Home Reportagens Canal de televisão LRT televizija implementa Octopus NRCS

Canal de televisão LRT televizija implementa Octopus NRCS

Por Ricardo Batalha

LRT televizija, da Lituânia, testou vários sistemas de redação, mas optou pelo Octopus especialmente pela facilidade de uso

LRT televizija, principal canal de televisão do grupo estatal de Rádio e Televisão Nacional da Lituânia (LRT). Com sede na capital, Vilnius, LRT é o maior grupo de mídia da Lituânia e é orgulhosamente propriedade do público para o qual transmite. Em 2018, a LRT saiu em missão para substituir seu antigo Newsroom Computer System (NRCS), um sistema desenvolvido em casa baseado no Lotus Notes. Faltavam muitos dos recursos de colaboração, automação e soluções de integração aberta necessárias para um sistema NRCS atual. Também estavam faltando muitos dos canais modernos de distribuição e publicação de IP que um público experiente na Internet costuma usar para digerir notícias, como plataformas de mídia social. O sistema antigo também não tinha instalações de serviço e suporte e era muito restritivo em suas capacidades. Era hora de uma mudança.

A LRT televizija avaliou muitos dos fornecedores NRCS e depois do IBC 2018, eles criaram uma pequena lista e decidiram que queriam avaliar mais o sistema Octopus NRCS e colocá-lo em um teste. Ričardas Baltaduonis, chefe do departamento de Internet da LRT televizija explicou: “Testamos vários sistemas de redação, mas, em nossa opinião, o Octopus foi de longe o melhor em termos de colaboração, GUI e facilidade de uso. Sentimos que alguns sistemas que testamos foram criados por humanos, mas não eram para uso por humanos”.

Como uma emissora estatal, era necessário colocar a aquisição do NRCS em licitação para garantir que a LRT televizija estivesse obtendo a melhor relação custo-benefício, garantindo que tivesse a combinação mais vantajosa de custo, qualidade, recursos e suporte contínuo .

A plataforma Octopus foi arquitetada em um sistema totalmente redundante e um elemento crítico de seu sucesso foi sua integração total dentro do negócio de sua configuração existente. Isso incluiu integração com a plataforma gráfica Vizrt atual, servidores DVS, AVID MAM e o sistema de prompting, da Vitek.

O sistema Octopus é uma ferramenta colaborativa de redação que pode ser acessada de qualquer lugar, em qualquer dispositivo e a qualquer hora. Desde a criação e edição de resumos até o acesso a arquivos e outras fontes de informação, é a plataforma única para jornalistas e o resto da equipe de notícias. Ele oferece suporte a uma ampla gama de recursos, desde a criação até a pesquisa de histórias, até a criação de entrevistas e facilitação de transmissões ao vivo.

“Se você errar, o impacto pode ser catastrófico. Estamos muito satisfeitos com a implementação do Octopus, seu impacto positivo em nossas operações diárias e o suporte contínuo que recebemos do Octopus”, analisou Baltaduonis.

Hannu Pro foi o integrador de sistema implementando o Octopus NRCS para a LRT. Kalvis Baumanis, CEO da Hannu Pro, acrescentou: “Para este projeto, desenvolvemos uma solução de ingestão de mídia removível e geração de proxy para diferentes fontes de ingestão, incluindo Sony XDCAM, Panasonic P2 e filmagem de drone. Além disso, desenvolvemos o gateway Hannu Pro MOS e os serviços API que nos permitem unir nossa própria solução de entrada de mídia removível Hannu Pro com o LRT AVID MAM existente e o Octopus NRCS recém-implantado. Para os fluxos de trabalho de transcodificação, a gravação de mídia removível permitiu a “junção” de arquivos ao mesclar muitos arquivos raw ingeridos em um único arquivo, implantando o Telestream Vantage com sua plataforma de análise Vantage”.

Três equipes diferentes usam o Octopus, sendo treinadas individualmente como parte da implementação e aprovação do projeto. Uma parceria contínua surgiu após o projeto que ajudará na colaboração e evolução da solução para atender às últimas tendências e requisitos da indústria.

Site relacionado: https://www.octopus-news.com/en/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.