Home Reportagens Canon e Merlin Distribuidora realizam terceiro encontro Virtual Pro Reseller

Canon e Merlin Distribuidora realizam terceiro encontro Virtual Pro Reseller

O evento contou com participação de um grande número de distribuidores, que apresentaram aos revendedores a linha de produtos profissionais da Canon

Por Ricardo Batalha

O encontro foi conduzido por Víctor Dupret, que atua como Latam Account Manager – Canon Specialist na Merlin Distribuidora, e contou com a presença de Angela Paleari, Diretora de Marketing da Divisão Broadcast & Cinema da Canon do Brasil; assim como Carlos Teixeira, Executivo de Contas de Produtos Profissionais, e Clecio Silva, Especialista de Produto e Pré-Vendas da Canon.

Introduzindo a apresentação, Dupret afirmou: “A Canon possui um portfólio incrível que inclui muitas soluções, desde câmeras de cinema, mirrorless, camcorders, PTZ, monitores e uma ampla variedade de lentes para cinema e broadcast”.

Em seguida, ele passou a palavra para Teixeira, que fez uma apresentação da estrutura da divisão Professional Imaging Solutions (PIS) da Canon do Brasil, que faz parte do negócio de produtos profissionais da marca na área de TV e Cinema, fornecendo suporte a soluções de imagem profissional. Com Fabio Zuccaratto Migotto liderando como Gerente, a equipe é composta pelo próprio Teixeira, além de Paleari, Silva, Marco Guimarães (Vendas de Produção), Israel Paulino (Aluguel e CPS), Ana Bityu (Estagiária).

Em seguida, foi a vez de Paleari, que abordou o plano de marketing da empresa para este ano. “Adotamos uma estratégia de 360º baseada em alguns pilares, como propaganda, mídias on/offline, eventos e feiras, marketing comercial, produtos, consultoria de comunicação, ações em mídias digitais e redes sociais, relações públicas e branding, além de associações e patrocínios que são muito importantes para nós”, explicou. Após compartilhar detalhes de cada um dos pilares, ela apresentou o calendário de eventos em que a empresa participará durante 2024.

Dupret e Silva foram responsáveis por apresentar as 6 categorias da linha de produtos Professional Imaging Solutions da marca: 7 modelos de camcorders da linha Professional & Consumer Video; 5 modelos de Câmeras PTZ; 5 modelos de Câmeras EOS; mais de 30 modelos de Lentes Broadcast & Cinema; 5 modelos de Mirrorless; e 9 modelos de monitores 4K HDR.

CAMCORDERS
No que diz respeito às camcorders, Dupret afirmou que todas são 4K UHD; destacou que todas as que têm um 5 no final do nome possuem saída SDI (3G ou 12G); e que toda a linha utiliza cartões SD. Ele destacou a camcorder topo de linha, a XF-605, muito robusta e versátil, que vem com um sensor CMOS 4K de 1″. Produz vídeo com qualidade broadcast e oferece opções avançadas de foco automático, conectividade e streaming para produções exigentes. Além disso, possui ótica e controles profissionais, tecnologia de cores compartilhadas e um aplicativo gratuito de controle multicâmera da marca.

Continuando com os modelos de médio porte, ele mencionou os modelos XA75 e XA70. Basicamente, são a mesma câmera, apenas a primeira tem saída SDI e a segunda apenas HDMI. São compactas e adequadas para jornalismo e documentários; profissionais, têm operação intuitiva. Eles apresentam um sensor CMOS de 1″ e um processador de imagem DIGIC DV6 que proporcionam alta sensibilidade e baixo ruído, incorporando um estabilizador Dynamic IS de 5 eixos com baixa distorção. Além disso, gravam em XF-AVC 4K UHD a 160 Mbps a 25P e Full HD a 45 Mbps a 50P/50i/25P em 2 slots para cartões SD, SDHC e SDXC.

No nível Entry Level, o HF-G70 grava vídeo UHD 4K 30 de alta qualidade e vem com um poderoso zoom óptico de 20x, tecnologia de estabilização de imagem e saída de gravação Mini-HDMI.

Nessa mesma linha, Silva exibiu os modelos XA-65 e XA-60, que possuem CMOS 4K de 1/2,3″. Com foco automático avançado, zoom óptico de 20x e estabilização de 5 eixos, 3G-SDI, saída HDMI e transmissão em UVC.

CÂMERAS PTZ
Ao falar das PTZs, Dupret destacou o modelo topo de linha: o CR-N700. Com conectividade 12G-SDI e suporte para NDI, FreeD e outros padrões, possui um autofoco líder em sua classe. Possui um potente sensor 4K de 1″ e um processador DIGIC DV7 com Dual Pixel AF. Transmite conteúdo para emissão em qualidade 4K60P e HDR através de uma ampla gama de protocolos IP.

Em seguida, ele se referiu ao CR-N500, que, com características semelhantes, produz imagens de alta qualidade com baixo ruído, mesmo com iluminação mínima de 1,5 lux; ele também fez o mesmo com o CR-N300, cujo sensor é de 1/2 3″ com AF híbrido, zoom óptico de 20x e digital. E além disso, ele destacou o novo modelo de câmera CR-N100 4K NDI com zoom 20x, que captura vídeo de até UHD 4K30 / 1080p60 e apresenta um sensor CMOS de 8,29MP de 1/2.3″ com autofoco híbrido.

Outro produto apresentado por Silva foi o painel de controle RC-IP100, que permite controlar os movimentos de panorâmica, inclinação e zoom de forma simples através de uma alavanca joystick multifuncional e uma tela sensível ao toque intuitiva, que permite controlar até 100 câmeras via IP.

CÂMERAS EOS
Ao falar das câmeras Cinema EOS, foi afirmado que todas elas gravam Internal RAW, que dois modelos possuem RF-Mount e que recebem atualizações de firmware periodicamente. Ele destacou que, desde 2018, essa linha foi aprovada pela Netflix.

A primeira apresentada foi a compacta EOS R5C, que captura vídeos impressionantes em 8K e fotos detalhadas de 45 MP; em seguida, veio a EOS C70, que oferece tecnologia de montagem RF e possui um sensor DGO 4K Super 35 mm da Canon. Com gravação RAW de 12 bits, gravação em câmera lenta 4K a 120p, alta faixa dinâmica e Eye AF. Vem com slot duplo para cartões SD.

LENTES BROADCAST & CINE
Dentro da ampla oferta de lentes da linha broadcast, Dupret enfatizou o high end 4K UHD-DigiSuper 27 (UJ122x8.2B) adequado para sensor de 2/3 com zoom de 122x, ideal para HDR. Ele também fez o mesmo com o modelo CJ18ex7.6B Kase S com zoom de 18x, adequado para filmagem HDR; e com o 4K UHD-DigiSuper 27 (UJ27x6.5B) com zoom de 27x, performance HDR e saída de 16 bits para suportar sistemas virtuais.

Após explicar a nomenclatura existente para entender as lentes e suas aplicações para cada caso, o executivo enfatizou a política de preços agressivos da Canon para esse tipo de lente.

No que diz respeito ao Cinema, foi destacada a compatibilidade com todos os fabricantes de câmeras, a provisão de lentes com sistema servo e a condição de abertura fixa para as lentes Super 35mm e Full Frame. Nesse contexto, foram destacadas as principais características do CN-E de 50mm T1.3 da linha Prime, cuja aplicação foi demonstrada pelo próprio Silva. Leve e compacto, compatível com montagem EF, oferece qualidade de imagem 4K e um círculo de formato completo. Além disso, destacou-se seu desempenho em condições de pouca luz, o controle preciso de foco e a profundidade de campo.

MIRRORLESS
Dos modelos Mirrorless, Dupret focou na EOS R3, que vem com sensor CMOS Full Frame retroiluminado, velocidade de disparo de 30 fps, disparo em alta velocidade de até 195 fps, ISO máximo de 102.400 e resolução de 24 megapixels. Ele também fez o mesmo com a EOS R8, que vem com sensor Full Frame de 24,2 megapixels e oferece desempenho sensível à luz baixa. Captura vídeo 4K até 60p e cria efeitos de câmera lenta Full HD a 180p.

MONITORES PROFISSIONAIS 4K
Eles anunciaram que a Canon possui uma linha de monitores profissionais 4K HDR de 27″ com painéis de 3840×2160, monitoramento HDR avançado, qualidade de imagem incomparável que atende aos padrões Dolby Vision e EBU Tech 3320. Eles oferecem entre dois e quatro monitores compatíveis com 8K para monitoramento multicâmera perfeito e fluxos de trabalho de alta resolução. Com entrada HDMI e terminais 12G-SDI, fornecem conectividade sem concessões e podem ser conectados a vários dispositivos.

Dentro desse contexto geral, os apresentadores se concentraram no monitor profissional DP-V3120 4K HDR de 31 polegadas, que oferece um brilho líder na indústria de 2000 cd/m2 e proporciona maior flexibilidade para o fluxo de trabalho de produções HDR.
Em termos gerais, foram revisados os atributos dos modelos DP-2730, V2411, V1830 e V1711, que variam de 17″ a 31″.

Antes de concluir, eles destacaram o novo Protocolo XC da Canon, que, com um controlador remoto de alta qualidade como o RC-IP1000, permite a integração de câmeras PTZ em ambientes de produção novos e existentes, assim como HDMI e o padrão de transmissão USB Video Class (UVC), que permite usar, por exemplo, as PTZs para sistemas de conferência web conectando-as a um PC através de uma porta USB. Além disso, também permite controlar as câmeras Cinema EOS C500 Mark, EOS C300 Mark, EOS C70 e até mesmo a XF-605.

Sites relacionados:
https://www.canon.com.br/
https://www.merlindistributor.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados