A Blackmagic Design anunciou hoje uma nova linha de Blackmagic 2110 IP Converters, com modelos mini e montáveis em rack que suportam Ultra HD utilizando Ethernet 10G. Desenvolvidos para integrar equipamentos SDI a sistemas broadcast IP 2110 para clientes em teledifusão, produção ao vivo e AV, os novos Blackmagic 2110 IP Converters estão em conformidade com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP. Os Blackmagic 2110 IP Converters estarão disponíveis em maio através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo a partir de US$ 365.
A Blackmagic Design oferece diversos produtos de vídeo IP SMPTE 2110, como conversores, monitores de vídeo, monitores de áudio e até câmeras, que são compatíveis com Ultra HD usando Ethernet 10G de baixo custo. A maioria dos modelos de conversores são bidirecionais, por isso são ótimos para uso em câmeras quando é necessário um retorno de programa adicional. Os modelos montáveis em rack têm um design sofisticado, incluindo um LCD colorido para monitoramento, acesso a menus e diagnósticos. Todos os modelos estão em conformidade com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP, incluindo temporização PTP e até NMOS, permitindo aos clientes fazer conexões utilizando um painel de roteamento de vídeo.
Os Blackmagic 2110 IP Converters foram desenvolvidos para integrar qualquer equipamento SDI a sistemas broadcast IP 2110. Graças ao design montável em rack, eles podem ser instalados ao lado dos equipamentos que o usuário está convertendo. Utilizar conversores é uma maneira acessível de converter todos os equipamentos de vídeo para SMPTE 2110. Basta instalar o Blackmagic 2110 IP Converter em switchers de produção ao vivo, gravadores de disco, processadores de streaming, câmeras, TVs e muito mais.
Os produtos Blackmagic 2110 IP são compatíveis com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP, que especifica o transporte, a sincronização e a descrição de vídeo de 10 bits, áudio e dados auxiliares em redes IP gerenciadas para teledifusão. Além disso, as fontes de vídeo são mantidas em sincronia usando um relógio PTP comum, enquanto outros equipamentos externos podem ser sincronizados com a saída de referência, que também utiliza temporização PTP.
Os modelos Blackmagic 2110 IP Converters estão disponíveis com conectores RJ-45 para cabos de cobre Cat6 simples ou com soquetes SFP para módulos e cabos de fibra óptica. Ao utilizar cabos de cobre Cat6 simples, os clientes podem estabelecer sistemas SMPTE 2110 com um custo consideravelmente menor. Os cabos são padrão, e os switches Ethernet para Ethernet 10G são fáceis de encontrar.
Um dos maiores desafios do SMPTE 2110 é a dependência de técnicos de TI especializados para garantir o funcionamento dos sistemas de vídeo. Os Blackmagic 2110 IP Converters solucionam esse problema, pois podem ser conectados ponto a ponto, eliminando a necessidade de usar um switch Ethernet complexo. Os clientes se beneficiam do vídeo IP SMPTE 2110 com cabos Ethernet simples, alimentação remota e vídeo bidirecional.
Ao trabalhar em sistemas SMPTE 2110 maiores, como na teledifusão, é possível interligar todos os equipamentos de vídeo a um switch Ethernet. Basta conectar todos os dispositivos ao switch Ethernet e, em seguida, configurar as conexões entre eles com o switch. É como se fosse um roteador de vídeo, pois todas as conexões são feitas entre os dispositivos SMPTE 2110. Além disso, todos os produtos Blackmagic 2110 IP são compatíveis com o protocolo NMOS. Embora seja mais complexo para configurar, oferece total flexibilidade.
Os produtos de vídeo IP Blackmagic SMPTE 2110 contam com designs variados para atender às diversas necessidades de uso. Os modelos 2110 IP Mini são pequenos e podem ser escondidos atrás dos equipamentos. Já os modelos montáveis em rack têm elegantes painéis frontais com LCD para facilitar a alteração de configurações.
Todos os Blackmagic 2110 IP Converters suportam as especificações de interface NMOS para que todos os dispositivos de vídeo IP 2110 possam operar juntos como um grande roteador virtual. Além disso, o Videohub Smart Control atua como um controlador NMOS, encaminhando fontes para destinos em redes IP 2110.
Os Blackmagic 2110 IP Converters foram desenvolvidos para suportar vídeos da mais alta qualidade. O vídeo de 10 bits é o padrão televisivo mais utilizado, pois as cores podem ser representadas com quatro vezes mais precisão do que em vídeos de 8 bits. Ao trabalhar com vídeos de 10 bits, cada imagem mantém uma fidelidade absoluta à fonte SDI original, pixel por pixel, garantindo que o usuário esteja sempre trabalhando na mais alta qualidade.
Ao utilizar Ethernet 10G, os produtos de vídeo Blackmagic IP SMPTE 2110 podem ser mais compactos, eficientes e acessíveis. Além disso, a Ethernet 10G possibilita a alimentação remota dos produtos. Entretanto, ao usar Ultra HD acima de 30 fps, a largura de banda não é suficiente para vídeos de 10 bits sem compactação. E o codec Blackmagic IP10 resolve esse problema! Com baixa latência de 8 amostras, é um padrão aberto sem taxas de licenciamento. Além disso, é um codec pequeno que utiliza poucos recursos FPGA, garantindo que os produtos de vídeo IP SMPTE 2110 continuem acessíveis.
As conexões dos Blackmagic 2110 IP Converters são compatíveis com os padrões de vídeo SD, HD e Ultra HD, podendo conectar equipamentos broadcast SDI existentes a novas infraestruturas baseadas em IP. Em Ultra HD, há compatibilidade com todos os padrões até 2160p60. Os conversores alternam automaticamente para um novo padrão de vídeo quando a entrada mudar. Além disso, os modelos multicanal podem executar um padrão de vídeo diferente em cada canal.
“Esta nova linha de Blackmagic 2110 IP Converters é interessante porque proporciona aos clientes uma forma de integrar seus equipamentos SDI existentes em sistemas de transmissão IP 2110 de baixo custo”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Ao utilizar Ethernet 10G, conseguimos projetar conversores menores, com menor consumo de energia, possibilitando alimentação remota, tudo a um preço acessível. Estamos ansiosos para ver como os clientes irão utilizar os conversores em estúdios, eventos ao vivo, sets de filmagem, em configurações AV corporativas, hotéis e em qualquer outra aplicação.”
Recursos dos Blackmagic 2110 IP Converters
– Todos os conversores estão em conformidade com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP
– Escolha entre modelos Mini Converter ou montáveis em rack
– Utiliza Ethernet 10G amplamente disponível para instalação econômica
– Ressincroniza as entradas SDI com temporização PTP comum
– Inclui protocolo NMOS para criação de roteadores virtuais
– Codec Blackmagic IP10 de baixa latência e padrão aberto
– Compatível com todos os formatos SD, HD e Ultra HD até 2160p60
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube