Home Reportagens Blackmagic Design anuncia nova Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2

Blackmagic Design anuncia nova Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2

Modelo atualizado da Studio Camera 4K inclui 12G-SDI e controle de câmera remoto através das APIs REST para fluxos de trabalho profissionais aprimorados

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou a Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2, um modelo de câmera de estúdio atualizada com 12G-SDI para que os clientes possam conectá-la a switchers SDI, como o ATEM Constellation. O novo modelo também inclui controle de câmera remoto através de redes com as APIs REST e intercomunicação em headsets de 3,5 mm. A Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2 tem o mesmo incrível sensor digital cinematográfico 4K com 13 stops de faixa dinâmica, encaixe de lentes MFT e design compacto e multifuncional do modelo anterior.

A Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2 foi apresentada no estande 7.C49 da Blackmagic Design na IBC 2023.

As Blackmagic Studio Cameras contam com os mesmos recursos das câmeras de estúdio maiores, miniaturizados em um mesmo design portátil. Além da faixa dinâmica e ciência de cores de uma câmera digital cinematográfica, elas podem lidar com condições de iluminação bastante difíceis ao mesmo tempo que produzem imagens de aspecto cinematográfico. O sensor inclui um ISO de até 25.600 para que os clientes possam gerar imagens incríveis mesmo em locais mal iluminados. Entre os recursos avançados estão: intercomunicação, sinalização, controle de câmera, corretor de cores integrado, gravações no formato Blackmagic RAW em unidades USB, streaming ao vivo e muito mais.

Embora projetada para produções ao vivo, o uso da Blackmagic Studio Camera não está restrito apenas a switchers ao vivo. Isso porque ela grava Blackmagic RAW em discos USB, portanto pode ser utilizada em qualquer situação onde os clientes usariam um tripé. O grande visor de 7” a torna perfeita para trabalhos como talk shows, produções televisivas, telenoticiários, esportes, educação, conferências e até casamentos. O monitor amplo e luminoso, com alças laterais, tela de toque e controles físicos, facilita o rastreamento de planos, sendo confortável de usar por longos períodos de tempo.

Graças aos incríveis sensores e à ciência de cores de 5ª geração da Blackmagic, os clientes usufruem da mesma tecnologia de imagem das câmeras digitais cinematográficas. O corretor de cores pode ser controlado usando o switcher. Com 13 stops de faixa dinâmica, a câmera tem pretos mais escuros e brancos mais brilhantes, perfeitos para correção de cores. Ótimos tanto para produções HD quanto Ultra HD, os modelos 4K contam com resolução de 3840 x 2160 e o modelo 6K com resolução de 6144 x 3456. Todos os modelos também suportam de 23.98 a 60 fps.

Com os populares encaixes de lentes EF ou MFT, as Blackmagic Studio Cameras são compatíveis com uma ampla gama de lentes fotográficas acessíveis. As lentes fotográficas têm uma qualidade incrível, pois são desenvolvidas para uso em fotografia de alta resolução. Para eliminar a necessidade de esticar as mãos e ajustar a lente manualmente, as demandas de zoom e foco opcionais permitem fazer ajustes a partir da alça do tripé, assim como nas câmeras de estúdio maiores. É como se os clientes estivessem usando uma lente B4 broadcast de alto custo.

Ao contrário das câmeras domésticas, as Blackmagic Studio Cameras têm conexões SDI que incluem intercomunicação para que o operador de switcher possa se comunicar com os câmeras em eventos ao vivo. Assim, o diretor pode falar com os operadores de câmera e orientar a seleção de planos, eliminando o risco de todas as câmeras captarem o mesmo plano ao mesmo tempo. Todos os modelos suportam headsets de 3,5 mm desenvolvidos para smartphones, enquanto os modelos Pro suportam headsets XLR profissionais de 5 pinos.

A Blackmagic Studio Camera tem uma porta de expansão USB-C de alta velocidade para gravação em unidades externas, controle da câmera através de uma rede ou conexão de acessórios. Conecte um disco flash USB externo para que a câmera grave arquivos Blackmagic RAW de 12 bits em alta qualidade para posterior edição e correção de cores. Basta que os clientes conectem a unidade a um computador para poderem trabalhar sem perder tempo copiando os arquivos. Ou eles podem usar um adaptador USB-C para Ethernet para controlar a câmera facilmente através de uma rede com as APIs REST. Os clientes também podem copiar arquivos da câmera através da rede. Além disso, podem conectar as demandas de foco e zoom opcionais para controle total das lentes, como nas câmeras de estúdio grandes.

“Os clientes adoraram a simplicidade de usar HDMI em um fluxo de trabalho estilo profissional na Studio Camera 4K Plus original, mas queríamos uma atualização para que eles pudessem migrar para switchers maiores”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Foi o que fizemos ao adicionar neste novo modelo suporte para SDI e intercomunicação em headsets de 3,5 mm. Além disso, graças às simples APIs REST através de uma rede, os clientes agora contam com uma solução de controle de câmera fácil de usar. Agora mais clientes poderão utilizar um fluxo de trabalho broadcast de alto nível em suas produções ao vivo. Estamos ansiosos para ver as produções que irão criar!”

Recursos da Blackmagic Studio Camera 4K Plus G2
– Desenvolvida especificamente para produções ao vivo.
– Sensor 4K nativo com 13 stops de faixa dinâmica.
– Compatível com várias lentes MFT populares.
– Intercomunicação em headsets de 3,5 mm.
– Porta USB-C para gravações em unidades externas ou controle de câmera remoto através de uma rede.
– Visor amplo de 7 polegadas e alta luminosidade.
– Conexões 12G-SDI e HDMI.
– Demandas de zoom e foco opcionais para controle de lentes.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados