Home Reportagens Cellnex, Rohde & Schwarz, Ateme e Qualcomm colocam as emissões 5G Broadcast à prova na ISE 2023

Cellnex, Rohde & Schwarz, Ateme e Qualcomm colocam as emissões 5G Broadcast à prova na ISE 2023

O 5G Broadcast (5GBC) é uma das três linhas de inovação da indústria audiovisual europeia no seu roteiro para a próxima década

Por Ricardo Batalha

A Cellnex Telecom lançou, juntamente com a Rohde & Schwarz, Ateme e Qualcomm Technologies, um piloto para testar as emissões 5G Broadcast, cujos resultados foram verificados na ISE 2023. O 5G Broadcast permitirá que os espectadores recebam conteúdo de televisão e rádio ao vivo em seus telefones celulares com baixo consumo de bateria, sem consumo de dados e cobertura de qualidade.

Os testes, que começaram em meados de janeiro, foram realizados durante a feira audiovisual internacional ISE e terminarão após o MWC Barcelona 2023, que acontecerá na Fira Gran Via de l’Hospitalet de 27 de fevereiro a 2 de março. Desta forma, ao longo de sete semanas, os utilizadores podem aceder aos conteúdos através dos seus dispositivos móveis compatíveis com o sinal 5G Broadcast.

Graças à colaboração da RTVE, os conteúdos que podem ser acessados incluem o canal de notícias da Radio Televisión Española, Canal 24H, La1 e Radio 5.

Para este teste, a Cellnex implantou um novo local para cobrir a área ao redor do local da Fira Gran Via; o transmissor foi fornecido pela Rohde Schwarz; a codificação do conteúdo é feita com equipamento Ateme; e os receptores usados para a demonstração incorporam tecnologia Qualcomm.

Graças ao 5G Broadcast, as emissoras poderão chegar a mais dispositivos, oferecendo seu conteúdo diretamente para qualquer terminal móvel. O 5G Broadcast (5GBC) é uma das três linhas de inovação da indústria audiovisual europeia no seu roteiro para a próxima década.

A evolução para maior qualidade com transmissões UHD e a expansão de serviços híbridos, como LovesTv, complementam a inovação em novos modos de recepção como 5GBC. O 5GBC complementa as atuais redes e reforça a prestação do serviço público, abrindo portas ao desenvolvimento de serviços adicionais, como o alerta precoce a toda ou parte da população em situações de emergência.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados