Home Reportagens Bridge Technologies: VB440 aposta em áudio envolvente em ambientes HTML5

Bridge Technologies: VB440 aposta em áudio envolvente em ambientes HTML5

Por Ricardo Batalha

Com foco em oferecer uma variedade de recursos de monitoramento de áudio, a última atualização do VB440 foi desenvolvida em colaboração com engenheiros de áudio profissionais

Os engenheiros de áudio agora podem monitorar e trabalhar com padrões de áudio envolventes por meio de um navegador baseado em HTML-5, graças à última atualização para o VB440, da Bridge Technologies. Projetado para o monitoramento e análise de tráfego de mídia de transmissão de alta taxa de bits definido por ST 2110 e ST 2022-6, o VB440 é apresentado como um “componente crucial” para emissoras, estúdios de produção, centros de controle e unidades. Sua capacidade de monitorar dados compactados e não compactados (incluindo sinais JPEG XS e HDR) com latência “ultrabaixa” o torna “especialmente adequado” para produção ao vivo.

Seus últimos aprimoramentos, focados em oferecer uma variedade de recursos de monitoramento de áudio, foram desenvolvidos em colaboração com engenheiros de áudio profissionais. Entre esses novos recursos estão um medidor Gonio, um radar de volume e a capacidade de medir áudio multicanal em 64 canais em um stream.

Além disso, a ordem dos canais pode ser designada como parte dos fluxos de bits AC-3 ou E-AC-3 ou como ordem dos canais configurados por fluxo. Tudo isso é apresentado por meio de uma interface gráfica de usuário “intuitiva e fácil de usar”, que inclui um display de “medidor de sala” que fornece aos engenheiros as informações de que precisam “em um formato acessível e visualmente atraente”.

Da mesma forma, o aprimoramento do VB440 abrange novos recursos de medição de áudio para uma série de padrões de áudio envolventes, incluindo 7.1 e 5.1. As novas ferramentas de áudio oferecem a capacidade de especificar um mapeamento personalizado para essas configurações e permitem ouvir, por meio de um navegador HTML-5, em uma mixagem estéreo. Isso, nas palavras da Bridge Technologies, permite que um editor de áudio funcione “em qualquer lugar”, mesmo em espaços que não estão equipados com uma configuração completa de alto-falantes.

Simen Frostad, presidente da Bridge Technologies, sente-se “orgulhoso” do seu mais recente compromisso com o áudio, visto que “vai ao encontro das necessidades dos engenheiros de áudio, especialmente daqueles que trabalham cada vez mais em movimento, longe do estúdio, de forma remota ou distribuída”. “A cada nova adição, o VB440 amplia os limites do que pode ser alcançado no reino de SDI e ambientes de produção encapsulados por IP, especialmente remotos ou distribuídos. Ultimamente temos focado em oferecer as qualidades ‘imersivas’ que o público tem exigido, tanto em relação ao áudio quanto a elementos como HDR”, finaliza Frostad.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados