Home Especiais Blackmagic Design anuncia novo codec RAW no IBC 2018

Blackmagic Design anuncia novo codec RAW no IBC 2018

Por Redação

A versão beta pública do codec RAW combina a qualidade e os benefícios do RAW com a facilidade de uso, velocidade e tamanhos de arquivo dos formatos tradicionais de vídeo

A Blackmagic Design anunciou no IBC 2018 a versão beta pública do Blackmagic RAW, um novo codec que combina a qualidade e os benefícios do RAW com a facilidade de uso, velocidade e tamanhos de arquivo dos formatos tradicionais de vídeo. Além de fornecer suporte multiplataforma e um SDK gratuito para desenvolvedores.

Os clientes podem baixar a versão beta pública para uso com as câmeras URSA Mini Pro através da atualização Blackmagic Camera 6.0 Beta. E mais, a atualização DaVinci Resolve 15.1, que inclui suporte para o Blackmagic RAW, também está disponível para download gratuito no site da Blackmagic Design.

O Blackmagic RAW vem sendo desenvolvido há anos e oferece múltiplas tecnologias, como o algoritmo de demosaicagem, amplo suporte a metadados, processamento altamente otimizado por GPU e acelerado por CPU e muito mais. Ele pode ser usado da aquisição até a pós‑produção para edição e gradação de cores, tudo num único arquivo.

Os codecs RAW tradicionais têm tamanhos de arquivo grandes e exigem muito do processador, dificultando seu uso. Os formatos de arquivos de vídeo são mais rápidos, mas comprometem a qualidade devido ao uso de filtros de vídeo 4:2:2, que reduzem a resolução de cor. O Blackmagic RAW soluciona esses problemas com um design inteligente que desloca parte do processamento de demosaicagem para a câmera, onde o hardware pode ser acelerado pela própria câmera. Consequentemente, a codificação oferece a mesma qualidade, profundidade de bits, faixa dinâmica e controles que no RAW, mas com um desempenho muito melhor e tamanhos de arquivo menores que os codecs de vídeo populares.

Como parte do processamento de demosaicagem é feita pelo hardware da câmera, programas como o DaVinci Resolve não precisam trabalhar tanto para decodificar os arquivos. Além disso, a aceleração de GPU e CPU agiliza a decodificação de frames, assim você obtém um desempenho extremamente fluido para edição e gradação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Câmera e sensor

O design do Blackmagic RAW compreende a câmera e o sensor. Isto significa que os dados de imagem e as características do sensor de imagem são codificados e salvos no arquivo Blackmagic RAW, fornecendo qualidade de imagem melhor, até mesmo em configurações de compactação mais altas, bem como controle total sobre recursos, como ISO, balanço de branco, exposição, contraste, saturação, entre outros.

Junto a isto, o Blackmagic RAW utiliza ciência de cores de quarta geração da Blackmagic Design para imageamento superior, reproduzindo tons de pele extremamente precisos e cores sofisticadas e realistas. As imagens são codificadas usando um espaço não linear de 12 bits personalizado desenvolvido para fornecer o máximo de dados de cores e faixa dinâmica.

SDK gratuito

O Blackmagic RAW também facilita o acesso a toda essa tecnologia para os desenvolvedores de software. O SDK gratuito para desenvolvedores permite que qualquer aplicativo de software de terceiros adicione suporte ao Blackmagic RAW no Mac, Windows e Linux. O SDK para desenvolvedores do Blackmagic RAW manuseia automaticamente os metadados integrados do perfil do sensor, com a ciência de cores da Blackmagic Design, para renderizações de imagem precisas e previsíveis que geram cores consistentes ao longo de todo o processo de produção.

O Blackmagic RAW inclui dois tipos de compactação de arquivos. Os clientes podem escolher qualidade constante ou opções de codificação com taxas de bits constantes, dependendo do tipo de trabalho que estiverem fazendo. Isto possibilita priorizar qualidade de imagem ou tamanho do arquivo. A qualidade constante utiliza codificação de taxas de bits variáveis, assim frames complexos são codificados a taxas de dados superiores para preservar detalhes e manter a qualidade mais alta possível.

O codec Blackmagic RAW Q0 possui quantização mínima e gera a melhor qualidade, enquanto o Blackmagic RAW Q5 aplica uma quantização moderada para uma codificação mais eficiente e um tamanho de arquivo menor. Os codecs Blackmagic RAW 3:1, 5:1, 8:1 e 12:1 utilizam codificação de taxas de bits constantes para oferecer aos clientes as melhores imagens possíveis com tamanhos de arquivo consistentes e previsíveis. As proporções são baseadas no tamanho do arquivo sem processamento de um único frame do sensor da câmera, facilitando a compreensão da quantidade relativa de compactação sendo usada.

A qualidade nativa e pura do Blackmagic RAW Q0 e 3:1 é perfeita para longas e trabalhos comerciais repletos de efeitos visuais. Os codecs Blackmagic RAW Q5 e 5:1 possuem uma qualidade ideal para filmes independentes e séries televisivas. Já os codecs Blackmagic RAW 8:1 e 12:1 oferecem qualidade e velocidade altas, sendo adequados para produções que normalmente não considerariam gravar imagens em RAW. Agora, ainda mais clientes serão capazes de usar imagens RAW de alta qualidade de uma maneira eficiente, algo inviável antes.

“O Blackmagic RAW poderá mudar completamente o fluxo de trabalho da câmera até a pós-produção”, disse Kees Van Oostrum, diretor de fotografia e presidente da Sociedade Norte-Americana de Cinegrafistas. “Imagens com qualidade sensacional, detalhes finos e tamanhos de arquivos inacreditavelmente pequenos têm o potencial de tornar o Blackmagic RAW o formato de referência para os cinegrafistas. Seria uma mudança importante para a pós, pois a equipe de montagem poderia trabalhar com os arquivos originais da câmera, o que é rápido o suficiente para a edição rotineira. Isto significa menos confusão em relação às escolhas criativas que faço na câmera. As imagens podem agora percorrer por todo o fluxo de trabalho, já que estamos gravando, editando e fazendo gradação com os mesmos arquivos.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fluxos de trabalho

O Blackmagic RAW simplifica e agiliza os fluxos de trabalho de pós-produção. O DaVinci Resolve 15.1, que também foi lançado hoje, inclui suporte completo para o Blackmagic RAW. O desempenho do Blackmagic RAW é muito mais rápido no DaVinci Resolve do que qualquer outro formato RAW. Isto torna edição, correção de cores e efeitos visuais incrivelmente rápidos. Além disto, trabalhar com arquivos únicos em vez de pastas cheias de sequências de imagens estáticas simplificam absurdamente o gerenciamento de mídias.

Quando as configurações RAW são alteradas no DaVinci Resolve, um arquivo .sidecar pode ser gerado ou atualizado, caso já haja um existente. Quando aberto em outros aplicativos de software compatíveis com o Blackmagic RAW, o arquivo .sidecar, que contém as configurações RAW feitas no DaVinci Resolve, será automaticamente usado para exibir a imagem. Se o arquivo .sidecar for removido, então o arquivo será exibido usando os metadados integrados no lugar. Este fluxo de trabalho proporciona uma maneira não destrutiva de alterar as configurações RAW, enquanto trabalham entre aplicativos diferentes.

Com um design completamente expansível e uma aceleração por GPU e CPU, o Blackmagic RAW é otimizado para processadores equipados com AVX, AVX2 e SSE4.1, múltiplos threads, além de funcionar com projetos entre múltiplos núcleos de CPU e ser acelerado por GPU com suporte para Apple Metal, CUDA e OpenCL. A decodificação de quadro e o processamento de imagem, que é extremamente rápido, tornam a edição, a correção de cores e os efeitos visuais no DaVinci Resolve superfluidos. Um outro benefício das mídias serem armazenadas como arquivos únicos, e não como sequências de imagens, é que o seu gerenciamento fica mais fácil e a cópia dos arquivos mais rápida.

O SDK para desenvolvedores do Blackmagic RAW está disponível para Mac OS, Windows e Linux. Este SDK cuida de todo o trabalho para os desenvolvedores, portanto a adição de suporte ao Blackmagic RAW para aplicativos de software de terceiros é fácil e rápida. Os desenvolvedores obtêm acesso aos algoritmos acelerados por GPU e CPU para decodificação de arquivos, junto das informações originais do sensor de imagem da câmera para que seus aplicativos possam decodificar e exibir os arquivos com precisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SDK inclui opções de metadados flexíveis e altamente descritivas desenvolvidas para dar suporte aos fluxos de trabalho modernos de hoje em dia. Os metadados são integrados diretamente no arquivo .braw ou podem ser armazenados em um arquivo .sidecar. Os metadados são importantes porque contêm as configurações RAW junto das informações de claquete, íris, foco, distância focal, balanço de branco e muito mais. Os metadados em arquivos .sidecar podem ser usados por cima daqueles integrados sem substituí-los. O Blackmagic RAW também é compatível com metadados baseados em quadro, assim os clientes têm acesso a valores como distância focal, que geralmente se alteram de um quadro para outro.

“O Blackmagic RAW é um codec RAW profissional moderno e com alto desempenho, além de ser aberto, multiplataforma e gratuito”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “É muito animador, pois os clientes podem obter a qualidade de imagem sem perda do RAW com a velocidade dos fluxos de trabalho de vídeo tradicionais. E o melhor de tudo, não há taxas de licença contínuas ou ocultas. O Blackmagic RAW foi desenvolvido para fornecer à indústria um formato de imagem de alta qualidade, padronizado, sofisticado e aberto, que pode ser usado entre produtos e em fluxos de trabalho personalizados, de forma absolutamente gratuita!”

Disponibilidade e Preço

O Blackmagic RAW beta público está disponível hoje através da atualização Blackmagic Camera 6.0 Beta para a URSA Mini Pro. O lançamento final do Blackmagic RAW está previsto para ser disponibilizado em algumas semanas, assim que os testes adicionais forem concluídos.

A atualização DaVinci Resolve 15.1, que conta com suporte para o Blackmagic RAW, também foi lançada e pode ser baixada gratuitamente no site da Blackmagic Design.

Acompanhe a cobertura do IBC na página da Panorama Audiovisual no Facebook, aqui no nosso portal especial e também por meio das nossas Newsletters enviadas diariamente – se você ainda não recebe nossas notícias por email, clique aqui para se inscrever.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.