Home Reportagens Blackmagic Design anuncia novo Fairlight Desktop Console

Blackmagic Design anuncia novo Fairlight Desktop Console

Por Ricardo Batalha

Superfície de controle de áudio acessível e portátil com 12 faders motorizados, LCDs de status de canal completos, controle de automação e status e medição de áudio HDMI

A Blackmagic Design anunciou o novo Fairlight Desktop Console, uma superfície de controle de áudio portátil incluindo 12 faders motorizados, sensíveis ao toque e de altíssima qualidade, LCDs integrados acima de cada faixa de canal para controle de panorâmica e efeitos, além de controle de automação completo. O Fairlight Desktop Console também inclui uma inovadora interface HDMI para conexão a um monitor para visualização de uma interface gráfica expandida com status e medição de áudio. O Fairlight Desktop Console estará disponível em dezembro através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo por US$ 3,495.

O Fairlight Desktop Console é uma superfície de controle de mixagem de áudio completa que possibilita mixar várias trilhas ao mesmo tempo, automatizar diversos parâmetros e configurações de plug-in, controlar as funções de canal, gravar, monitorar e navegar pelo projeto. Ele é ideal para usuários iniciantes, estúdios menores, comerciais, trabalho online e independente. Os clientes contam com um design de mixer familiar com 12 faders motorizados, knobs de controle de alta precisão e botões luminosos para identificar canais rapidamente. Os clientes podem usar os botões e knobs para controlar parâmetros dos canais, EQ, dinâmica, plug-ins e mais. A saída HDMI integrada viabiliza a conexão de um monitor, oferecendo aos clientes o mesmo feedback gráfico e interativo dos consoles maiores.

O Fairlight Desktop Console usa os mesmos faders de alta qualidade utilizados pelos consoles modulares de grande porte. Os deslizadores esculpidos para facilidade de uso são suaves e oferecem a medida certa de resistência para fazer ajustes sutis. Os knobs codificadores projetados com precisão garantem uma vida útil longa de operação sem ruído. Além disso, a classificação de resistência das teclas do console é de um milhão de apertos. LCDs individuais exibem as informações de trilha para cada canal. O seletor de busca de alta qualidade é extremamente responsivo e muito mais rápido que um mouse. A base frontal suave torna sessões longas mais confortáveis e o console pode ser embutido em uma mesa personalizada. Ele inclui até uma fonte de alimentação integrada, ou seja, não há uma fonte externa tipo tijolo.

O Fairlight Desktop Console inclui 12 faixas de canal que podem ser usadas de várias maneiras para a mixagem do som. Cada faixa de canal possui um fader motorizado para ajustar os níveis, uma série de botões para solo, mute e outros parâmetros, um knob de pan multifuncional e um LCD que mostra informações sobre o canal ou a trilha em que os clientes estão trabalhando. As faixas de canal podem ser utilizadas para controlar uma trilha individual e qualquer faixa pode ser atribuída a qualquer trilha no projeto. Os clientes também podem usar uma única faixa para controlar várias trilhas em um grupo ou podem usar as faixas de canal para controlar os barramentos. Com isso, os clientes obtêm a velocidade e a flexibilidade necessárias para controle total das suas sessões de gravação e mixagem!

Quando os usuários estiverem trabalhando com um prazo apertado e em um projeto grande com muitas trilhas, os clientes não querem perder tempo navegando pela linha de tempo ou procurando um clipe. Com o Fairlight Desktop Console os clientes podem trabalhar mais rápido, pois ele inclui botões de transporte e uma roda jog/shuttle de alta qualidade. Isso significa que os usuários conseguirão se deslocar rapidamente pela linha de tempo e navegar pelos clipes, depurar, iniciar ou parar a reprodução, ou pular para uma nova posição com uma rapidez incrível. Os controles são agrupados de maneira lógica, permitindo que os clientes mantenham suas mãos em uma posição enquanto navegam pela linha de tempo de uma ponta à outra ou por qualquer trecho dela, em segundos. O seletor de busca também pode ser usado para aplicar zoom à linha de tempo, níveis de clipes, entre outros.

Os botões seletores de controle de função permitem atribuir os botões e knobs no painel para finalidades diferentes. Os clientes podem selecionar os controles mestre e de canais, a panorâmica, o controle de plug-ins, o EQ, a dinâmica e muito mais de maneira rápida. Por padrão, o console funciona no modo de faixa e os clientes obtêm uma faixa de canal por trilha. O modo de foco possibilita atribuir todas as teclas e knobs de seleção no console para trabalhar nos parâmetros ou plug-ins de uma única trilha. Isso significa que os clientes podem ajustar o EQ, a dinâmica ou qualquer outro parâmetro de plug-in de uma trilha usando todos os botões e knobs de seleção (SEL) no console. Por exemplo, os clientes podem ajustar vários intervalos de frequência no EQ ao mesmo tempo, o que é impossível fazer com o mouse.

A poderosa automação Fairlight permite aos clientes gravar as alterações de parâmetro que fazem ao longo do tempo. Por exemplo, os clientes podem gravar as mudanças de nível conforme deslocam os faders no console. Os ajustes de fader serão salvos e podem ser editados depois. Com a Fairlight os clientes podem automatizar praticamente tudo, desde simples alterações nos níveis até alterações complexas de plug-ins, EQ e dinâmica. Isso significa que os clientes podem usar o console para criar e salvar ajustes ao vivo.

Os faders e os knobs são sensíveis ao toque e serão ativados assim que os clientes tocá-los. Portanto, os clientes não precisam movê-los para que o console identifique que desejam trabalhar naquele parâmetro. Seis botões de controle de automação ativam e desativam a automação, definem o método de gravação e quais curvas de automação exibir nas trilhas da linha de tempo.

Os controles de monitoramento no Fairlight Desktop Console permitem alternar rapidamente entre as fontes, regular os níveis de estúdios e cabines ou, inclusive, controlar a intercomunicação caso os clientes tenham uma placa Fairlight Audio Interface instalada em seus computadores. Os clientes também obtêm um controle de nível junto de teclas para escurecer e silenciar seus alto-falantes, permitindo cortar ou reduzir instantaneamente o som para que possam conversar no seu estúdio ou suíte de produção.

Para feedback visual direto, os clientes podem adicionar um monitor HDMI ao Fairlight Desktop Console. Isso permite aos clientes visualizar uma representação gráfica detalhada de tudo o que acontece no console. Eles poderão ver informações sobre a faixa de canais, os níveis, a equalização, o processamento de dinâmica, as interfaces de plug-in e muito mais. Assim, os clientes não precisam abrir janelas pop-up na parte superior das suas linhas de tempo. Por exemplo, ao ajustar as configurações EQ, a interface será exibida na tela à medida que os clientes girarem o knob. A tela alterna automaticamente para mostrar os barramentos, os controles de faixa de canal alinhados ou os controles de canal único quando estiverem no modo de foco. Não é necessária nenhuma configuração. Basta conectar um monitor HDMI e começar a trabalhar.

“Este é um produto extremamente fascinante porque ele nos oferece uma superfície de controle de áudio de alta qualidade, o que é muito melhor do que usar um mouse e teclado, mas não custa tanto quanto um console de estúdio completo de duas baias, que era o nosso hardware Fairlight básico de entrada”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Além disso, ele tem uma qualidade incrivelmente alta com os mesmos deslizadores motorizados dos consoles Fairlight de estúdio maiores, então não reduzimos a qualidade da mesma maneira que tantos outros consoles acessíveis fazem. Um bom exemplo da qualidade do novo  é a saída de vídeo HDMI, que significa que os clientes obtêm a mesma poderosa medição e status dos canais de áudio que os consoles de estúdio Fairlight, bastando apenas conectá-lo a uma TV HD.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados