Home Especiais Canon lança câmera EOS C500 Mark II na IBC 2019

Canon lança câmera EOS C500 Mark II na IBC 2019

Por Ricardo Batalha

Câmera compacta e versátil de 5.9K da Canon, da série EOS Cine, possui um sensor de formato completo que funciona em combinação com o novo processador DIGIC DV 7

No lobby da IBC 2019, feira de tecnologia, mídia e entretenimento que teve início na sexta-feira (13) e vai até 17 de setembro, em Amsterdã (HOL), a Canon lançou a nova câmera do sistema EOS C500 Mark II. Da série EOS Cine, ela possui um sensor de formato completo que funciona em combinação com o novo processador DIGIC DV 7. Além disso, permite a gravação interna do Cinema RAW Light de 5.9K e XF-AVC 4K 4: 2: 2 de 10 bits e tem capacidade para gravação de Cinema RAW Light, com uma resolução de 5,9K em novos cartões de memória mais rápidos, como o CFexpress. Para que os profissionais desfrutem de maior flexibilidade e eficiência, é possível gravar simultaneamente o mesmo formato de arquivo em dois slots de cartão CFexpress.

O tamanho compacto da câmera oferece aos cineastas uma liberdade criativa incomparável. Graças ao seu design flexível e modular, os profissionais podem configurar a câmera com diferentes unidades de expansão, para se adaptar aos requisitos de cada produção.

A EOS C500 Mark II é a primeira câmera EOS Cine System que incorpora um suporte de lente trocável pelo usuário para EF com Cinema Lock e PL, oferecendo uma ampla variedade de seleção de lentes. É também a primeira do Sistema EOS Cine compatível com o Sistema Eletrônico de Estabilização de Imagem (Electronic IS).

Graças ao sensor 5.9K e ao recém-desenvolvido processador DIGIC DV 7, a EOS C500 Mark II usa um algoritmo de processamento de alta qualidade ao fazer uma amostragem excessiva de 5.9K a 4K. Isso suprime o moiré e reduz o ruído, o que resulta em excepcional qualidade de imagem. Com latitude de +15 etapas com amplo espaço de cores, a EOS C500 Mark II é perfeita para produções de alta faixa dinâmica. Além disso, a câmera está equipada com uma unidade ND Full Frame motorizada (2, 4, 6, 8 e 10 etapas) de densidade neutra, possibilitando a criação de imagens com profundidade de campo reduzida, mesmo durante o dia.

Gravação e fluxo de trabalho eficientes
A versátil capacidade de multigravação em vários formatos da EOS C500 Mark II oferece eficiência no fluxo de trabalho, para atender a todos os requisitos de produção. Com o novo processador de imagem Canon DIGIC DV 7, a câmera permite fazer gravações internas no formato Cinema RAW Light, com uma resolução de 5,9K. O formato Cinema RAW Light possui todos os benefícios de um arquivo RAW em termos de flexibilidade na pós-produção, mas permite que a EOS C500 Mark II grave arquivos de alta qualidade em um tamanho menor.

Além da capacidade de gravar internamente em cartões CFexpress no formato Canon XF-AVC com 4K 4: 2: 2 10 bits, é possível gravar simultaneamente, além de executar a gravação por proxy. Isso oferece aos profissionais a flexibilidade mais avançada, pois permite escolher o formato mais adequado às suas necessidades de gravação e fluxo de trabalho. A câmera possui uma interface avançada 12G-SDI com velocidades de transmissão quatro vezes mais rápidas que a 3G-SDI. Essa interface 12G-SDI permite a saída de conteúdo 4K 50 / 60p através de um único cabo, o que simplifica os fluxos de trabalho. Além disso, a saída HDMI permite 4K 50 / 60p através de um único cabo.

Os cineastas podem configurar a câmera usando duas unidades de expansão diferentes: a EU-V1 e a UE-V2 . Dois visores (EVF-V70 e EVF-V50) também estão disponíveis como unidades opcionais. A capacidade de configurar a câmera com unidades de expansão, juntamente com seu design compacto e leve, oferece aos cineastas maior flexibilidade de gravação.

A unidade de expansão EU-V1 inclui uma interface Genlock / Sync BNC, interface B remota para o controlador remoto RC-V100 opcional, bem como uma interface Ethernet para transmissão IP ou controle remoto através do navegador. A unidade de expansão EU-V2 também inclui essas interfaces, mas adiciona duas entradas XLR adicionais, além de uma interface para destinos de 12 pinos. Além de tudo isso, é equipado com um suporte de bateria V-Lock com D-tap e saída de energia de 24 V.

Estabilização Eletrônica de Imagem
A EOS C500 Mark II é a primeira câmera que incorpora Estabilização Eletrônica de Imagem (IS) em uma câmera EOS Cinema System, que fornece à câmera uma Estabilização de Imagem em 5 eixos. Quando uma lente compatível com a transmissão de dados é acoplada, os dados da distância focal são recebidos automaticamente. No entanto, quando uma lente é usada sem comunicação, a Estabilização Eletrônica é possível inserindo manualmente os dados da distância focal. Além disso, a Estabilização Eletrônica de Imagem também é compatível com objetivos anamórficos.

Tal como acontece com outras câmeras da série, a EOS C500 Mark II incorpora o foco automático Dual Pixel CMOS AF da Canon. Como oferece AF de uma só vez e AF contínuo, os profissionais podem ter certeza de que suas gravações serão bem focadas. Eles também podem se beneficiar da operação suave e intuitiva do foco por toque com a nova tela LCD LM-V2, bem como o Guia de foco com duplo pixel, que notifica os profissionais onde a posição do foco está, seja na frente ou na frente. atrás, o que ajuda a um controle preciso do foco. Além disso, a EOS C500 Mark II possui AF de detecção de rosto e AF de rastreamento, que permite o controle do foco em uma ampla variedade de situações de gravação. Para ajustar o desempenho de AF ainda mais precisamente, a câmera oferece a capacidade de ajustar a velocidade de rastreamento de AF e sua capacidade de resposta.

A EOS C500 Mark II é compatível com LUTs do usuário , permitindo que os cineastas apliquem ou personalizem suas próprias LUTs. Ao carregá-los na câmera para um monitoramento preciso da aparência, os cineastas podem aplicar LUTs diferentes a cada terminal. Com o botão LUT adicionado, os profissionais podem desfrutar de uma maior flexibilidade operacional. A EOS C500 Mark II também permite gravar em uma velocidade mais alta, até 50/60 fps, com uma resolução de 5,9 K com o codec Cinema RAW Light.

Características principais
5.9K sensor de formato completo
Reprodução fiel de cores graças à “ciência das cores” da Canon
Gravação HDR com PQ / HLG e Canon Log 2/3
Gravação interna em CFexpress / Cinema RAW Light e XF-AVC
Corpo compacto e robusto de apenas 1,75 quilos
Montagem objetiva intercambiável pelo usuário
Foco automático aprimorado
IS eletrônico (estabilização de imagem)
LUTs de usuário
ND interno (2/4/6/8/10)
Nível de tela de cores / marcadores / personalizável falsos

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados