Home Reportagens Brainstorm cria público virtual para transmissão da festa de Reveillon da emissora RTVE

Brainstorm cria público virtual para transmissão da festa de Reveillon da emissora RTVE

Por Redação

Graças à inovação tecnológica, foi possível integrar o público virtualmente ao evento, permitindo uma comemoração mais parecida com a de outros anos

A Brainstorm, empresa especializada em soluções gráficas 3D em tempo real, cenários virtuais e realidade aumentada, tem sido decisiva para a RTVE resolver o principal problema que ameaçava a veiculação da festa do último Reveillon. O canal público ofereceu aos telespectadores uma transmissão ao vivo que fez “mágica” pela tela, virtualmente, enchendo a Puerta del Sol de participantes.

Apesar do cumprimento estrito das medidas de saúde e segurança, Ana Obregón e Anne Igartiburu foram acompanhadas de perto durante este especial da RTVE, que graças à inovação tecnológica tornou possível uma celebração mais semelhante à habitual nestas datas. Muitos cidadãos anônimos e os mais reconhecidos e queridos profissionais da televisão estiveram virtualmente na Puerta del Sol para celebrar essas festividades com os telespectadores e compartilhar seus sonhos e esperanças para 2021.

Por motivos de segurança, a produção não foi realizada ao vivo. Uma pós-produção em tempo real com InfinitySet foi escolhida para ser transmitida como falso ao vivo durante o evento. Em primeiro lugar, foram gravados sete planos em movimento na Puerta del Sol que foram posteriormente rastreados para poderem sobrepor os vídeos enviados de suas casas para a TVE por celebridades, profissionais de saúde e o público em geral que queria fazer parte virtual da festa. Graças ao algoritmo Brainstorm, 150 sinais de vídeo públicos de três fontes diferentes foram integrados.

Segundo Enrique Cotillas, Subdiretor de Infografia e Gráfica da TVE e diretor do projeto, “para a TVE foi um desafio incluir o nosso público numa Puerta del Sol já que esta passagem de ano estaria vazia. Para isso pedimos aos nossos telespectadores que nos enviassem as suas imagens para incluí-las como de forma virtual sobre movimentos de câmera e guindaste em um espaço vazio. O desafio era ambicioso, do ponto de vista técnico e logístico, para a Direção de Imagem e equipe técnica da TVE, mas graças ao Brainstorm, que fez o rastreamento e integração, permitindo que a Puerta del Sol se enchesse de gente como se fosse um grande encontro por videoconferência, e Shots que nos ajudaram na parte criativa, seguindo o trabalho da campanha de Natal que fizeram anteriormente, o resultado foi magnífico”.

Para Enrique Cotillas “tem sido um trabalho contra o relógio e cheio de contratempos porque a Puerta del Sol nunca fica vazia, apenas em determinados momentos da manhã quando fica vazia de gente e antes de entrarem os serviços de limpeza, mas a Brainstorm permitiu-nos obter uma imagem muito real das pessoas que festejam com a TVE na Puerta del Sol, que foi o desafio que nos propusemos”.

Graças à inovação tecnológica, entre outras coisas, a transmissão de La 1 de RTVE liderou os dados de audiência de todos os canais nacionais e regionais com uma média de mais de 7 milhões de telespectadores, atingindo até 13 milhões neste momento audiência máxima, obtendo 33% de participação na tela.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados