Home Reportagens Blackmagic Design anuncia novas Blackmagic Studio Cameras

Blackmagic Design anuncia novas Blackmagic Studio Cameras

Por Ricardo Batalha

Nova família de câmeras de estúdio multifuncionais, Blackmagic Studio Cameras, contam com recursos profissionais avançados em um design ultraportátil

A Blackmagic Design anunciou uma nova família de Blackmagic Studio Cameras para produção ao vivo. O novo design compacto e multifuncional atenderá a uma gama mais ampla de clientes de produção ao vivo que precisam de câmeras com recursos profissionais que também sejam rápidas de configurar em locação. As novas Blackmagic Studio Cameras possuem atributos de design como policarbonato reforçado por fibra de carbono e visores de 7″ integrados, portanto são muito leves e muito mais fáceis de transportar e instalar do que as câmeras de estúdio grandes convencionais.

As Blackmagic Studio Cameras possuem os mesmos recursos que as câmeras de estúdio grandes, porém miniaturizados em um design compacto e portátil. Além disso, com faixa dinâmica e ciência de cores de câmeras digitais cinematográficas, os novos modelos conseguem lidar com condições de iluminação dificílimas e proporcionam imagens com look de cinema. Com ISO de até 25.600, o sensor produz imagens incríveis, mesmo em locais mal iluminados. Entre os recursos avançados estão intercomunicação, controle de câmera, corretor de cores integrado, gravação Blackmagic RAW em unidades USB e muito mais.

Embora a Blackmagic Studio Camera tenha sido desenvolvida para produções ao vivo, o seu uso não está restrito apenas a switchers ao vivo. Isso porque ela grava Blackmagic RAW em discos USB, portanto pode ser utilizada em qualquer situação onde os clientes usariam um tripé. O visor de 7” a torna perfeita para trabalhos como talk shows, produções televisivas, telenoticiários, esportes, educação, conferências e até casamentos. O monitor largo e luminoso, com alças laterais, tela de toque e controles físicos, facilita o rastreamento de planos de imagem, sendo confortável de usar por longos períodos de tempo.

Grandes emissoras usam câmeras de estúdio enormes, caras e difíceis de transportar. A Blackmagic Studio Camera possui um corpo leve de policarbonato reforçado por fibra de carbono com tecnologia inovadora em um desenho miniaturizado. Ela foi projetada para produção ao vivo, portanto é fácil rastrear e enquadrar planos de imagem no visor grande de 7″. A tela sensível ao toque possui menus para configurações de câmera, e há botões para brilho, contraste e pico de foco. Além disso, um encaixe de tripé com placa de montagem é incluso para instalação rápida.

O ganho da Blackmagic Studio Camera varia entre -12 dB (ISO 100) e +36 dB (ISO 25.600), o que significa que ela é otimizada para reduzir granulação e ruídos em imagens, mantendo o alcance dinâmico completo do sensor. O ganho pode ser definido na câmera, ou remotamente a partir de um switcher usando o controle remoto de câmera SDI ou Ethernet.

O incrível sensor 4K, combinado à ciência de cores de quinta geração da Blackmagic, oferece a mesma tecnologia de imageamento utilizada em câmeras digitais cinematográficas. O corretor pode até ser controlado a partir do switcher. Com 13 stops de faixa dinâmica, a câmera tem pretos mais escuros e brancos mais brilhantes, perfeitos para correção de cores. O sensor possui uma resolução de 4096 x 2160, o que é ótimo tanto para trabalhos HD quanto Ultra HD. Além disso, todos os modelos suportam de 23,98 a 60 fps.

Com o popular encaixe de lente MFT, as Blackmagic Studio Cameras são compatíveis com uma ampla gama de lentes fotográficas acessíveis. As lentes fotográficas possuem uma qualidade incrível, pois são desenvolvidas para uso em fotografia de alta resolução. Para eliminar a necessidade de esticar as mãos para ajustar o zoom e foco da lente, demandas de zoom e foco opcionais permitem o ajuste a partir da alça do tripé, assim como nas maiores câmeras de estúdio. É como se os clientes estivessem usando uma lente B4 broadcast de alto custo.

A tela de 7″ e alta resolução transformará totalmente a maneira que os clientes trabalham com a câmera, pois é grande o suficiente para tornar o enquadramento muito mais fácil. As sobreposições de tela mostram status, parâmetros de gravação, histograma, indicadores de foco e pico, níveis, guias de enquadramento e muito mais. Os clientes podem até aplicar LUTs 3D para monitorar planos com as cores e o look desejados.

Ao contrário das câmeras domésticas, o modelo Blackmagic Studio Camera 4K Pro possui conexões SDI que incluem intercomunicação para que o operador de switcher possa se comunicar com os câmeras em eventos ao vivo. Isso significa que o diretor pode falar com os operadores de câmera e orientar a seleção de planos, eliminando o risco de todas as câmeras captarem o mesmo plano ao mesmo tempo. O conector para intercomunicação é integrado à lateral da câmera e suporta headsets XLR profissionais de 5 pinos.

As Blackmagic Studio Cameras possuem várias conexões, tanto para equipamentos domésticos quanto para equipamentos profissionais. Todos os modelos incluem HDMI com sinalização, controle de câmera e disparo de gravação, portanto são perfeitos para os switchers ATEM Mini. Os clientes ainda obtêm conexões para headphone e microfone, além de duas portas de expansão USB-C. O modelo Blackmagic Studio Camera 4K Pro foi projetado para uso profissional, por isso inclui 12G-SDI, Ethernet 10G BaseT, intercomunicação e entradas de áudio XLR balanceado. A Ethernet 10G oferece vídeo, sinalização, intercomunicação e alimentação de câmera através de uma única conexão, portanto a instalação é muito mais rápida. É como um fluxo de trabalho de fibra SMPTE, mas utiliza um cabo Ethernet de cobre Cat 6A, portanto o custo é bem menor.

O modelo Blackmagic Studio Camera 4K Pro suporta conexão de câmeras através de um único cabo Ethernet. As câmeras de estúdio profissionais comuns usam fibra SMPTE para comunicação e alimentação, no entanto, a fibra SMPTE é muito cara. A Blackmagic Studio Camera 4K Pro possui Ethernet 10G como alternativa à fibra SMPTE, portanto o custo é muito menor. A Ethernet inclui vídeo de câmera, feeds de retorno de programa, sinalização, intercomunicação, controle de câmera e também alimentação. O Blackmagic Studio Converter processa todas as conversões de vídeo do switcher, além de adicionar alimentação ao cabo Ethernet. Isso significa que os clientes não precisam conectar energia à câmera.
A Blackmagic Studio Camera possui uma porta de expansão USB-C de alta velocidade que permite gravar em unidades externas ou conectar uma ampla gama de acessórios. Conecte um disco flash USB externo e a câmera poderá gravar arquivos Blackmagic RAW de 12 bits em alta qualidade para edição e correção de cores mais tarde. Basta mover o disco para um computador para começar a trabalhar, sem perder tempo copiando arquivos. Além disso, a porta USB alimentará qualquer celular ou disco conectado.

Formatos altamente compactados, como o H.264, adicionam ruídos e artefatos, causando a perda definitiva dos detalhes do sensor. O Blackmagic RAW elimina este problema e oferece imagens impressionantes com detalhes incríveis e cores ricas ao longo de todas as etapas de pós-produção. Ele também grava as configurações de câmera como metadados, assim os clientes podem alterar ISO, balanço de branco e exposição mais tarde no DaVinci Resolve. Os arquivos são pequenos, rápidos e oferecem uma resposta incrível na edição.

As Blackmagic Studio Cameras possuem microfones integrados, assim os clientes podem captar áudio na própria unidade e agilizar a montagem. Além disso, os microfones são resistentes ao vento e a impactos, assim os clientes obtêm um som perfeito mesmo em condições adversas. Há também uma entrada de áudio de 3,5 mm para conectar microfones para câmeras de vídeo, além de um conector de 3,5 mm para fones de ouvido.

Como o local mais comum para posicionar microfones é perto das câmeras, o modelo Pro inclui o melhor áudio já projetado em uma câmera de estúdio. As entradas XLR profissionais balanceadas de 2 canais suportam +24 dBu em nível de linha e incluem um preamplificador de microfone de ruído ultrabaixo com alimentação fantasma P48 e -131 dBV (A) de ruído de entrada equivalente (EIN). Há também dois conversores de analógico para digital com 117 dB e alto alcance dinâmico, assim os clientes obtêm o áudio de alto nível exigido por emissoras e engenheiros de som. Isso significa que qualquer microfone conectado às entradas XLR terá um nível de ruído mais alto que o áudio da câmera.

Para permitir a montagem rápida em tripés e uma configuração mais simples, todos os modelos Blackmagic Studio Camera 4K incluem um encaixe de tripé com design em metal usinado e placa de montagem com engate rápido. A placa de engate rápido permite que a câmera deslize no tripé, e os clientes podem ajustá-la para frente e para trás até obter o equilíbrio perfeito.

Há várias opções de alimentação diferentes para as Blackmagic Studio Cameras. Todos os modelos incluem um conector de alimentação DC 12 V com trava para que o cabo não seja removido acidentalmente. Se os clientes estiverem usando um único cabo Ethernet para se conectar ao modelo Blackmagic Studio Camera 4K Pro, tanto a câmera quanto os acessórios podem ser alimentados pela conexão Ethernet. O Blackmagic Studio Converter possui uma fonte de alimentação grande que adiciona energia PoE ao cabo Ethernet, assim nenhuma conexão de energia é necessária para a câmera. Essa é uma ótima solução quando não há energia disponível onde as câmeras estão instaladas.

As demandas de zoom e foco opcionais podem ser adicionadas para transformar lentes fotográficas acessíveis em lentes broadcast incríveis. Elas possuem conexões USB-C, sendo compatíveis com todos os modelos Studio Camera 4K. Cada demanda de zoom e foco possui duas portas USB-C, assim os clientes podem conectá-las em cascata e depois plugá-las à câmera com uma única conexão USB. O design oferece uma sensação extremamente precisa, assim os clientes obtêm um controle de lente acurado, podendo enquadrar e ajustar a lente sem tirar as mãos das alças do tripé.

Com a Ethernet de 10G no modelo Pro, os clientes podem conectar todos os sinais à câmera com uma única conexão Ethernet/IP. Isso significa que o retorno de câmera, retorno de programa, referência, sinalização, intercomunicação e controle são enviados por um único cabo. Os clientes obtêm as mesmas vantagens da fibra SMPTE, mas o custo do cabo Ethernet de cobre padrão é bem menor. O Blackmagic Studio Converter possibilita a distribuição de todas as conexões de vídeo, áudio e intercomunicação nos estúdios. Ele também inclui uma fonte de alimentação potente que abastece a câmera pelo cabo Ethernet, assim os clientes não precisam de uma fonte de energia perto da câmera.

“Essas novas câmeras de estúdio foram desenvolvidas com base no know-how e feedback dos clientes das Blackmagic Studio Cameras originais”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Esses novos modelos representam um grande salto. Foram projetados para serem câmeras de ponta, e não câmeras de entrada. Elas podem ser compactas e multifuncionais, mas os recursos como Ethernet 10G integrada, alto desempenho sob pouca luz e visor profissional as transformam em câmeras de ponta para trabalhos de altíssimo nível.”
Principais recursos das Blackmagic Studio Cameras:
Desenvolvida especificamente para produção ao vivo.
Corpo leve de policarbonato reforçado por fibra de carbono.
ISO de até 25.600 para desempenho incrível sob pouca iluminação.
Sensor 4K nativo com 13 stops de faixa dinâmica.
Compatível com uma ampla gama de lentes MFT populares.
Visor grande de 7 polegadas e alta luminosidade.
Inclui conexões 12G-SDI, HDMI e Ethernet 10G.
Ethernet 10G viabiliza fluxos de trabalho estilo fibra SMPTE.
Porta USB-C para gravação direta em unidades externas.
Inclui gravações em Blackmagic RAW de incrível qualidade.
Microfones integrados com separação estéreo.
Entradas miniXLR profissionais com 48 volts de alimentação fantasma.
Encaixe de tripé incluso para instalação rápida em locação.
Alimentação via conexão Ethernet ou 12 V.
Demandas de foco e zoom opcionais para controlar lentes.
Blackmagic Studio Converter viabiliza todas as conexões via Ethernet.

Disponibilidade e Preço
As Blackmagic Studio Cameras já estão disponíveis a partir de US$ 1.295 (excluindo taxas e impostos locais), através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.

Mais informações em https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.