A rede chinesa CCTV, em conjunto com o China Media Group (CMG), usou a realidade estendida (RX) pela primeira vez em uma véspera de ano novo
Enquanto as comunidades chinesas tradicionalmente aguardam suas festividades de Ano Novo em fevereiro, a rede chinesa CCTV continua a celebrar o Ano Novo Ocidental com uma apresentação de alto nível com diversos atos, músicas e danças. Um dos destaques da festa de Reveillon de 2021 foi o Peacock, um show musical voltado para deficientes visuais que incluiu canções, histórias e narrativas, tudo ambientado em cinco mundos virtuais diferentes.
O programa foi inovador tanto para o público quanto para os produtores, China Media Group (CMG), pois foi a primeira vez que a realidade estendida (RX) foi usada em um programa de televisão chinês. Neste caso, o set consistia em um grande videowall de LED com um piso de LED na frente, para que os gráficos pudessem ser renderizados e exibidos tanto atrás quanto abaixo dos atores e convidados.
Além disso, elementos de realidade aumentada foram incluídos em torno dos atores no set, e o rastreamento da câmera garantiu que todos os gráficos se movessem e parecessem naturais conforme as câmeras giravam e inclinavam. A tecnologia Ross Video produziu um espetáculo visualmente único.
“Este foi um projeto incrivelmente complexo e começamos o processo de planejamento vários meses antes de filmar”, disse Feng, Engenheiro Técnico da CMG. O planejamento realmente envolveu a todos: o diretor tinha que conhecer o escopo e os limites da cena virtual para melhor projetar a cena e o ângulo de filmagem; a equipe da tela de LED teve que alinhar precisamente o sinal de vídeo com os pontos de pixel na tela para garantir que a cena XR não fosse distorcida ou afetasse a perspectiva; os operadores de câmera precisavam saber a posição do assunto e a profundidade das cenas XR para criar melhor as fotos e os movimentos da câmera; e o produtor das cenas XR precisava se certificar de que as cenas estavam perfeitamente conectadas à borda das telas de LED com base nas posições da câmera para obter o melhor efeito visual.”
Para a produção deste programa, CMG optou pela solução de renderização gráfica Voyager da Ross Video.
“Não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados. Este tem sido um dos programas mais tecnicamente difíceis em que já trabalhei, mas todos ficaram maravilhados com os visuais finais, que são absolutamente impressionantes. XR não é apenas uma alternativa ao crhoma key, mas uma revolução que oferece muito mais criatividade e imersão, e está sendo impulsionada por avanços na renderização em tempo real, como a solução Voyager de Ross. Já começamos a planejar o show do Festival de Gala da Primavera para a CCTV (o programa de televisão mais assistido do mundo) e esperamos trazer ao nosso público imagens ainda mais incríveis graças à nossa grande colaboração com Ross”, conclui Feng.