Cache Orchestrator, da Broadpeak, oferece uma solução dinâmica de CDN para alocação de cache em redes 5G
O Cache Orchestrator oferece uma solução dinâmica de CDN para alocação de cache em redes 5G, permitindo que a capacidade de CDN seja instanciada onde e quando necessário, sem ser permanentemente mobilizado, para melhorar a Qualidade de Experiência (QoE) e minimizar os custos de entrega de conteúdo. A Broadpeak concluiu o primeiro teste da indústria para o Cache Orchestrator, com a implantação e terminação automática de instância de cache, realocação de cache de borda e os primeiros testes de mobilidade do usuário entre cache realizados com sucesso.
“A chave para fornecer a melhor experiência de vídeo em redes móveis é trazer o conteúdo o mais próximo possível do usuário final. Estamos muito entusiasmados por termos concluído a primeira fase de nosso teste do Cache Orchestrator, que visa otimizar ainda mais a qualidade da experiência em cada tela”, declarou Jacques Le Mancq, CEO da Broadpeak. “Com a conclusão desta primeira fase, estamos um passo à frente para trazer o mais excepcional QoE de vídeo para dispositivos móveis e para usuários de acesso fixo sem fio”, acrescentou.
O Cache Orchestrator oferece uma estrutura de orquestração completa com reconhecimento de serviço de vídeo, baseada em Kubernetes, 100% virtualizada e configurável por meio de uma API padronizada. Com o Cache Orchestrator, todas as instâncias de CDN são implantadas como contêineres orquestrados, em PoPs ou na borda. Esse recurso inovador permite que os provedores de serviços de vídeo mobilizem recursos de infraestrutura onde são mais necessários na rede.
O Cache Orchestrator realoca sessões de vídeo de forma automática e contínua quando as instâncias mudam e suas configurações são constantemente ajustadas por meio de um processo centralizado com base em análises de uso em tempo real coletadas em cada camada do sistema.
“Estamos entusiasmados com a conclusão da primeira etapa deste projeto inovador e já estamos trabalhando na próxima fase do Cache Orchestrator, que se concentrará em testar a solução com base na mais recente padronização relacionada à borda 5G”, disse Guillaume Bichot, engenheiro principal e chefe de exploração da Broadpeak. “Nosso próximo objetivo é expandir o posicionamento dinâmico e os casos de uso de mobilidade para o Cache Orchestrator, aprimorando os mecanismos de QoE por meio de ambientes de computação de borda de multiacesso alternativos e híbridos”, completou.
A Broadpeak fez parceria com a b<>com, para fornecer a rede móvel e a plataforma de computação de ponta com múltiplos acessos. b <> com é um Instituto privado de Pesquisa e Tecnologia que explora, projeta e fornece inovações para empresas que desejam desenvolver sua competitividade.
O projeto foi parcialmente financiado por uma doação da Region Bretagne para inovação tecnológica.