Home Reportagens Blackmagic Design: série do YouTube ‘Stunt Tales’ utiliza ATEM Mini Extreme ISO

Blackmagic Design: série do YouTube ‘Stunt Tales’ utiliza ATEM Mini Extreme ISO

Por Ricardo Batalha

Idealizada pelo artista e coordenador de dublês, Stephen Hart, série usa o ATEM Mini Extreme ISO e o DaVinci Resolve Studio na produção e pós-produção

A Blackmagic Design revelou que a série do YouTube “Stunt Tales”, que apresenta entrevistas com os melhores dublês da indústria cinematográfica, usa o ATEM Mini Extreme ISO e o DaVinci Resolve Studio na produção e pós-produção.

“Stunt Tales” foi idealizada pelo artista e coordenador de dublês Stephen Hart, que é mais conhecido por trabalhar em uma grande variedade de projetos como “Jason Bourne”, “Reno 911!” e “A Lenda do Tesouro Perdido”. A ideia tomou corpo durante um almoço com outro lendário dublê, Bobby Herron. “Eu não falava com o Bobby há uns 10 anos e decidi ligar para ele e convidá-lo para almoçar”, disse Hart. “Alguns outros dublês se juntaram a nós e acabamos filmando algumas perguntas com o celular.”


Mas, com esse conceito simples, Hart percebeu que havia uma riqueza de informações para registrar e um público interessado em ouvir as histórias desses artistas muitas vezes esquecidos. Com poucos recursos, Hart e sua pequena equipe, que incluía sua esposa e musicista Gigi Worth, planejaram produzir a série com o equipamento que possuíam. “Decidimos filmar dois dublês, comigo entrevistando, com três câmeras, microfones shotgun e alguma iluminação. Não sabíamos que as câmeras gravariam apenas 10 minutos por vez antes de desligar, então simplesmente incorporamos isso em nosso planejamento.”

Mas com um registro extensivo de filmagens, qualidade de imagem incompatível e problemas de áudio, a configuração simples estava se provando uma limitação. Foi nessa época que o Hart conheceu o ATEM Mini Extreme ISO. “Sabíamos que, se quiséssmos nos tornar sustentáveis para um podcast em vídeo ou até mesmo para uma série de canal a cabo, precisávamos ser capazes de entregar episódios com mais rapidez. A única maneira de fazer isso seria editar instantaneamente com o ATEM.”

Hart converteu sua garagem em um palco de filmagem, colocou dois manequins no segundo plano vestidos com equipamentos de dublês vintage. Três alimentações de câmera foram configuradas via HDMI para o ATEM Extreme ISO. Para tirar proveito do recurso ISO, onde as alimentações individuais de câmera e a saída alternada eram salvas em SSD junto com um projeto DaVinci Resolve, ele precisaria considerar trocar de programas de edição. “Atualizei o meu Mac e me disseram que eu precisaria pagar mais 300 dólares para usar o meu programa de edição antigo”, disse Hart. “Percebi que poderia simplesmente mudar para o DaVinci Resolve Studio pelo mesmo custo. Então eu mudei para o Resolve.”

Com os métodos antigos, Hart levaria uma semana para completar um episódio, mas com a nova configuração Blackmagic ele descobriu que poderia filmar todos os dias da semana e criar um novo episódio, com um mínimo de trabalho. “Nossa equipe passou de sete pessoas, incluindo eu, para quatro no total.”

O recurso ISO do ATEM Mini Extreme ISO ajudou a criar flexibilidade nas opções de pós. “O que descobri foi que mesmo com a comutação ao vivo, é necessário ter as gravações RAW para reeditar se eu precisar encurtar a edição, ou até mesmo quando cortes mais longos são necessários. Felizmente, descobri que a página de edição do DaVinci Resolve era fácil de entender. Simplesmente não consigo me imaginar voltando à maneira antiga de filmar e editar.”

O show continua crescendo, e Hart está emocionado em captar as histórias que seus amigos e colegas têm para compartilhar, desde Diamond Farnsworth falando sobre dublar Sylvester Stallone em “Rambo: Até o Fim”, até Joe Griffo em “The Mandalorian”. Mas o que Hart tem mais orgulho é apresentar a história do seu ofício e a paixão de seus colegas dublês. “Fiquei empolgado por podermos contar sobre quando contratei Bobby Herron, aos 84 anos, para um episódio de ‘Reno 911!’, em que ele caia em duas escadas com aquela idade. Esses caras fazem coisas incríveis, e essas são histórias que estou ansioso para preservar.”

Agora com sua nova configuração, Hart consegue gravar mais entrevistas e captar a história dos dublês mais rápido do que nunca. “Nós gravamos 12 entrevistas de duas horas em três semanas, o que se traduz em pelo menos 30 episódios da ‘Stunt Tales’. Temos mais 12 entrevistas agendadas para as próximas três semanas. Isso não seria possível sem o ATEM Mini Extreme ISO e o DaVinci Resolve.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.