Home Reportagens Blackmagic Design: filme tâmil ‘Mudhal Nee Mudivum Nee’ gravado com URSA Mini Pro 4.6K G2

Blackmagic Design: filme tâmil ‘Mudhal Nee Mudivum Nee’ gravado com URSA Mini Pro 4.6K G2

Ganhador de prêmios na Índia, Nova York e Macedônia, o filme independente foi rodado pelo diretor de fotografia Sujith Sarang com a URSA Mini Pro 4.6K G2

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o famoso filme tâmil “Mudhal Nee Mudivum Nee” foi gravado inteiramente com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2. Ganhador de prêmios na Índia, Nova York e Macedônia, o filme independente foi rodado pelo diretor de fotografia Sujith Sarang com a URSA Mini Pro 4.6K G2 para registrar a nostalgia do ensino médio na década de 90 e da vida noturna em 2022.

“Mudhal Nee Mudivum Nee” conta a história de um grupo de alunos do ensino médio que vivem em Chennai, Tamil Nadu e frequentam uma rigorosa escola católica. A primeira metade da trama acontece no final da década de 90 e depois salta para os dias atuais com o mesmo grupo relembrando os velhos tempos em um pub à noite. O filme sobre amadurecimento do ano de 2022 foi escrito e dirigido por Darbuka Siva e produzido por Sameer Bharat Ram.

“Optei por muita naturalidade no visual de ‘Mudhal Nee Mudivum Nee’. Eu queria que o público sentisse como se estivesse observando a cena ao vivo e a cores, não assistindo a um filme. Além disso, queríamos dar a sensação de um flashback em um dia ensolarado da década de 90 e, ao mesmo, tempo, usar um visual mais escurecido na cena com o grupo de amigos em um pub na segunda metade. Para isso, eu precisava de uma câmera que me permitisse trabalhar em ambos cenários, mas que fosse acessível, já que se tratava de um filme independente. A URSA Mini Pro foi a escolha perfeita”, disse Sarang.

Sarang começou sua carreira em 2008 e trabalhou como diretor de fotografia em dezenas de projetos, incluindo os longas “Alias Janaki”, “Thaakka Thaakka”, “Dhuruvangal Pathinaaru” e “Suttu Pidikka Utharavu”.

“Gravamos em locações bem ao sul da Índia durante 40 dias no verão e tivemos uma ótima experiência com a câmera. Não tivemos nenhum contratempo ou problema durante as gravações com a URSA Mini Pro”, continuou.

Sarang optou pela URSA Mini Pro 4.6K G2 por causa do grande alcance dinâmico, dos filtros ND internos, da interface de usuário intuitiva e da capacidade de usar vários tipos de lentes diferentes e de gravar em Blackmagic RAW. Sarang também recorreu ao design leve da câmera e à capacidade de gravar com a câmera na mão ou em um tripé.

“Como cineasta, gosto muito de me desafiar e tentar coisas fora da minha zona de conforto. Com o grande alcance dinâmico e o sensor Super 35 mm, pude me arriscar e aumentar e diminuir os níveis de sombra e brilho a certos níveis. Os pontos mais brilhantes não esmaeceram e a imagem ficou muito nítida. Além do mais, os filtros ND internos foram ótimos e não precisei adicionar filtros internos”, explicou Sarang.

Em “Mudhal Nee Mudivum Nee,” Sarang e Siva decidiram dar às cenas de flashback um visual menos saturado e mais brilhante para ajudar a captar o sentimento de nostalgia. A maioria das cenas foi gravada durante o dia para manter a consistência nos tons claros do visual que eles queriam, que foi feito com o mínimo de luz artificial. Nas cenas no pub escuro, que se passam em 2022 em toda a segunda metade do filme, Sarang utilizou quase que inteiramente baixa iluminação e o grande alcance dinâmico da URSA Mini Pro 4.6K G2 para obter o máximo da escuridão.

“Eu gravei a maior parte do filme com o ISO nativo da câmera, porém, configurei o ISO em 1600 algumas vezes. Não houve nenhum ruído, e a câmera me permitiu gravar onde eu queria”, explicou Sarang.

Após finalizar cada dia de produção, Sarang colorizava as imagens das cenas de flashback e no pub com a paleta escolhida utilizando o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. O tratamento de cores final foi concluído por Naveen Sabapathy também no DaVinci Resolve Studio.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados