Brainstorm, uma empresa especializada em soluções de gráficos 3D em tempo real, XR/VR/AR e estúdios virtuais, e o Instituto de Sistemas Industriais (ISI), um instituto de P&D que conduz pesquisa básica e desenvolvimento exploratório em tecnologias de informação e comunicação para a indústria grega e europeia, revelam sua mais recente inovação em conjunto: o projeto 6G-BRICKS.
Nesta era em que a transformação digital molda todos os aspectos da vida, esta iniciativa pioneira marca um avanço significativo na integração de tecnologias avançadas e Metaverso, oferecendo oportunidades sem precedentes para criatividade, conectividade e colaboração. No cerne do 6G-BRICKS está a redefinição dos limites da interação digital. Aproveitando tecnologias de ponta, este projeto abre caminho para que os usuários mergulhem em um verdadeiro universo digital: o Metaverso. Seja para entretenimento, educação ou negócios, o 6G-BRICKS oferece uma plataforma versátil que transcende as experiências digitais tradicionais.
Um vislumbre do futuro
“As aplicações para o Metaverso do 6G-BRICKS apresentam uma abordagem revolucionária para os mundos virtuais”, afirma Andrea Castelli, da Brainstorm Multimedia. “Com foco em gráficos de alta fidelidade, interações de usuário sem falhas e ambientes escaláveis, estas aplicações são projetadas para atender a uma ampla gama de casos de uso. Desde visitas virtuais a imóveis e mercados digitais até ambientes de aprendizado interativos e além, o 6G-BRICKS está destinado a transformar como nos conectamos, aprendemos e interagimos no mundo digital”.
As principais características dessas aplicações para o Metaverso incluem tanto conteúdo de transmissão imersiva de próxima geração (oferecendo uma nova dimensão de conteúdo através de exemplos de debates imersivos futuros, mostrando o potencial das interações do Metaverso para futuras produções massivas de mídia) quanto um espaço de colaboração virtual focado em capacitar equipes para colaborar em ambientes 3D dinâmicos e interativos que estimulam a criatividade e a inovação, suportados por telecomunicações holográficas.
Arquitetura inovadora
Christos Verikoukis, do Instituto de Sistemas Industriais, coordenador do projeto 6G-BRICKS, comenta sobre as soluções técnicas fornecidas que “a arquitetura do 6G-BRICKS introduz um design inovador centrado em Redes Autônomas Impulsionadas por Intenções (IDAN), planos de gerenciamento desagregados e tecnologias 6G revolucionárias como Superfícies Inteligentes Reconfiguráveis (RIS) e redes sem células. Esta arquitetura promete uma plataforma ágil e evolutiva que suporta uma ampla gama de aplicações desde o gêmeo digital até comunicações de ultra baixa latência e alta confiabilidade. Além disso, a arquitetura do projeto 6G-BRICKS é um testemunho do nosso compromisso com a inovação e a excelência. Nossa arquitetura é baseada em um framework robusto e escalável que garante uma experiência de usuário sem falhas e responsiva. Ao incorporar tecnologias avançadas como blockchain para transações seguras, IA para geração de conteúdo dinâmico e computação em nuvem para escalabilidade, estamos estabelecendo novos padrões no desenvolvimento do Metaverso”.
Destaques:
Infraestrutura escalável: Projetada para suportar milhões de usuários simultaneamente, garantindo uma experiência fluida e sem atrasos.
Segurança e privacidade: Implementando medidas de segurança de ponta para proteger os dados dos usuários e as transações dentro do Metaverso.
Interoperabilidade: Facilitando uma integração sem falhas com plataformas e serviços digitais existentes, permitindo um ecossistema digital unificado e completo.
Com o lançamento do projeto 6G-BRICKS, o consórcio do projeto não está apenas imaginando o futuro da interação digital, mas também o está criando. Conforme embarcam nesta jornada emocionante, convidam todos os parceiros, criadores e usuários a se juntarem a eles para explorar as possibilidades ilimitadas do Metaverso. Juntos, eles construirão novos mundos, fomentarão comunidades e redefinirão o que significa estar conectado na era digital.
O projeto 6G-BRICKS recebeu financiamento da Iniciativa Conjunta de Serviços e Redes Inteligentes (Smart Networks and Services Joint Undertaking – SNS JU) no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizonte Europa da União Europeia sob o Grande Acordo nº 101096954.
Site relacionado: https://www.brainstorm3d.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube