Sistema KVM sobre IP da Apantac foi instalado pela Broadcast Solutions no Ü10, nova unidade móvel do Studio Berlin
O Ü10 é a mais recente grande aposta do Studio Berlin no campo das unidades móveis UHD. O veículo se destaca principalmente por um novo conceito no que diz respeito à distribuição de espaço, pois separa as áreas de produção e de tecnologia. Ou seja, ao invés de instalar todos os racks de hardware na unidade móvel, eles são movidos em um veículo de apoio.
Outro destaque da nova unidade móvel do Studio Berlin foi a implementação de um sistema KVM sobre IP, da Apantac. A Broadcast Solutions Produkte & Service, subsidiária da Broadcast Solutions e distribuidora alemã de soluções KVM e multiviewer da Apantac, supervisionou a implementação junto com a equipe de projeto da Broadcast Solutions.
A unidade móvel Ü10 conta com 26 estações de trabalho e um total de 39 computadores, com 25 estações de trabalho de usuário conectadas através do sistema KVM sobre IP da Apantac, oferecendo um tempo de comutação entre computadores de apenas dois segundos. Embora em pequenas instalações as unidades KVM sobre IP Tx e Rx (transmissor e receptor) possam ser conectadas por ponto a ponto, no caso do Studio Berlin os módulos são conectados a dois switches, que são separados na van OB e na van de suporte e conectados por meio de quatro troncos 10G redundantes. Além dos recursos de KVM, os sistemas KVM sobre IP da Apantac também podem ser usados para criar paredes de monitor e multivisualização.
As soluções KVM sobre IP da Apantac suportam roteamento ou comutação de vídeo, teclado e mouse (HID), USB 2.0, áudio (analógico / integrado), RS-232 e IR. A qualidade do processamento da imagem, segundo a Broadcast Solutions, “tem-se mostrado excelente”, mesmo quando reproduz o vídeo em tela cheia na taxa de quadros máxima, atingindo uma latência inferior a 17ms. Os transmissores e receptores funcionam com vídeo sobre IP e oferecem várias opções de conectividade (DVI, HDMI, VGA) e formatos. Existem vários modelos HD e 4K disponíveis, tanto transmissores quanto receptores autônomos, e alguns têm suportePOE.
Matthias Alexandru, diretor técnico do Studio Berlin, considera que o novo sistema KVM da Apantac lhes dá “uma grande margem de manobra” e uma configuração “fácil e rápida de gerenciar”. Por outro lado, Thomas Tang, presidente da Apantac, está orgulhoso que sua empresa forneça soluções “que melhorem a agilidade e flexibilidade para os clientes”.
Comentários fechados.