Home Reportagens Canon lança nova lente EOS VR para atender à demanda por conteúdos em VR

Canon lança nova lente EOS VR para atender à demanda por conteúdos em VR

Lente APS-C de realidade virtual (VR) RF-S 3,9 mm f/3,5 STM Dual Fisheye se junta ao sistema EOS R da Canon

Por Ricardo Batalha

A nova Canon RF-S 3,9 mm f/3,5 STM Dual Fisheye é uma lente APS-C de realidade virtual (VR) que se junta ao Sistema EOS R, complementando a atual RF 5,2 mm f/2,8L Dual Fisheye, para facilitar a criação de sequências 3D VR de alta qualidade.

As lentes Dual Fisheye são compostas por duas lentes separadas, colocadas lado a lado, para simular a visão binocular humana. Cada lente captura uma imagem de uma perspectiva ligeiramente diferente, criando duas imagens separadas que correspondem ao que o olho esquerdo e direito veem. Esse efeito estereoscópico proporciona uma percepção de profundidade na realidade virtual, tornando a experiência mais imersiva.

A Canon RF-S 3,9 mm f/3,5 STM Dual Fisheye fornece uma perspectiva esquerda e direita, combinadas perfeitamente em um design óptico dual compacto de olho de peixe, que amplia as capacidades das câmeras que fazem parte do Sistema EOS VR. O novo ângulo de visão de 144 graus oferece um campo de visão ligeiramente mais estreito do que as gravações VR180. Isso, juntamente com a grande profundidade de campo, facilita para os usuários enquadrar a cena e manter o foco no assunto, exigindo menos preocupação com acessórios, como iluminação e tripés, entrando na imagem.

O anel de foco, que pode ser atribuído a outra função, como abertura ou sensibilidade ISO, para uma solução de disparo mais prática, ajuda os usuários a se concentrarem totalmente na ação. A RF-S 3,9 mm f/3,5 STM Dual Fisheye é a primeira lente 3D com foco automático (AF) da Canon, com ajuste de Foco Automático Foto a Foto (AF), simplificando ainda mais o processo de criação.

Apesar de não fazer parte da série L, a lente possui o revestimento de máxima qualidade Air Sphere, que previne aberrações como velo óptico e reflexos. Além disso, utiliza duas lentes UD em cada lente para ajudar a obter imagens mais nítidas.

A abertura f/3,5 garante gravações de alta qualidade em diversos locais, tanto internos quanto externos. Não há cenário que fique fora dos limites ao contar histórias criativas em 3D, desde florestas com pouca iluminação até estádios bem iluminados. Para ainda mais flexibilidade criativa, a nova lente possui suporte traseiro para filtros, tanto de rosca quanto de gelatina.

Ao visualizar conteúdos capturados com a RF-S 3,9 mm f/3,5 STM Dual Fisheye em óculos ou headsets de realidade virtual, a lente estereoscópica 3D proporciona altos níveis de realismo. Os resultados com o ângulo de visão de 144 graus produzem uma visão natural e frontal, usando a visão periférica para imergir totalmente o observador na ação. Quando visualizado com headsets de realidade virtual compatíveis, as simulações também se beneficiam da distância interpupilar de 60 mm da lente, que se assemelha muito à visão humana, proporcionando um efeito 3D realista dos objetos.

Com a contínua demanda por conteúdos em VR (estima-se que o mercado cresça para mais de 22 bilhões de dólares até 2025), esta nova lente simplifica a criação de conteúdos em 3D, seja para jogos, educação, turismo, documentários ou entretenimento. Projetada para funcionar no Sistema EOS R da Canon, esta nova lente proporciona um fluxo de trabalho eficiente para criadores de conteúdo em VR.

Site relacionado: http://www.canon.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados