Home Reportagens Candil Radio replica simplifica gravações em estúdio através do aplicativo Fórum Virtual da AEQ

Candil Radio replica simplifica gravações em estúdio através do aplicativo Fórum Virtual da AEQ

Por Redação

Graças ao Capitólio Virtual e ao Fórum Virtual, a estação municipal de Huércal de Almería produz rádios de qualidade de uma forma muito simples e eficaz

A Rádio Candil, emissora municipal de Huércal de Almería, simplificou as gravações em seus estúdios com o Fórum Virtual da AEQ e os consoles de áudio Virtual Capitol. Agora, com apenas um único cabo HDMI conectado ao PC principal, um teclado e um mouse, você obtém controle total.

Todos os controles do console digital estão duplicados no aplicativo, podendo operar desde o estande, o controle ou de ambos os locais ao mesmo tempo.

Juan González, diretor da Rádio Candil, lembra que “devido às nossas condições particulares, nas quais gravamos muitos programas com crianças, associações, etc., antes tínhamos que entrar e sair de controle constantemente ou ter 2 pessoas na gravação. Um com os convidados e um controlador. Com o Fórum virtual tudo é simplificado e um único produtor é mais do que suficiente, até o apresentador pode facilmente realizar a gravação ou a transmissão”.

“Na AEQ colocaram-nos em contato com algumas estações portuguesas que têm formas de funcionamento semelhantes, mas não iguais. Eles usam módulos de console de controle e monitoramento em alguns casos, trabalhando dois consoles em um único motor, o que implica um alto custo de hardware. Outras estações usam bancos de faders, o que dá apenas controle limitado sobre os recursos do console. Além disso, eles usam consoles com faders motorizados”, acrescenta.

González reconhece que não é preciso tanto equipamento. “Temos o aplicativo duplicado no controle e no estande, então qualquer movimento do fader no aplicativo do estande pode ser seguido sem interrupção no aplicativo de controle. Além disso, há um truque simples para ir dos faders virtuais aos faders físicos do console de controle: quando um microfone não estiver ativo, pressione o canal OFF, nesse momento abaixamos o fader físico, pressionamos o canal ON e continuamos trabalhando a partir do fader físico.”

“Não precisávamos, mas sabemos que há emissoras em que, com esse aplicativo em um laptop, operam o console de fora da emissora, por exemplo, para dar lugar a uma transmissão externa a partir da transmissão automática e voltar a ela quando terminar a transmissão ao ar livre. Este ano, com a pandemia, esse tipo de aplicativo tem sido muito utilizado para transmitir rádios de casa. Isso evita que haja uma pessoa no controle durante todo o tempo de transmissão, por exemplo, esporte ou show no sábado à noite, para voltar a ter a programação automática”, afirma.

“Temos três estúdios comunicados via Dante AoIP, 2 com consoles Forum de 12 faders e o terceiro com console Capitol. Também temos uma interface AoIP, Netbox 8, para centralizar entradas comuns como sintonizador e saídas de programa para o transmissor ”, conclui González.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados