Home Tecnologia Blackmagic e Apple lançam GPU externo para novo MacBook Pro

Blackmagic e Apple lançam GPU externo para novo MacBook Pro

Por Redação

O novo eGPU Blackmagic foi projetado para atender as necessidades dos editores audiovisuais, coloristas e especialistas em efeitos visuais

A Blackmagic Design e a Apple uniram forças para lançar uma unidade de processamento gráfico de alto desempenho (eGPU) projetada para programas como DaVinci Resolve, jogos tridimensionais e realidade virtual. O novo Blackmagic eGPU inclui uma placa Radeon Pro 580 integrada, duas portas Thunderbolt 3, outras quatro portas USB 3.1, uma conexão HDMI 2.0 e 85 W de energia para carregar vários dispositivos.

Por outro lado, apresenta design vanguardista e oferece desempenho comparável ao de equipamentos de alta tecnologia para projetos audiovisuais em unidades MacBook Pro com qualidade excepcional. Além disso, é o primeiro dispositivo que suporta monitores com conexão Thunderbolt 3.

Este produto foi concebido levando em conta as necessidades dos editores audiovisuais, coloristas e especialistas em efeitos visuais que precisam ter a capacidade de processamento de um computador de mesa em uma unidade MacBook Pro.

É adaptável e se conecta através de uma das portas Thunderbolt 3, a fim de fornecer aos usuários maior desempenho e velocidade para executar várias tarefas de computador. Também é ideal para agilizar a dinâmica de trabalho na edição, classificação e efeitos visuais com o DaVinci Resolve. Por outro lado, esta unidade fornece o desempenho necessário para trazer mais realismo aos jogos tridimensionais e aos aplicativos de realidade virtual. Desta forma, é possível obter mais nitidez, maior frequência de imagem, melhor iluminação e texturas mais detalhadas para alcançar uma experiência verdadeiramente imersiva.

A nova Blackmagic eGPU apresenta um design texturizado e é estruturado com uma única peça de alumínio. Além disso, possui um sistema de refrigeração exclusivo que eleva o fluxo de ar e dissipa o calor com mais eficiência. Por outro lado, esse sistema permite que a unidade opere silenciosamente, com um nível de ruído de apenas 18 dB, o que é essencial para quem trabalha em ambientes de produção audiovisual.

Além disso, o processador Radeon Pro 580 oferece gráficos excepcionais e desempenho de computação, com 8 GB de memória RAM GDDR5, uma largura de banda de 256 bits e 36 unidades de computação com capacidade máxima de 5.5 teraflops. Por sua vez, este processador é capaz de preencher 38,4 milhões de pixels de textura por segundo. Cabe destacar que o eGPU Blackmagic é compatível com a tecnologia Metal da Apple, que fornece acesso quase direto à unidade, a fim de maximizar seu rendimento para jogos e aplicativos.

Grande capacidade de processamento

O aumento da capacidade de processamento permite aos usuários do DaVinci Resolve 15 editarem com mais efeitos em tempo real, ajustar a cor com um número maior de nós e empregar filtros ResolveFX, como granularidade, raios de luz, desfoque e muitos outros. Como o programa é compatível com Metal e suporta o uso de múltiplas GPUs, é a melhor maneira de aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo eGPU da Blackmagic. Isso pode ser baixado gratuitamente no site da Blackmagic Design e fornece uma solução abrangente em termos de edição, classificação, pós-produção de áudio e efeitos visuais.

Além de proporcionar maior velocidade e poder de processamento, a nova unidade Blackmagic é ideal para conectar acessórios como teclados, mouses, monitores Thunderbolt, televisores HDMI de tela grande ou dispositivos de armazenamento. Por outro lado, inclui duas portas Thunderbolt 3 de 40 Gb/s, outras quatro USB e uma HDMI para imagens 4K. Essas conexões são organizadas de maneira ergonômica, o que facilita o uso de periféricos.

A fonte de alimentação integrada não só fornece energia para a unidade, mas também oferece 85 W de energia para notebooks e outros acessórios através das portas Thunderbolt 3. Suporta uma voltagem de 100 a 240 V e possui um conector IEC convencional que permite que seja usado em qualquer país.

Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design, destaca que “a eGPU da Blackmagic é a primeira unidade de processamento gráfico projetada especificamente para a dinâmica do trabalho audiovisual com o DaVinci Resolve. A solução não apenas oferece a capacidade que os usuários precisam para trazer mais realismo aos jogos tridimensionais e experiências de realidade virtual, mas também um desempenho comparável ao dos equipamentos de computação de ponta.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados