A Blackmagic Design anunciou a DeckLink IP, uma nova linha de placas PCIe que oferecem captura e reprodução de vídeos de 10 bits sem compactação com qualidade profissional para sistemas broadcast baseados em IP 2110. As placas DeckLink IP suportam múltiplos canais de vídeo, e cada canal é capaz de captar e reproduzir ao mesmo tempo. A DeckLink IP proporciona segurança total para a rede IP, pois os vídeos são captados e reproduzidos usando os buffers de quadros incorporados à placa, que atuam como um firewall baseado em vídeo e protegem a porta Ethernet de qualquer coisa que não seja vídeo e áudio.
As placas DeckLink IP são a maneira mais fácil de captar e reproduzir vídeo diretamente para sistemas broadcast IP 2110. Elas têm os mesmos recursos DeckLink, então todos os aplicativos atuais funcionarão perfeitamente. Isso permite montar racks de servidores para gerar gráficos televisivos, cenários virtuais ou processamento de imagens com IA baseado em GPU, tudo integrado diretamente à infraestrutura broadcast IP 2110. E os clientes podem até usar o DaVinci Resolve com estações de trabalho profissionais baseadas em IP 2110. A DeckLink IP inclui uma conexão PCIe de alta velocidade, portanto é compatível com os computadores Mac Pro, Windows e Linux mais recentes.
A nova linha DeckLink IP é composta por três modelos: A DeckLink IP HD conta com três canais de captura e reprodução para sistemas broadcast IP 2110 por meio de uma única conexão Ethernet estilo RJ45. A DeckLink IP HD Optical conta com três canais de captura e reprodução para sistemas broadcast IP 2110 por meio de uma conexão Ethernet de fibra ótica baseada em SFP. A DeckLink IP/SDI HD permite conexão tanto com sistemas 3G-SDI quanto IP 2110. Esse modelo conta com dois canais de captura e reprodução para IP 2110 por meio das saídas Ethernet RJ45, 3G-SDI e de referência. Todos os modelos são compatíveis com todos os padrões de vídeo 720p, 1080i e 1080p até 1080p60.
As placas DeckLink IP estão em conformidade com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP, que especifica o transporte, a sincronização e a descrição de vídeo, áudio e dados auxiliares em redes IP gerenciadas para teledifusão. As fontes de vídeo são mantidas em sincronia usando um relógio PTP comum. A DeckLink IP suporta vídeos SMPTE-2110-20 sem compactação, modelação de tráfego/temporização SMPTE-2110-21, áudio SMPTE-2110-30 e SMPTE-2110-40 para dados auxiliares. A grande vantagem do SMPTE 2110 é que todos os dados de vídeo, áudio e dados auxiliares são transportados pela rede independentemente. Além disso, a DeckLink IP suporta multicast, que é uma maneira extremamente eficiente de distribuir vídeo, áudio e dados de uma única fonte para vários destinos.
O problema com computadores e redes de vídeo IP 2110 é a vulnerabilidade a malwares e até hackers. Isso ocorre porque qualquer pessoa pode enviar dados à conexão Ethernet do computador. No entanto, a DeckLink IP elimina esse problema, pois os vídeos são transferidos usando buffers de quadros. É como um firewall baseado em vídeo. Assim, a porta Ethernet da DeckLink IP é protegida de qualquer coisa que não seja vídeo e áudio. Em vez disso, como em todas as placas DeckLink, o vídeo e o áudio são transferidos para buffers de quadros incorporados à placa, onde a reprodução de vídeo é gerenciada e convertida em canais de vídeo IP 2110. Portanto, é absolutamente impossível que hackers e malwares consigam acessar à rede IP 2110 diretamente.
Com uma interface PCIe Express de 4 vias superveloz, as placas DeckLink IP oferecem uma conexão PCIe com o computador host que é rápida o suficiente para processar vários canais de vídeo HD, além de captura e reprodução simultânea em cada canal. O PCI Express proporciona latência ultrabaixa e sincronização de tempo altamente precisa com o software que está captando ou reproduzindo o vídeo. Só as placas DeckLink IP oferecem esse desempenho utilizando uma conexão PCIe de 4 vias simples e de baixo custo. Assim, os clientes podem instalar a DeckLink IP em computadores compactos mais econômicos. Além disso, a DeckLink IP HD e a DeckLink IP HD Optical são de baixo perfil, podendo ser instaladas em servidores montados em rack.
As conexões da DeckLink IP são multitaxa e suportam todos os formatos SD e HD. Além disso, o modelo DeckLink IP/SDI conta com IP 2110 e 3G-SDI na mesma placa, portanto é capaz de se conectar simultaneamente a todos os equipamentos broadcast SDI atuais e a novas infraestruturas baseadas em IP. Ou os clientes podem simplesmente usar a saída 3G-SDI para monitoramento local. Em definição padrão, a DeckLink IP suporta os padrões 525i59.94 e 625i50. Em alta definição, as placas DeckLink IP suportam todos os padrões de vídeo 720p até 720p60; todos os padrões 1080 entrelaçados até 1080i60; e todos os padrões 1080p até 1080p60. E tudo sem necessidade de trocas complexas, pois as placas se alternam para o novo padrão de vídeo instantaneamente.
As placas DeckLink IP foram desenvolvidas para suportar vídeos da mais alta qualidade. Elas são compatíveis com captura e reprodução em formatos de vídeo populares, como Apple ProRes, DNxHD ou até mesmo 10 bits sem compactação, assim os clientes não ficam restritos a um único formato de arquivo. O vídeo de 10 bits é o padrão mais utilizado, pois as cores podem ser representadas com quatro vezes mais precisão do que em vídeos de 8 bits. Apenas trabalhar com vídeos não compactados de 10 bits garantirá que todas as imagens sejam clones perfeitos pixel a pixel da fonte original, permitindo que os clientes estejam sempre trabalhando na mais alta qualidade possível. Assim, é possível obter chaveamentos em tela verde mais nítidos, composições VFX perfeitas e correção de cores superior.
A DeckLink IP suporta todos os aplicativos de vídeo populares, assim os clientes ficam livres para trabalhar com as ferramentas que já conhecem e confiam. A DeckLink IP é perfeita para usar o DaVinci Resolve como uma solução de edição e correção de cores profissional baseada em IP 2110. Como a DeckLink IP suporta captura e reprodução ao mesmo tempo, os clientes podem usar o recurso de gradação ao vivo no DaVinci Resolve para captar vídeos, aplicar correção de cores e produzir tudo ao mesmo tempo. A DeckLink IP também é compatível com outros aplicativos de edição, incluindo Final Cut Pro, Media Composer, Premiere Pro, entre outros. E ainda é possível criar efeitos visuais impressionantes com o Fusion, After Effects e Photoshop. Para completar, um driver WDM para Windows também é incluído.
Quando os clientes precisarem transmitir conteúdos remotamente, seja para uma grande emissora ou um canal de TV local, a DeckLink IP pode ser integrada aos seus sistemas de automação de transmissão personalizados existentes. Existem várias ferramentas de automação fantásticas para Mac, como ToolsOnAir just: Broadcast Suite, Softron OnTheAir, MovieRecorder e OnTheAir CG. No Windows, há compatibilidade com VidBlasterX Studio e Broadcast, Uniplay e PlayBox AirBox. Esses aplicativos poderosos trabalham com a DeckLink IP para gerenciar todos os tipos de tarefas de automação broadcast, e são soluções confiáveis utilizadas em milhares de emissoras de TV do mundo todo.
A DeckLink IP funciona da mesma forma que outras placas DeckLink, portanto é totalmente compatível com programas de streaming de áudio e vídeo. Os clientes podem criar estações de trabalho de streaming que permitem transmitir ao vivo para milhões de espectadores no mundo inteiro via internet. No Mac, eles obtêm soluções de streaming fantásticas, como Open Broadcaster, Wirecast, Livestream Producer e muito mais. Para streaming no Windows, há compatibilidade com Open Broadcaster, XSplit Broadcaster, Wirecast e Livestream Producer. Com a DeckLink IP, os clientes podem pegar qualquer feed IP 2110 e converter em streamings ao vivo para quantas plataformas online forem necessárias. Ou ainda, com o ATEM Streaming Bridge, podem até fazer links com emissoras remotas.
Todas as placas DeckLink incluem um SDK avançado para Mac, Windows e Linux, disponível gratuitamente para download. O SDK facilita o desenvolvimento de soluções personalizadas para uso interno ou para vender a outras emissoras. O SDK DeckLink fornece controle de baixo nível do hardware quando os clientes precisam de flexibilidade, além de interfaces de alto nível que são muito mais fáceis de usar em tarefas mais comuns. Milhares de fabricantes e desenvolvedores usam as placas Blackmagic DeckLink em seus produtos, assim os clientes têm a confiança de que o SDK DeckLink fornecerá uma base sólida para o desenvolvimento de soluções de transmissão de qualidade comercial.
“Os desenvolvedores vêm pedindo uma solução capaz de capturar e reproduzir vídeo de 10 bits sem compactação diretamente para sistemas broadcast IP 2110”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “E o mais interessante é que a DeckLink IP também fornece uma rede de vídeo segura, pois os buffers de quadros atuam como um firewall baseado em vídeo para proteger a rede contra malwares e hackers. Ou seja, agora os desenvolvedores podem criar redes de vídeo IP 2110 altamente seguras”.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube