sem ter que renderizar novamente. Ao contrário dos arquivos de cache, os arquivos de renderização são portáteis e fáceis de administrar.

Os ajustes laterais para clipes de origem permitem alterar um clipe antes de editá-lo na linha de tempo. Por exemplo, os clientes podem ajustar controles RAW, adicionar uma LUT, remapear trilhas de áudio, alterar o dimensionamento, a taxa de quadro de reprodução e muito mais, tudo antes de editar um clipe na linha de tempo.

Agora também é possível importar e exportar linhas de tempo ou ficheiros individuais, o que oferece mais maneiras de trabalhar em equipe. Os arquivos de linha de tempo e ficheiro são fáceis de compartilhar e pequenos o suficiente para enviar por e‑mail.

O novo suporte para o processamento nativo de linhas de tempo entrelaçadas oferece composição e titulação de qualidade superior para entregáveis entrelaçados. O desentrelaçamento de alta qualidade do DaVinci Neural Engine analisa o movimento entre os campos para reconstruir quadros progressivos. Os clientes também obtêm remoção de pulldown 3:2 em tempo real.

As composições criadas na página Fusion agora podem ser salvas como modelos e usadas na página Edição ou Corte. Os novos modificadores de curvas de animação podem ser usados para reprogramar animações automaticamente quando os clientes alterarem suas durações em uma edição. A reprodução de áudio com exibição de forma de onda facilita a criação de animações cronometradas com precisão. Os clientes também obtêm marcadores compartilhados com a página de edição e muito mais. Além disso, 27 ResolveFX acelerados por GPU foram adicionados à página Fusion, incluindo as ferramentas de redução de ruído e nitidez da página de cores. Os novos marcadores da visualização de nós facilitam a navegação por composições grandes; a barra de ferramentas pode ser personalizada com as ferramentas favoritas dos usuários; e os layouts verticais são suportados no editor de nós.

Os marcadores da árvore de nós permitem navegar rapidamente para qualquer parte da árvore de nós em uma composição maior. As barras de ferramentas personalizáveis permitem alternar as barras de ferramentas rapidamente com base na tarefa atual. As árvores de nós com layouts verticais oferecem mais espaço para visualizar os editores de curvas e quadros-chave ao criar animações, e muito mais.

Os clientes encontrarão suporte aprimorado para formatos na página de mídias, novas opções de entrega e um inspetor unificado nas páginas Mídias, Corte, Edição e Fairlight. O DaVinci Resolve 17 também traz navegação de linha do tempo consistente em todas as páginas, melhor suporte a metadados, novos algoritmos de dimensionamento de imagens, a capacidade de compartilhar ficheiros inteligentes, filtros inteligentes e mídias otimizadas em todos os projetos em um sistema, e ainda mais ResolveFX acelerados por GPU e CPU.

Agora qualquer um pode montar o seu próprio estúdio de pós-produção. A versão gratuita do DaVinci Resolve agora inclui as revolucionárias ferramentas de colaboração multiusuário disponíveis anteriormente apenas no DaVinci Resolve Studio. Isso significa que vários usuários podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo gratuitamente.

O suporte para arquivos crescentes no pool de mídia permite que os clientes comecem a editar enquanto os arquivos ainda estão sendo gravados. Os usuários contam com decodificação de QuickTime PNG e AVI de 8 ou 10 bits sem compactação em RGB/YUV, além de clipes Panasonic 8K SHV estendidos.

O DaVinci Resolve 17 suporta metadados baseados em quadro de arquivos de câmera Blackmagic RAW, ARRI, RED e Sony, além de decodificação e renderização de metadados EXR por quadro.

Além dos scripts Python e LUA existentes, o DaVinci Resolve 17 adiciona uma nova API de integração de fluxo de trabalho e uma nova API de codificação. Essas APIs permitem que desenvolvedores terceiros criem soluções integradas de gerenciamento de ativos e fluxo de trabalho para o DaVinci Resolve, bem como plug-ins codificadores para opções de saída personalizadas.

“Essa é uma enorme atualização que inclui novas tecnologias e recursos incríveis para coloristas, engenheiros de som, editores e artistas de efeitos visuais”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Embora a nova ciência de cores, o novo tratamento HDR e a usabilidade da Fairlight sejam os recursos mais perceptíveis, o que mais me orgulha são as milhares de pequenas melhorias que os clientes notarão diariamente.”

Principais Recursos do DaVinci Resolve 17

Próxima geração de correção de cores em HDR com discos e zonas tonais personalizáveis.
Distorcedor de cores baseado em malha e grade proporciona uma maneira inédita de transformar cores.
Isolamento automático de objetos com Máscara Mágica impulsionado pelo DaVinci Neural Engine.
Gerenciamento de cores aprimorado com mapeamento de tom e ferramentas sensíveis ao espaço de cor.
Imenso Espaço de Cor DaVinci Wide Gamut para processamento de imagem com qualidade superior.
Edição de áudio de alta velocidade com novas ferramentas sensíveis ao contexto baseadas em teclado e mouse.
Motor Fairlight Audio Core com balanceamento automático de carregamento e suporte a 2.000 trilhas.
Arquitetura FlexBus revolucionária para roteamento de áudio sem limitações.
Detecção automática de transiente para batidas, palavras e efeitos sonoros.
Suporte para projetos de áudio imensos com milhares de trilhas em um único sistema.
Visualização de metadados baseada em cartões no pool de mídia da página Corte.
Aparos de áudio precisos na linha de tempo e no editor gráfico da página Corte.
Reenquadramento inteligente impulsionado pelo DaVinci Neural Engine nas páginas Corte e Edição.
Pré-visualização ao vivo de efeitos, transições e títulos nas páginas de Corte e Edição.
Importação e edição de projetos do ATEM Mini Pro ISO.
Fluxos de trabalho de mídias proxy com até 1/16 da resolução em H.264, H.265, ProRes ou DNxHR.
Sincronização de clipes baseada na linha de tempo para criação de clipes multicâmera e clipes compostos.
Compatibilidade com canais alfa para chaveamento e composição nas páginas Corte e Edição.
Comando “Renderizar no Local” para clipes que contenham mais efeitos nas linhas de tempo de corte e edição.
Ajustes laterais de clipes originais antes da edição na linha de tempo.
Arquivos de linha de tempo e ficheiro portáteis para compartilhamento fácil.
Processamento entrelaçado nativo e remoção de pulldown 3:2 em tempo real.
Marcadores de árvore de nós, barra de ferramentas do Fusion personalizadas e nós com layouts verticais.
Suporte para arquivos crescentes no pool de mídia.
Compatibilidade com metadados baseados em quadro de arquivos de câmera Blackmagic RAW, ARRI, RED, Sony e EXR.
API de integração de fluxo de trabalho e API de codificação para desenvolvedores terceiros.

Disponibilidade e Preço
O DaVinci Resolve 17 Beta Público já está disponível para download no site da Blackmagic Design: https://www.blackmagicdesign.com.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados