Home Reportagens Brainstorm celebra vinte e cinco anos na indústria broadcast

Brainstorm celebra vinte e cinco anos na indústria broadcast

Por Redação

A Brainstorm mostra que uma empresa especializada pode se destacar em um mercado complexo se oferecer soluções de ponta

A Brainstorm tem agora 25 anos, provando que uma empresa especializada pode se destacar em um mercado complexo se oferece soluções de última geração, com propostas originais e altamente criativas, além de práticas que atendem às necessidades dos clientes.

Ricardo Montesa fundou a Brainstorm em dezembro de 1993, iniciando sua atividade como provedor de serviços de gráficos 3D para emissoras e outras empresas, com base em softwares desenvolvidos durante o projeto final de sua carreira de engenharia. Em 1994, a Brainstorm começou a comercializar seu software eStudio, que desde então tem sido considerado um produto de referência para gráficos 3D em tempo real.

Em 1994, o primeiro aniversário da Brainstorm foi também a primeira vez na história da televisão que um estúdio virtual 3D em tempo real foi usado ao vivo. Consistiu em uma entrevista com Mike Oldfield para a promoção de seu álbum Songs of the Distant Earth, na Antena 3 (Espanha). O músico estava em um set virtual nos estúdios da rede enquanto respondia às perguntas dos jornalistas que estavam no Planetário, a uma grande distância do set.

Dois dias depois, a Brainstorm iniciou um programa meteorológico no mesmo canal, que se tornou o primeiro programa de televisão a usar essa tecnologia inovadora diariamente, lançando as bases para muitos dos shows virtuais transmitidos ao vivo desde então. Este programa foi um sucesso retumbante e recebeu um prêmio europeu para a melhor apresentação do tempo.

“Esta tecnologia foi um grande passo no mundo tradicional de chroma key, com a introdução de gráficos 3D em tempo real e movimentos de câmera complexos que ajudaram a melhorar significativamente a apresentação e o impacto dos programas de televisão, mas ao mesmo tempo eles exigiam que um grande Onix SGI promovesse energia suficiente para gerar gráficos, movimentos de câmeras e integração de apresentadores”, afirma o fundador da empresa.

A década de 1990 levou a um crescimento significativo da empresa, da Europa à Ásia, Oriente Médio e Estados Unidos, tornando-se importante na cobertura de um grande número de noites eleitorais com gráficos 3D de alta qualidade e estudos virtuais em tempo real. Algumas das cadeias que já escolheram a Brainstorm são BBC, NBC, TVE e NHK, entre outras.

Além da televisão

Esse aumento no número de clientes e tecnologias também permitiu que a empresa se expandisse para outros setores, como o cinema. Assim, a Brainstorm se envolveu em filmes de Hollywood como Yo Robot, Inteligência Artificial ou Alice no País das Maravilhas, onde o eStudio foi usado como uma ferramenta de pré-visualização. Em 2007, a Brainstorm aumentou sua linha de produtos ao adquirir a conhecida marca Aston, que permitiu o desenvolvimento de ferramentas gráficas e CG mais avançadas.

Atualmente, a linha de produtos Brainstorm inclui uma ampla gama de soluções para gráficos 3D em tempo real, realidade aumentada fotorrealista e estudos virtuais, notícias e esportes, entretenimento, eleições, tempo ou apresentações corporativas, cobrindo uma ampla gama de necessidades. Uma vez que sua abordagem aberta os torna compatíveis com uma ampla variedade de ecossistemas de transmissão. A crescente demanda por produtos e serviços da empresa resultou em um aumento de 50% nas vendas mundiais em 2018 em comparação ao ano anterior. Um presente de boas vindas para este 25º aniversário.

“A inovação é parte do nosso DNA. Queremos oferecer aos nossos clientes soluções que atendam às suas necessidades da maneira mais flexível e eficaz, sem se preocupar com a complexidade que eles contêm. Dedicamos os últimos 25 anos a isso e continuaremos a ter grandes ideias para o futuro “, conclui Montesa.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados