Home Reportagens Cheltenham Literature Festival equipado com produtos da Blackmagic Design

Cheltenham Literature Festival equipado com produtos da Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Festival literário de Cheltenham anual foram equipados com três câmeras Blackmagic URSA Broadcast e uma Micro Studio Camera 4K, emparelhadas com lentes B4 Fujinon HD

A Blackmagic Design anunciou que um fluxo de produção multicâmera ao vivo centrado na Blackmagic URSA Broadcast foi utilizado para entregar eventos simultâneos nos dez dias do festival literário de Cheltenham anual. A Bubble Production permitiu que o festival de renome internacional seguisse em frente em formato digital pela primeira vez nos seus 71 anos de história. “Como realizamos mais de 300 eventos online para o Hay Festival no início do ano, fomos chamados para produzir o desafiador Cheltenham Literature Festival. Nesta ocasião, a maior diferença era que estaríamos de novo em locação, transmitindo para telas no local e para o público digital”, disse Graham Essenhigh, diretor-geral da Bubble.

Os três locais estavam equipados com três câmeras Blackmagic URSA Broadcast e uma Micro Studio Camera 4K, todas emparelhadas com lentes B4 Fujinon HD. “Devido à distância, foi importante minimizar a passagem de cabos. Além do mais, utilizamos os conversores Teranex Mini Quad SDI to 12G-SDI e Teranex Mini 12G-SDI to Quad SDI como um sistema multiplex”, explica Graham.

As câmeras realimentaram essas unidades em 1080p50. Dois dos locais foram vinculados por fibra tática, da divisão quádrupla para uma área de controle central, que tinha um ATEM 1 M/E Production Studio 4K com um ATEM 1 M/E Advanced Panel. Alimentações reversas foram reenviadas para comunicação, sinalização e sincronização. O terceiro local estava a um quilômetro de distância da sala de controle mestre central, então a equipe fez a mixagem visual localmente e gravou em locação. Em seguida, foi feito um uplink na alimentação mixada através de um fluxo de transporte para a sala de controle mestre para a saída do conteúdo.

Todas as câmeras foram gravadas em ISO através de softwares de gravação com cópias de segurança nos HyperDeck Studio Minis. Cada mixagem mestre tinha uma versão ProRes 422 e uma versão H.264 pronta para a web gravada.

“Depois, o fluxo de trabalho foi vinculado às nossas equipes de edição de filmagens, que estavam criando conteúdos para redes sociais, para que elas acessassem uma rede de 10 GB com qualquer performance mixada e as usassem em suas produções. Por fim, um arquivo de alta resolução foi compartilhado com nosso parceiro de produção, a Dreamteam TV. Isso era editado como filmes de destaques para a Sky Arts e a Marquee TV.”

“Nos últimos dez anos temos nos tornado cada vez mais fãs da Blackmagic Design, substituindo aos poucos quase todos os nossos equipamentos de produção. Estávamos preocupados com a possibilidade de haver ruídos nas câmeras URSA Broadcast nos auditórios escuros, mas as imagens dessas câmeras são simplesmente impressionantes. Não encontro nenhuma outra palavra para descrevê-las. Atualmente, temos dez delas em nossa lista de kits e não temos do que nos queixarmos”, continuou.

“O maior desafio que sempre enfrentei é que as pessoas não pensam fora da caixa. Minha experiência com notícias e atualidades me ensinou a ser engenhoso. Um ótimo exemplo é usar as unidades Teranex Quad to 12G como um sistema multiplex. Talvez não seja muito comum usá-las dessa maneira, mas atende às nossas necessidades. Não é esse o objetivo final?

“Deste modo, nós nos destacamos e estamos fechamos contratos, pois temos a capacidade de nos adaptarmos e de trazer progresso para os clientes.” Mas isso é impossível sem o kit certo, e acreditamos tê-lo encontrado nas cadeias Blackmagic que implementamos”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados