A Blackmagic Design anunciou que o Campeonato de Hóquei Indoor da EuroHockey utiliza um fluxo de trabalho de aquisição, controle e entrega baseado em produtos Blackmagic Design para transmissão televisiva (Sport1) e streaming ao vivo (eurohockeytv.org).
A arena Alsterdorfer Sporthalle em Hamburgo, Alemanha, recebeu o evento bienal com oito países participantes, incluindo Ucrânia, República Tcheca, Holanda, Turquia, Áustria, Suíça, Bélgica e Alemanha. Entregue em nome da Deutsche Hockey Agentur (DHA), a Video Data Technik (VDT) prestou todos os serviços de produção relacionados às unidades móveis.
Com um fluxo de trabalho baseado em fibra ótica, a VDT utilizou um pacote variado de nove câmeras, incluindo três Blackmagic URSA Broadcast G2, sendo duas em cabeças remotas e uma terceira para entrevistas na lateral do campo. A VDT também utilizou duas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro no gol.
“Os diferentes tipos de câmera se ajustaram bem principalmente graças à capacidade de realizar ajustes finos nas cores da Blackmagic com maior precisão do que as grandes câmeras profissionais usando um ATEM Camera Control Panel”, revelou Andreas Meyer da VDT.
Todas as fontes, incluindo as câmeras, foram usadas com um roteador 72×144, com as gravações isoladas das nove câmeras divididas e roteadas para um switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K e um sistema vMix Replay.
“Precisávamos produzir três feeds de programa, então baseamos o nosso fluxo de trabalho em um ATEM Constellation 8K com o ATEM 2 M/E Advanced Panel. E como tínhamos feeds tanto em alemão quanto em inglês para editar, o 4 M/E do switcher foi usado para inserir os gráficos em inglês”, salientou Meyer.
O formato de produção principal era 1080p50, que posteriormente foi convertido para 1080i50 para o canal Sport1 e para 720p50 para a Federação Europeia de Hóquei (EHF). Dois codificadores Kiloview foram usados na transmissão da EHF e, mais tarde, na da emissora austríaca ORF.
“O ATEM Constellation proporciona uma flexibilidade tremenda. Outra coisa de que gostei é que ele faz saída em MADI, então, podemos extrair o áudio diretamente dos SDIs e usá-lo no console da DiGiCo”, explicou Meyer. “Sem sombra de dúvidas, ele é o mixer perfeito para eventos de grande porte e unidades móveis quando é essencial ter flexibilidade. Precisa de uma saída adicional? Sem problemas. O ATEM não te deixa na mão.”
Para gráficos no ar, a unidade móvel contou com o CharacterWorks, fazendo a saída em 2160p50. Esses sinais 4K foram divididos em quatro canais 1080p50 separados usando dois conversores Teranex Mini 12G-SDI to Quad SDI.
“Obtivemos dois preenchimentos e chaves para gráficos no ar em alemão e inglês, ao mesmo tempo em que facilitamos as coisas para o operador de gráficos”, disse Meyer.
A saída do programa principal foi gravada em SSDs com um deck broadcast HyperDeck Studio 4K Pro, com as gravações para a análise das equipes captadas usando um codificador em tempo real H.264 Pro Recorder.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube