Com a mudança de suas instalações em Martin Place para Eveleigh, em Sydney, a emissora australiana Channel 7 aproveitou para modernizar um dos elementos mais importantes de sua infraestrutura técnica: o sistema de intercomunicação. Para isso, recorreu à Magna Systems e à nova solução da RTS, totalmente compatível com o padrão ST-2110.
“Intercomunicação é uma das partes mais críticas para uma emissora. Não dá para produzir conteúdo sem ela”, afirmou Chris Spalding, gerente de suporte de broadcast da Channel 7. “Queríamos que todos os novos equipamentos fossem compatíveis com ST-2110. Nossos operadores já conheciam e aprovavam os equipamentos da RTS, principalmente pela facilidade de uso e a lógica dos painéis, por isso procuramos o Lucas Bohm, da Magna Systems, para desenvolver uma solução adequada.”
Além da compatibilidade com o padrão ST-2110, a atualização trouxe os recursos mais recentes da RTS, incluindo novos displays coloridos, melhorias funcionais e uma transição suave em relação ao sistema anterior. A nova solução oferece comunicação de alta qualidade, com a escalabilidade e a flexibilidade necessárias para atender produções de qualquer porte, além de facilitar a coordenação de conteúdos como os noticiários e o programa *Sunrise*.
“A proposta da Magna foi perfeita para o que precisávamos. Conseguimos integrar o novo sistema com o antigo de maneira transparente e acabamos com uma operação mais confiável e eficiente”, explicou Spalding.
O sistema adquirido pela emissora inclui diversas matrizes ODIN-64 interligadas com software de redundância inteligente N+1, além de uma variedade de painéis e acessórios da RTS: KP5032 de 2 RU com tela LCD colorida, KP4016 de 1 RU, módulos de expansão EKP4016, painéis de mesa DKP4016, painéis de atribuição de programa PAP5032, microfones MCP90-12 e headsets leves PH-88R.
Segundo Spalding, a flexibilidade da matriz ODIN é um dos destaques da nova solução. O sistema permite alternar com facilidade entre sinais analógicos, Omneo, RVON e ST-2110, sendo ideal para interligar escritórios e outras estruturas. “A compatibilidade com ST-2110 é muito superior à dos sistemas anteriores. Ele faz tudo o que fazíamos antes, e muito mais, com qualidade e confiabilidade superiores”, comentou.
Para a Channel 7, o sistema de comunicação é considerado o coração da operação. Cada sala de mídia, suíte de controle mestre e ilha de edição da emissora foi equipada com intercomunicação da RTS. O novo sistema cobre toda a comunicação, incluindo IFBs em estúdio e externos, além dos cruzamentos entre as sedes em Sydney, Melbourne e Brisbane.
A matriz digital ODIN, escolhida pela Channel 7, é altamente escalável e ocupa apenas 1 unidade de rack. Cada unidade pode crescer de 16 até 128 portas, e até oito unidades podem ser interligadas via link óptico, formando uma única matriz com até 1024 portas.
“Já tínhamos boas experiências com a RTS, e essa atualização só reforçou nossa confiança. O padrão ST-2110 nos proporciona agilidade para lidar com demandas especiais, maior integração com outros sistemas e facilidade de configuração. Buscávamos um padrão da indústria e encontramos isso com a nova solução da RTS. Seja em um caminhão de externa ou em uma grande estação de TV, ela oferece o mesmo nível de desempenho e flexibilidade. Também quero destacar o suporte da RTS, do Lucas Bohm e da equipe da Magna Systems, que foi excelente na integração e comissionamento do sistema”, concluiu Spalding.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube