Home Reportagens castLabs firma parceria com a SDMC

castLabs firma parceria com a SDMC

A castLabs firmou parceria com a SDMC para permitir a nova abordagem Widevine CAS para reduzir custo de integração do set-top box e o tempo de implantação

Por Ricardo Batalha

A castLabs, fornecedora de tecnologia de entrega de vídeo, anunciou uma parceria com a SDMC, fornecedora de soluções de TV Android, para simplificar as implantações da operadora de streaming de conteúdo protegido por Widevine CAS a um custo de integração e tempo de resposta significativamente menores do que as práticas atuais.

As operadoras que desejam habilitar o licenciamento Widevine CAS em redes IPTV ou DVB agora podem evitar os esforços tradicionais de personalização e integração dispendiosos. Como especialista em segurança de streaming, a castLabs foi selecionada pela Widevine para fornecer a infraestrutura, os players e o suporte de back-end do Widevine CAS.

Trabalhando em conjunto com a SDMC, eles criaram o primeiro decodificador de TV Android plug-and-play que cumpre a promessa de fazer integrações de CAS com Widevine puramente baseadas em aplicativos, da mesma maneira que a indústria está acostumada com integrações de DRM em todos os dispositivos Android. Sua abordagem elimina a necessidade de personalizações específicas do operador no firmware do dispositivo ou no nível do sistema operacional.

O decodificador de TV Android SDMC possui Widevine CAS pronto para uso, um sintonizador DVB-C compatível para transmissão, ethernet para multicast e OTT e Amlogic como o fornecedor de SoC inicialmente selecionado. Além do DVB-stack, da castLabs, que permite a adaptação às especificidades da rede das operadoras por meio de configuração em vez de personalização de código, a caixa também inclui uma transmissão integrada e um player OTT usando seu PRESTOplay rico em recursostecnologia.

Isso suporta experiências de transmissão híbrida IPTV/DVB (MPEG-TS com Widevine CAS) e OTT (MPEG-DASH/HLS com DRM) seguras por meio de um único aplicativo de reprodução e API para reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção. Além dos recursos de segurança, o player híbrido também permite zapping de canal rápido de baixa latência entre DVB e OTT, atualização, análise unificada para todos os tipos de conteúdo, atualizações remotas de configuração de tabela DVB e opções avançadas de publicidade de TV.

Tradicionalmente, as operadoras precisam se envolver em esforços oportunos de integração de CAS do zero para cada novo decodificador que oferecem. “Ouvimos constantemente de clientes que esse método atual simplesmente demora muito para ser enviado e cria dependências de fornecedores. Essa prática pode ser considerada herdada, pois o Widevine CAS e a estrutura do Android TV evoluíram para permitir implantações baseadas em aplicativos que são idênticas em diferentes SoCs e OEMs de dispositivos”, disse o cofundador da castLabs, Michael Stattmann.

“Os complexos esforços de integração experimentados hoje não são apenas caros e desnecessários, mas levam a atrasos de receita para todas as partes envolvidas com o tempo de lançamento no mercado estendido por muitos meses. Nossa caixa pronta para uso simplificada fornece a funcionalidade integrada do Widevine CAS e permite um lançamento em semanas, mostrando que as operadoras podem adotar práticas inovadoras para simplificar significativamente os lançamentos de set-top box, evitando etapas de integração”, acrescentou Stattmann.

A castLabs ajudou a conseguir isso no lado do player, introduzindo uma API comum para acessar a estrutura do sintonizador Android para DVB e a estrutura de mídia para OTT, bem como uma pilha altamente configurável para adaptação a redes DVB específicas da operadora, reduzindo a necessidade de atualizações de firmware. “Além de reduzir o custo, nossa abordagem também pode acelerar o tempo de resposta em meses, o que oferece um enorme valor em relação aos métodos tradicionais”, afirmou Stattmann. Os operadores podem então usar a caixa pronta para envio como ponto de partida e adicionar personalizações específicas para seu caso de uso.

“Entendemos os desafios que nossos clientes enfrentam ao fornecer a seus assinantes diversos serviços e recursos atraentes enquanto protegem o conteúdo. Trabalhamos em estreita colaboração com castLabs e Amlogic para garantir que nossa solução de decodificador de TV Android seja totalmente integrada à funcionalidade Widevine CAS, para que as operadoras possam fornecer serviços de TV de última geração, incluindo serviços de transmissão e OTT de maneira mais segura, mas com time-to-market, o que contribuirá significativamente para seus negócios”, comentou Ryan Yan, vice-presidente sênior do departamento de vendas da SDMC Technology.

A SDMC e a Amlogic são as primeiras a pré-integrar essa inovação, permitindo implantações simplificadas do operador, no entanto, ela também pode ser portada para outros fornecedores, pois a castLabs está diretamente envolvida com todos os fornecedores de SoC que atualmente oferecem suporte ao Widevine CAS para garantir total compatibilidade.

Isso significa que qualquer fornecedor que suporte a estrutura de sintonizador do Android TV e o MediaCas já está pré-integrado para usar a tecnologia de reprodução e pilha DVB do castLabs, que opera igualmente em qualquer dispositivo. O desenvolvimento de front-end também se torna simplificado, pois um aplicativo de player só precisa ser criado uma vez para ser usado em qualquer OEM que adote essa abordagem.

Para complementar isso, a castLabs também conta com o serviço de nuvem DRMtoday, fornecendo licenciamento escalável de Widevine CAS e multi-DRM. A castLabs fará uma demonstração do decodificador em seu estande na Android TV Summit, que ocorre em 10 de novembro em Bangkok (TAI).

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados