Home Reportagens Cadena Melodía moderniza estúdios com consoles de produção de áudio DHD SX2

Cadena Melodía moderniza estúdios com consoles de produção de áudio DHD SX2

Rede colombiana Cadena Melodía aposta na digitalização completa das instalações e em maior flexibilidade operacional nos estúdios principais

Por Ricardo Batalha

A Cadena Melodía, tradicional rede de rádio da Colômbia, escolheu os consoles de produção de áudio DHD SX2 para equipar os estúdios principais de sua sede em Bogotá. O projeto foi realizado pela ASPA ANDINA e incluiu a digitalização integral das instalações de broadcast da emissora.

Fundada em 1967 a partir da fusão entre a Radio Industrial e a Melodía FM Estéreo, a Cadena Melodía expandiu sua atuação a partir da década de 1980 com emissoras em cidades como Bucaramanga, Cúcuta, Cartagena de Indias, Barranquilla, Cali e Pasto. Atualmente, a rede também disponibiliza sua programação online em áudio HD, ampliando o alcance de seus conteúdos para além do dial tradicional.

Segundo Juan Pablo León, diretor técnico comercial da ASPA ANDINA, a atualização dos estúdios localizados no Glass Building, na Rua 45, representa um marco para o rádio colombiano, já que a Cadena Melodía se tornou a primeira emissora do país a confiar seu processo de digitalização à superfície de controle SX2 da DHD. O sistema permite a interconexão de múltiplos estúdios por meio de cabeamento Ethernet Cat6, oferecendo não apenas recursos de mixagem, mas também a possibilidade de realizar o roteamento de áudio entre quaisquer entradas disponíveis e saídas atribuídas, incluindo ferramentas de gravação, monitoramento de cabine, retornos de codecs de áudio e saídas de híbridos. Todo o roteamento é supervisionado por uma tela multitouch de 10 polegadas integrada à parte superior de cada console SX2 modular.

Cada console DHD instalado conta com faders motorizados, o que viabilizou a implementação de um mixer virtual de microfones em uma segunda camada operacional. Essa abordagem otimiza custos e espaço na master de broadcast e permite a automação de mixagem. Os microfones dos estúdios são direcionados para um dos 16 barramentos de programa disponíveis, com controle realizado por meio da ferramenta Automix da DHD, simplificando a operação diária do console.

O sistema DHD adotado pela emissora suporta um grande número de entradas e saídas de áudio em todos os formatos atualmente utilizados. Também foram instaladas saídas para fones de ouvido com controle de nível independente, possibilitando o envio de retornos personalizados para cada locutor, incluindo talkback ou comandos específicos a partir da central de controle da Cadena Melodía sempre que necessário.

Outro destaque da atualização é a integração de um híbrido telefônico recentemente implementado, totalmente controlado de forma remota a partir do console DHD. O sistema é compatível tanto com linhas telefônicas tradicionais quanto com telefonia VoIP, além de permitir conectividade sem fio por meio de smartphones via Bluetooth em comunicação bidirecional, facilitando a participação dos ouvintes. Há ainda suporte para conexão com redes GSM.

De acordo com a ASPA ANDINA, a modernização reforça o compromisso da Cadena Melodía com a qualidade técnica e a inovação no rádio colombiano. A confiança depositada pela equipe de gestão, técnica e administrativa da emissora consolida a parceria como parte do processo contínuo de renovação tecnológica do setor no país.

Site relacionado: https://dhd.audio/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados