Home Reportagens Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 20.1

Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 20.1

Grande atualização adiciona suporte à edição, gradação de cores, VFX, mixagem de áudio espacial e entrega em Apple Immersive Video no Apple Vision Pro.

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou o DaVinci Resolve 20.1, uma grande nova atualização que adiciona suporte aos fluxos de trabalho Apple Immersive Video no DaVinci Resolve Studio para macOS. Agora, os cineastas podem editar, tratar as cores, adicionar efeitos visuais, mixar áudio espacial e entregar vídeos captados com a nova câmera Blackmagic URSA Cine Immersive no formato Apple Immersive Video.

Um novo visualizador de vídeo imersivo permite aplicar panorâmica, inclinação e rotação aos clipes para visualização em monitores 2D ou transmissão direta para o Apple Vision Pro, proporcionando uma experiência de edição ainda mais imersiva. O DaVinci Resolve 20.1 já está disponível gratuitamente para download no site da Blackmagic Design.

“Estamos contentes em lançar esta atualização do DaVinci Resolve Studio, que incorpora ferramentas para o Apple Immersive Video nas páginas Edição, Cor, Fairlight e Fusion”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Agora, os cineastas podem criar conteúdos imersivos incríveis, que antes eram muito complexos ou caros para serem produzidos. O melhor é que você pode editar, tratar as cores e mixar vídeos imersivos e áudios 3D usando as tradicionais ferramentas dos projetos 2D. Mal podemos esperar para ver as incríveis experiências imersivas de ação, drama, shows, esportes e tantas outras que nossos clientes criarão com o DaVinci Resolve!”

O DaVinci Resolve Studio para macOS é a única solução do mercado que reúne edição, colorização, VFX, pós-produção de som e entrega para o formato Apple Immersive Video. Com suporte à decodificação e reprodução de arquivos Blackmagic RAW em 8K estereoscópico a 90 fps captados pela câmera URSA Cine Immersive, o fluxo de trabalho é completo, da edição à reprodução no Apple Vision Pro. Os clientes contam com as mesmas ferramentas padrão da indústria, já conhecidas dos projetos 2D, agora atualizadas para vídeos imersivos em 3D. As novas definições de projeto trazem o Apple Immersive Video para todas as páginas, incluindo um novo visualizador de vídeos imersivos, que permite conferir o trabalho em qualquer monitor padrão, um editor de Áudio Espacial atualizado e diversas opções para analisar e exportar vídeos no formato Apple Immersive Video no Apple Vision Pro.

A página Edição permite trabalhar com arquivos da câmera URSA Cine Immersive da mesma forma que fariam com qualquer outra mídia 2D, usando a tradicional interface de arrastar e soltar. O novo visualizador exibe os vídeos imersivos em seu estado nativo, convertidos para LatLong ou para uma janela de visualização que permite navegar pela tela com movimentos panorâmicos. Os clientes podem até adicionar uma trilha de fundo 360º fora da imagem imersiva projetada.

Na página Cor, ao trabalhar com arquivos da URSA Cine Immersive, os clientes podem utilizar todas as ferramentas primárias de correção de cor, além de algumas ferramentas secundárias na gradação de cores. Novas ferramentas na paleta 3D, como a Máscara de Borda, permitem ajustar o campo de visão captado pela URSA Cine Immersive para remover microfones ou outros itens visíveis nas extremidades do quadro. A Máscara de Borda também ajusta a mesclagem da máscara para suavizar a transição visual entre o espaço projetado e o plano de fundo.

A página Fusion agora permite aos clientes criar títulos e gráficos 3D que saltam pelo campo de visão, ou trabalhar com arquivos USD para efeitos dignos de Hollywood em vídeos imersivos. Ferramentas já conhecidas, como as de correção e distorção, foram atualizadas para funcionar de forma integrada com vídeos imersivos. A ferramenta de correção imersiva converte imagens no espaço de lente em imagens planas, permitindo aos clientes fazer correções ou pinturas, além de adicionar gráficos ou textos. Converter novamente para o espaço de lente permite compor corretamente na imagem do espaço de lente da câmera. Imagens ou composições 3D criadas no Fusion com o fluxo de trabalho imersivo serão convertidas automaticamente do espaço 3D virtual da página Fusion para o espaço de lente imersivo da linha de tempo. Agora, criar títulos na linha de tempo ficou mais fácil com a correção de espaço de lente e o deslizador de convergência para modelos de títulos.

No DaVinci Resolve Studio 20.1, os clientes também podem mixar e masterizar trilhas de som imersivo em Apple Spatial Audio Format (ASAF). A página Fairlight oferece suporte operacional nativo e totalmente integrado a barramentos Ambisonic de até 7a ordem, bem como a objetos e canais. A visualização do panoramizador 3D foi otimizada para o ASAF e permite posicionar sons em praticamente qualquer ponto no espaço 3D, incluindo posição do objeto, orientação e simulação de ambiente. Os clientes podem até importar e remixar formatos de áudio 3D existentes no formato ASAF para o Apple Vision Pro.

As páginas Mídias e Entrega também foram atualizadas com predefinições de exportação para Apple Immersive Video. Os clientes podem usar as predefinições para renderizar seus projetos imersivos, da mesma forma que fariam em um projeto comum, e então arrastar e soltar o arquivo renderizado no Apple Immersive Video Utility para macOS. Ou seja, o vídeo imersivo já pode ser transmitido diretamente para o Apple Vision Pro. Os clientes também podem renderizar um pacote ProRes para visualização com o Apple Compressor.

Amostras de clipes de vídeo imersivo para uso no DaVinci Resolve Studio 20.1 para macOS já estão disponíveis para download.

A Blackmagic URSA Cine Immersive inclui um sistema de lentes fixo, personalizado e pré-instalado no corpo da câmera, projetado especialmente para o Apple Immersive Video. O sensor oferece uma resolução de 8160 x 7200 por olho, sincronização a nível de pixel e impressionantes 16 stops de faixa dinâmica, permitindo que cinegrafistas filmem conteúdos de cinema imersivo em 3D estereoscópico a 90 fps em um único arquivo. O sistema de lentes personalizado foi projetado especificamente para os sensores de grande formato da URSA Cine Immersive, com dados posicionais extremamente precisos que são lidos e armazenados durante a fabricação. Esses dados de lente imersivos, que são mapeados, calibrados e salvos individualmente para cada olho, são incorporados ao próprio arquivo Blackmagic RAW e permanecem acessíveis ao longo de toda a pós-produção. A Blackmagic URSA Cine Immersive já está disponível para pré-venda com a Blackmagic Design no mundo todo.

Recursos imersivos do DaVinci Resolve 20.1
– Adiciona suporte a fluxos de trabalho de vídeos imersivos para o Apple Vision Pro no DaVinci Resolve Studio para macOS.
– Monitoramento de vídeos imersivos no Apple Vision Pro direto da linha de tempo.
– Suporte ao Apple Spatial Audio Format (ASAF).
– Suporte ao monitoramento de Apple Spatial Audio em binaural com rastreamento de cabeça para AirPods.
– Edição de vídeos Blackmagic RAW Immersive captados na Blackmagic URSA Cine Immersive.
– Visualizador de vídeos imersivos para telas 2D com panorâmica, inclinação e rotação da imagem.
– Reconhecimento automático de Apple Immersive Video (olho esquerdo e direito) para conteúdo 3D estereoscópico imersivo em dois arquivos.
– Opção para ignorar transições normalmente renderizadas pelo Apple Vision Pro.
– Exportação e entrega de arquivos nativos para visualização no Apple Vision Pro.

Recursos da Blackmagic URSA Cine Immersive
– Sistema de lentes duplo e personalizado para captar vídeos em Apple Immersive Video para o Apple Vision Pro.
– Sensores duplos de 8160 x 7200 (58,7 megapixels) para captação de imagens imersivas em 3D estereoscópico.
– Impressionantes 16 stops de faixa dinâmica.
– Corpo de câmera leve e robusto, com conexões padrão da indústria.
– Ciência de cores de 5ª geração com nova curva de filme.
– Cada sensor grava em 8K a 90 fps em um único arquivo Blackmagic RAW.
– Inclui um Blackmagic Media Module 8TB de alto desempenho para gravação.
– Wi-Fi, Ethernet 10G ou dados móveis de alta velocidade para conexões de rede.
– Inclui o DaVinci Resolve Studio para pós-produção.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados