A CBS usa o sistema Streamstar X4 e a câmera robótica KYZ-PZ100 PTZ da JVC para produzir noticiários locais, permitindo ao apresentador gerenciar o sistema
A transmissão de notícias ao vivo para o público on-line não é novidade para as emissoras afiliadas da CBS norte-americana. Sua afiliada em Cleveland-Akron (Ohio), WOIO, do grupo Raycom Media, foi a primeira a usar a solução de produção JVC Streamstar ProHD Studio 4000 (modelo X4 na Europa) para transmitir suas notícias ao vivo.
Esse sistema é uma sala de realização integral de pequena escala, econômica e altamente eficiente, que substitui uma sala de controle de produção de notícias tradicional como a que a emissora vinha utilizando para transmitir em suas plataformas OTT.
“Vimos essa solução JVC Streamstar como algo que facilitou o gerenciamento e a produção de conteúdo OTT com um tipo diferente de sala de controle, já que realmente não precisávamos trabalhar com todo um sistema de realização tradicional como os usados até agora. Planejamos o investimento para que todas as nossas plataformas digitais trabalhem com essa solução”, explica o diretor de tecnologia da emissora Bob Maupin.
A emissora começou a trabalhar com a JVC Streamstar X4 em 18 de dezembro, oferecendo cobertura ao vivo de dois eventos em um dia, uma conferência de imprensa em Akron (Ohio) e a retransmissão de um julgamento dos tribunais de Cleveland. A produção foi transmitida através do portal da emissora, com seu aplicativo mobile e o Facebook Live. Incluiu a inserção de janelas duplas de vídeo, gráficos, comentários telefônicos de outro repórter e outros elementos de produção típicos de um noticiário.
“E podemos fazer tudo isso com apenas uma pessoa agindo simplesmente em algumas telas sensíveis ao toque. Até desenvolvemos alguns fluxos de trabalho próprios para torná-lo mais completo”, acrescenta Maupin.
O sistema JVC Streamstar X4 é instalado na redação da emissora. Com uma câmera robótica JVC KY-PZ100 PTZ montada no teto em frente ao espaço de produção, o mesmo operador de sistema pode até trabalhar como apresentador. Uma grande tela de 70 polegadas atrás do operador serve como fundo de vídeo e algumas telas em cada lado do espaço de produção impedem que alguém entre na imagem durante uma transmissão ao vivo.
Duas das quatro entradas do sistema JVC Streamstar X4 são usadas para a câmera robótica e uma fonte NDI, enquanto as outras duas são usadas para receber os sinais IP provenientes das câmeras externas através do roteador do transmissor. Durante uma transmissão, o operador do sistema pode adicionar gráficos, logotipos, imagens de arquivos, imagens ao vivo do Skype, páginas da Web e também ajustar os níveis de áudio.
Na opinião do editor Brian Sinclair, o treinamento que a equipe necessitou com o novo sistema foi muito fácil, já que é muito intuitivo, assim como a interface de controle touch screen. O sistema não possui os painéis de controle tradicionais e o teclado e o mouse são usados apenas para inserir textos do gerador gráfico ou para procurar conteúdos no sistema ENPS da estação.
Além disso, uma segunda tela de toque foi adicionada para que os operadores pudessem acessar confortavelmente o painel de controle do roteador virtual da emissora e o conteúdo do ENPS, usando um computador separado. O novo sistema de produção de notícias também traz mais flexibilidade ao fluxo de trabalho, como diz Sinclair, no dia da inauguração do sistema, já que o estúdio principal e a sala de controle de realização estão ligados a uma fatia gravada de próximas notícias, enquanto ainda está transmitindo no ar. Para fazer isso no passado, a emissora deveria ter cortado sua transmissão ao vivo para produzir os dois segmentos.
A WOIO planeja implementar a solução JVC Streamstar X4 em todas as suas emissoras. “Queremos que nossas plataformas digitais tenham o máximo de conteúdo ao vivo possível. Estamos convencidos de que a solução JVC Streamstar fará a diferença no mercado ao lidar com esse tipo de produção de notícias com mais rapidez, eficiência e economia. E com o consequente benefício para os espectadores. Estamos muito satisfeitos com o novo sistema “, conclui Sinclair.