Home Reportagens Campanha publicitária Retrospectiva Spotify colorizada com DaVinci Resolve Studio

Campanha publicitária Retrospectiva Spotify colorizada com DaVinci Resolve Studio

Campanha celebrou o status de Taylor Swift como a artista global mais ouvida na plataforma de streaming de música em 2023

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o colorista Matthew Schwab concluiu recentemente a campanha “Retrospectiva” do Spotify, celebrando o status de Taylor Swift como a artista global mais ouvida na plataforma de streaming de música em 2023. Schwab utilizou o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio DaVinci Resolve Studio no projeto.

A Retrospectiva Spotify não apenas celebra e continua a homenagear os artistas, álbuns, músicas e podcasts mais ouvidos do ano, mas também fornece aos usuários estatísticas personalizadas, oferecendo uma perspectiva única do seu ano na música. Schwab colaborou com Floria Sigismondi, da Believe Media, que dirigiu a campanha, para criar imagens únicas e icônicas, incorporando elementos estéticos distintos de Swift, como os dados e seu característico batom vermelho.

Em parceria com a Flawless Post, Schwab desempenhou um papel fundamental para garantir a coesão e o impacto visual da campanha. “A Floria filmou cenários práticos enormes, que foram construídos meticulosamente para combinar com os segundos planos CG da Flawless”, disse Schwab. “Combinar os dois exigiu uma integração cuidadosa por meio de tratamento de cores e composição VFX.” A habilidade de Schwab na gradação de cores não apenas adicionou profundidade e riqueza às imagens como também assegurou uma integração rápida dos cenários práticos ao design 2D/3D.

Trabalhando com o DaVinci Resolve Studio, Schwab foi além da página Cor para unir os múltiplos estilos e looks em uma visão coesa. “O DaVinci Resolve Studio foi a ferramenta perfeita para esse projeto”, disse Schwab. “No vídeo prático, utilizei uma combinação de camadas na página de edição, importando foscos, criando máscaras de lixo com saídas alfa, além da nova ferramenta de máscara mágica.

Inspirado por artistas como Hieronymus Bosch e Andrew Wyeth, e pelos rolos de pintura chineses, como “Ao longo do Rio durante o Festival Qingming”, de Zhang Zeduan, Schwab utilizou sua experiência para conferir às cores uma sensação textural de pintura, evocando sua própria vivência com óleo e aquarela. Utilizando o DaVinci Resolve Studio, Schwab comparou meticulosamente as imagens como camadas instantâneas, garantindo consistência com o pacote visual desejado durante todo o processo de produção.

“Alguns dos elementos de arte 2D e 3D foram concluídos antes da sessão, enquanto outros estavam sendo importados enquanto eu trabalhava”, continuou Schwab. “Eu precisava da versatilidade que o DaVinci Resolve oferece para alternar entre a página de cores e a página de edição, comparando diferentes elementos da campanha durante a sessão de tratamento de cores supervisionada e as sessões subsequentes. Devido a essa complexidade, utilizei uma combinação de importação de arquivos XML, retemporização e edição, além de ‘arrastar e soltar’ arquivos e camadas de fosco adicionais nas páginas de edição e cor ao longo de toda a sessão. Foi um processo fácil e sem complicações.”

Schwab percebeu que usar a máscara mágica na página de cores se integrava bem com as ferramentas da página Fusion. “Quando precisava criar uma nova máscara ou aprimorar uma existente, recorria à nova ferramenta de máscara mágica ou mudava para a página Fusion. Para comparar com a arte digital, eu podia utilizar valores tonais e códigos HEX de cores para garantir uma correspondência precisa na gradação. Essa poderosa versatilidade tudo-em-um dentro do DaVinci Resolve Studio garantiu que o visual final fosse consistente com as diversas camadas práticas e de computação gráfica.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados