A Blackmagic Design anunciou que o novo longa-metragem “Three Headed Beast” foi filmado com uma câmera digital cinematográfica Pocket Cinema Camera 4K. A câmera permitiu à equipe reduzida do longa criar uma sensação de proximidade para o filme quase sem diálogos que depende da intimidade, linguagem corporal e música para contar a história.
Com estreia no Festival de Cinema de Tribeca 2022 como um dos 10 filmes na competição de narrativa dos EUA, “Three Headed Beast” conta a história de Peter e Nina, um casal apaixonado de longa data que está lidando com uma relação aberta, e de Alex, que criou uma conexão profunda com Peter. Os seus relacionamentos e desejos individuais entram em conflito durante um verão quente no Texas.
Filmado inteiramente com iluminação natural, luzes ambientes e uma equipe pequena de quatro pessoas, “Three Headed Beast” precisava de uma câmera que permitisse que a equipe fosse adaptável e, ao mesmo tempo, entregasse imagens cinematográficas de alta qualidade. De acordo com o diretor e DF, Fernando Andres, o ISO nativo duplo da Pocket Cinema Camera 4K ajudou a captar a luz natural magnificamente, e o design portátil permitiu que a equipe filmasse com facilidade e rapidez em locações públicas.
“O filme é uma combinação de tomadas longas, planos extremamente amplos, close-ups e movimentos panorâmicos cuidadosamente coreografados”, explicou Andres. “Como tínhamos pouquíssimo tempo em muitas das nossas locações e uma equipe que não passava de quatro pessoas, a versatilidade e a discrição eram cruciais. Felizmente, a Pocket Cinema Camera 4K nos possibilitou captar imagens belíssimas em alta resolução e, ao mesmo tempo, ajudou a nos manter relativamente discretos e modestos, ao filmar em parques públicos ou boates.”
Andres observou que a Pocket Cinema Camera 4K também permitiu à equipe contornar qualquer falta de recursos. “Mesmo sem uma câmera ou equipe de eletricistas, eu ainda era capaz de extrair imagens complexas e cinematográficas dos nossos arredores com a vantagem adicional da agilidade e versatilidade usando o Blackmagic OS. Devido ao design miniaturizado da câmera, se não gostássemos de como algo ficava, eu facilmente conseguia mexer e deixar como precisava, quer fosse no chão, no canto de um quarto ou no piso de um carro, tudo sem perder tempo instalando luzes ou equipando uma câmera enorme”, acrescentou.
Com o filme fortemente inspirado na vida de Andres, o estilo cinematográfico muitas vezes tendia mais a um documentário do que a um filme roteirizado tradicional. “Este filme é baseado em muitas experiências pessoais e em pessoas que conheço e amo, tudo filtrado por uma lente narrativa exagerada e dramática”, disse Andres. “A câmera realmente tornou esse mediador de falsa realidade o menor possível à medida que eu reencenava as experiências que vivi, fazendo-me sentir que estava as revivendo com o elenco e as captando como se fosse um documentário com a Pocket Cinema Camera 4K.”
“A essência de um filme não necessariamente exige caminhões de maquinária e dezenas de membros de equipe e serviços de arte, mas sim um instrumento para captar as imagens e pessoas que acreditem profundamente nessas imagens. Com a Pocket Cinema Camera 4K, conseguimos criar exatamente o filme que queríamos”, concluiu.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube