Home Reportagens ‘Christmas Down Under’: filme de Natal da Ion Television filmado com câmeras da Blackmagic Design

‘Christmas Down Under’: filme de Natal da Ion Television filmado com câmeras da Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

A edição e a correção de cores do filme foram finalizadas pela South Sky Pictures da Tasmânia utilizando o DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design anunciou que o novo filme de Natal da Ion Television, “Christmas Down Under”, foi filmado com a URSA Mini Pro 4.6K G2 da Blackmagic Design. A edição e a correção de cores do filme foram finalizadas pela South Sky Pictures da Tasmânia durante o pico da quarentena da covid utilizando o DaVinci Resolve Studio.

O filme, que está sendo distribuído pela Ion Television nos Estados Unidos e pela Level 33 no mundo todo, foi dirigido por Louis Mandylor de “Casamento Grego” e produzido por Adam Horner da Ignite Pictures. O filme fala sobre Ellie, uma estadunidense com os nervos à flor da pele que viaja para a Austrália e pede a ajuda de um guia turístico e motorista da Uber famoso no YouTube de origem aborígene para encontrar seu marido e a família eclética dele.

Filmado durante três semanas em 20 locações na Austrália, o longa-metragem “Christmas Down Under” precisou de uma produção cinematográfica incrivelmente eficiente. Além do mais, como o filme está sendo exibido em um mercado repleto de filmes de Natal, a velocidade e a eficiência tinham que andar de mãos dadas com a alta qualidade.


“A indústria dos filmes de Natal é muito competitiva, e agora mais do que nunca. Agora quase todos os canais grandes estão produzindo vários filmes de Natal por ano. Então, a qualidade é importante. Por isso, escolhemos usar a URSA Mini Pro 4.6K G2 e o DaVinci Resolve”, afirma Adam Horner, produtor principal.

Em vez de neve e bochechas rosadas, o Natal na Austrália tem temperaturas altas, interiores com ar-condicionado e filmagens ao ar livre debaixo de um sol escaldante.

“Para ter um visual geral original e culturalmente adequado para o filme, tivemos que aceitar essas diferenças, e mesmo assim manter um clima natalino. As câmeras Blackmagic resistiram muito bem ao sol forte da Austrália e, graças ao Resolve, pudemos escolher uma paleta de cores na pós-produção que nos diferenciou dos filmes de Natal clássicos”, explicou o diretor de fotografia da segunda unidade, operador de câmera, coprodutor e editor Maarten ‘Fish’ Talbot da South Sky Pictures da Tasmânia.

O filme foi gravado pelo diretor de fotografia Luke Walker com três unidades URSA Mini Pro 4.6K G2 e, em algumas cenas, com as três câmeras ao mesmo tempo. Para cumprir o prazo apertado, Walker contou com a facilidade de uso da câmera e a capacidade de configuração e desmontagem rápida.

“Para os planos simultâneos, graças à facilidade de uso da câmera todos os operadores de câmera estavam na mesma página o tempo todo. Nenhuma outra câmera produz um visual como a URSA Mini. Com recursos padrão como cores falsas, capacidade de usar codecs diferentes, NDs integrados e muito mais, descobrimos que tínhamos tudo o que precisávamos”, continuou Walker.

A pós-produção, que foi feita na South Sky Pictures na Tasmânia, aconteceu durante a rígida quarentena da covid na Austrália. A edição e os efeitos visuais foram feitos por Talbot e pelo gerente de pós-produção Joshua Freeman no DaVinci Resolve Studio.

A South Sky Pictures pegou o trabalho de pós-produção do filme depois que um corte inicial tinha sido feito em outro software.

“Tivemos que reconstruir todo o projeto no Resolve, que ajudou muito a aumentar a eficiência e a rapidez da pós-produção, já que não havia problemas de estabilidade e podíamos começar a editar sem ter que nos preocupar com a tecnologia que tínhamos”, continuou Talbot. “Ficamos surpresos que a adaptação ao Resolve foi um processo intuitivo. Ele logo garantiu que o processo de edição fosse simplificado, e descobrimos sozinhos que poderíamos cortar muito mais rápido”.

“A abordagem simples do Resolve é muito boa quando se trata de experiência do usuário. Não nos esqueçamos de que a pós-produção do filme foi feita por duas pessoas trabalhando em casa durante a pandemia, então, graças à forma como o Resolve divide os diferentes elementos da pós-produção em abas, tínhamos tudo o que precisávamos ali na nossa frente e não precisávamos desperdiçar um espaço enorme da tela ou nos cansar navegando pela interface”.

O fluxo de trabalho da URSA Mini Pro 4.6K G2 e do DaVinci Resolve Studio da Blackmagic Design foi particularmente útil quando produtores e executivos do canal solicitaram três novas cenas no final do processo.

“Essas cenas adicionais foram filmadas no pico da pandemia na Austrália, e a maior parte dos artistas e dos membros da equipe não podia se reunir. As filmagens tinham que ser planejadas e filmadas de forma que parecesse que todo mundo estava no mesmo local, embora estivéssemos a milhares de quilômetros de distância. Com o Resolve e as câmeras da Blackmagic, pudemos montar e colorir as novas cenas poucos dias depois do recebimento de todas as mídias”, finalizou Adam Horner, produtor do filme.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados