Home Reportagens Canon apresenta o filme gravado 100% em estúdio com tecnologia de LED e com a Câmera Cinema EOS C400

Canon apresenta o filme gravado 100% em estúdio com tecnologia de LED e com a Câmera Cinema EOS C400

Intitulado "Amor em Imagens", curta mostra como esse tipo de produção abre diversas possibilidades

Por Ricardo Batalha

Muitas produções modernas já utilizam estúdios equipados com tecnologia avançada, especialmente painéis de LED e ambientes de produção virtual, para criar cenários dinâmicos e realistas dentro de estúdio. Isso permite controlar luz, clima e ambiente, além de reduzir custos com locações externas e logística.

Algumas produções conhecidas como Avatar, Mandaloriano, Blade Runner 2049 e Pantera Negra já surfaram nessa onda que vem crescendo a cada ano.

Já introduzida neste contexto, a Canon do Brasil anuncia o lançamento do filme Amor em Imagens, uma produção inovadora realizada nos estúdios da Fullcine, em São Paulo. Criado como uma demonstração prática do potencial das novas tecnologias de Virtual Production, o projeto reuniu importantes parceiros da indústria audiovisual como Fullcine, Dolby, Nitslab e Ultravioleta.

Gravado em apenas dois dias, o filme teve sua execução totalmente em ambiente indoor, utilizando tecnologia ViR combinada a painéis de LED de última geração. Essa abordagem revelou o imenso potencial criativo de integrar cenários virtuais com a captura de imagem de altíssima qualidade proporcionada pelas câmeras de Cinema EOS C400, equipadas com as Lentes de Cinema EOS, incluindo um set de lentes vintage, as Canon K35 Primes, especialmente selecionadas para a produção.

O projeto contou com direção de Fabio Delai e Rodrigo Rebouças, da produtora Ultravioleta, que trouxeram um olhar artístico e liberdade criativa para transformar o conceito do filme em uma experiência imersiva. A ideia surgiu da parceria da Canon com a Fullcine nas últimas edições da Set Expo, onde sempre foram apresentadas tecnologias de LED e Virtual Production. Em 2025, decidiu-se dar um passo à frente: ao invés de apenas demonstrar setups técnicos, entregar um filme finalizado para evidenciar a qualidade de imagem e narrativa possíveis com esta integração de equipamentos e soluções.

“Este projeto é um tributo aos apaixonados por criar imagens, registrar o mundo e contar histórias por trás de um visor. Um presente da Canon para quem tem na paixão pela imagem sua maior motivação”, destaca Rodrigo Rebouças.

A Nitslab foi responsável pelo processo de cor e pós-produção, atuando desde a concepção estética junto aos diretores. O trabalho incluiu logagem, gestão de mídias e live grading no painel de LED, garantindo que a fusão entre cenários reais e elementos digitais fosse absolutamente natural. O resultado, exibido em HDR, alcançou o equilíbrio perfeito entre real e virtual, envolvendo o espectador na narrativa.

Segundo Rodrigo Bodstein, da Nitslab: “Construímos uma identidade visual única para cada momento do filme, sempre em diálogo próximo com a direção. Nossa missão foi alcançar uma imersão plena onde o espectador não distingue o que é físico do que é digital.”

Outro grande destaque foi a trilha sonora e o design de som, mixados em Dolby Atmos. O trabalho envolveu a criação de um roteiro sonoro que acompanha a narrativa em diferentes épocas históricas. O desafio foi equilibrar música, narração e efeitos de sound design, resultando em uma experiência totalmente imersiva no cinema.

“Cada detalhe sonoro foi planejado para conduzir a atenção do espectador e valorizar o papel narrativo do som neste projeto”, comenta Alexandre Rogoski, responsável pela edição sonora.

Para a Canon, o filme representa não apenas um projeto criativo, mas também estratégico. Além de materializar a qualidade da nova câmera Cinema EOS C400 no mais alto nível de exigência, o filme gera um acervo de cenas e sample footage que poderá ser utilizado para apresentar a diretores de fotografia, produtoras e profissionais de audiovisual todo o potencial de cor, textura e performance que os equipamentos Canon oferecem.

“Este projeto abrirá muitas oportunidades em relação à quantidade de materiais que teremos em mãos. Com esses conteúdos, conseguiremos demonstrar todas as capacidades da Cinema EOS C400 em cenários reais de produção, reforçando seu posicionamento como uma câmera ideal para o cinema moderno, especialmente quando integrada às novas tecnologias imersivas de produção virtual”, afirma o gerente de Cinema e Broadcast da Canon do Brasil, Fábio Zuccaratto.

Além dos avanços tecnológicos que possibilitam criar ambientes virtuais de alta qualidade, a maior vantagem de realizar uma produção totalmente indoor é o efeito facilitador que esse formato proporciona para toda a equipe.

O ambiente controlado, confortável e climatizado faz toda a diferença no desempenho e na concentração dos atores envolvidos, além de oferecer maior segurança e agilidade na execução das cenas. Essa tranquilidade e bem-estar resultam em uma produção mais eficiente, com menos interrupções e maior qualidade na captura das imagens.

Assim, a experiência de filmar em um ambiente totalmente indoor, aliada ao uso de tecnologias avançadas, redefine os processos de produção, potencializando resultados e otimizando recursos, sem renunciar à criatividade e ao realismo visual.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados