Home Reportagens Câmeras Blackmagic Design usadas no show ao vivo do 25º aniversário da banda Kirinji

Câmeras Blackmagic Design usadas no show ao vivo do 25º aniversário da banda Kirinji

Switcher ATEM 2 M/E Constellation HD é usado com um ATEM 1 M/E Advanced Panel 20 em cortes de cenas ao vivo do show

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que um fluxo de trabalho composto inteiramente por câmeras e switchers da Blackmagic Design foi usado durante o show solo ao vivo em comemoração ao 25º aniversário da estreia mais importante da banda Kirinji. Dezoito câmeras da Blackmagic Design, incluindo Pocket Cinema Camera 4K, Pocket Cinema Camera 6K, Pocket Cinema Camera 6K Pro, Micro Studio Camera 4K G2 e câmeras URSA Broadcast G2, foram usadas com vários switchers de produção ao vivo ATEM.

Originalmente formada pelos irmãos Takaki Horigome e Yasuyuki Horigome, a banda Kirinji estreou em 1998 e, desde então, produziu inúmeras músicas de sucesso, incluindo “Aliens”. Atualmente, Takaki Horigome continua trabalhando no projeto solo “Kirinji”, além de produzir músicas para outros artistas e compor músicas para filmes e jogos.

Recentemente, a banda Kirinji realizou um show ao vivo para comemorar o 25º aniversário da sua estreia mais importante. Diversos produtos da Blackmagic Design foram utilizados na produção ao vivo do show.

“Eu queria tentar fazer uma transmissão ao vivo com um toque cinematográfico”, disse Yosuke Ohno, o diretor por trás de muitos dos videoclipes e filmagens de shows do Kirinji. “Além de ter aspectos de literatura e do mundo pop, a música de Takaki Horigome também carrega uma visão de mundo profunda e multifacetada. Senti que a textura de filme produzida pelas câmeras da Blackmagic Design era perfeita para que pudéssemos entregar muito mais do que um show radiante e vibrante. Eu queria que a transmissão ao vivo se diferenciasse um pouco de outras transmissões e tivesse um visual cinematográfico. No entanto, como o show ao vivo foi realizado no LINE CUBE SHIBUYA, um local de grande porte, achei que dar conta de fazer tudo sozinho seria demais. Por isso, entrei em contato com Yoshinori Morita, um especialista em streaming com quem sempre quis colaborar.”

Com uma longa trajetória como engenheiro de som, Yoshinori Morita, da Nirvana Inc. Morita cuidou da parte técnica da produção ao vivo com um estúdio com capacidade tanto para gravação de som quanto para realização de streaming ao vivo.

“A estrutura do meu estúdio é composta pela cabine no porão e pela sala de controle no térreo, então, durante as gravações, eu assisto aos artistas através da câmera. Foi aí que começou a minha obsessão por câmeras e, aos poucos, comecei a trabalhar com streaming. Nos últimos anos, tenho gravado cada vez menos, já que 90% do meu trabalho é relacionado a vídeos”, disse Morita.

Ele continuou: “Antes, a gravação era de todos tocando juntos em tomada única; hoje, a gravação é realizada separadamente e, posteriormente, realizamos a edição juntos. Aquela tensão durante a performance que eu tanto amo estava se perdendo. Por outro lado, em streamings e produções ao vivo, precisamos de apenas um plano, o que gera aquela adrenalina. Eu uso câmeras Blackmagic desde a primeira geração da Blackmagic Cinema Camera. A textura das filmagens que ela captou ganhou o meu coração. Dado que os produtos da Blackmagic são intuitivos, acredito que muitas pessoas na indústria da música que começam a trabalhar com vídeo usam câmeras Blackmagic. Para o show do Kirinji, quatro dos operadores de câmera eram músicos profissionais.”

Entre os equipamentos usados estão: Pocket Cinema Camera 4Ks, cinco Pocket Cinema Camera 6Ks, duas Pocket Cinema Camera 6K Pros, duas Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2s e uma URSA Broadcast G2. A saída de cada câmera foi enviada para um switcher ATEM 2 M/E Constellation HD com um ATEM 1 M/E Advanced Panel 20.

“Posicionamos as câmeras nos lados esquerdo e direito do palco para registrar vários planos. O diretor queria close-ups, então usamos uma lente Sigma 60-600 mm. Embora seja uma lente meio pouco pesada, pudemos captar não apenas planos close-up, mas também planos gerais filmando o público do palco. Para os planos da parte de trás do local, usamos uma Canon 200-400 mm com lente extensora 1,4x integrada. Equipamos a URSA Broadcast G2 com uma lente Fujinon LA16x8BRM B4 para planos registrados no trilho em frente ao palco. Não queríamos que vissem a câmera perto dos teclados, então fixamos uma Micro Studio Camera 4K G2 em cada um”, explicou Morita.

“Enviamos a saída da câmera para o switcher ATEM sem adicionar qualquer LUT e fizemos a correção de cores na saída de programa do switcher. Aplicamos a mesma correção de cores à saída de multivisualização para que pudéssemos ajustar as cores à nossa maneira durante o ensaio, verificando o visual de cada saída de câmera. Todas as filmagens foram feitas em Blackmagic RAW. Um dos principais motivos para usar as câmeras da Blackmagic é o Blackmagic RAW, que é leve e fácil de usar, mesmo sendo um arquivo RAW 4K ou 6K”, continuou Morita.

“Graças ao Blackmagic RAW, mesmo áreas muito iluminadas ou completamente escuras podem ser ajustadas posteriormente. Gosto da granulação de filme que aparece ao levantar as sombras com as câmeras da Blackmagic. Também gosto muito de como não utilizam processamento desnecessário na câmera, deixando que o usuário decida se reduz ou preserva o ruído posteriormente. Isso afeta diretamente o visual da imagem, o que é muito importante para mim. A filmagem será editada no DaVinci Resolve Studio”, acrescentou o diretor Ohno.

Para este show ao vivo, o espaço de gravação foi montado no porão, dificultando o roteamento de cabos. “Precisávamos rotear cerca de 150 metros de cabo no máximo. Geralmente usamos muitas unidades do Blackmagic Mini Converter Optical Fiber e do ATEM Camera Converter, então, desta vez, convertemos o sinal HDMI e SDI para fibra óptica para estender os cabos”, explicou Morita.

“Acho que é a primeira vez que usam tantas unidades da Pocket Cinema Camera durante uma produção ao vivo. Acho que o mais comum é usar URSA Broadcasts. No entanto, o resultado da filmagem dessas câmeras é, sem dúvida, melhor do que o de outras câmeras. Mesmo em outros projetos, os artistas sempre diziam: ‘A filmagem ficou incrível’”, disse Morita.

“Kirinji é o projeto solo de Takaki Horigome, que conta com o apoio de todos os outros músicos membros da banda. Esses músicos são muito procurados por várias bandas e têm uma vasta experiência com streaming ao vivo. Muitos deles disseram que a filmagem desta transmissão ao vivo foi a melhor que já viram. O empresário do Kirinji também disse que esta foi a melhor transmissão ao vivo da história da banda. Tudo isso graças às câmeras”, concluiu o diretor Ohno.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados