Home Reportagens Chyron apresenta nova geração do AXIS Maps

Chyron apresenta nova geração do AXIS Maps

Solução em nuvem AXIS Maps amplia criação de mapas gráficos com visual 3D, camadas de dados avançadas e interface mais intuitiva

Por Ricardo Batalha

A Chyron lançou uma nova edição do AXIS Maps, sua solução de criação de gráficos cartográficos voltada ao mercado de broadcast. Baseada em nuvem, a plataforma foi desenvolvida para facilitar a produção de mapas visuais com alto nível de qualidade, oferecendo suporte ampliado a camadas de dados e recursos avançados de personalização.

Apresentada inicialmente durante a IBC 2025, a nova geração do AXIS Maps concluiu sua fase final de testes e agora chega oficialmente ao mercado. Entre as principais novidades estão a introdução de mapas em 3D, opções aprimoradas de customização, amplo suporte a camadas de dados, configurações predefinidas para administradores que garantem consistência visual entre diferentes usuários e uma nova interface que acelera o processo de criação gráfica.

A atualização também inclui integração com o AWS Cognito, reforçando a segurança e simplificando o acesso em toda a plataforma AXIS. Com isso, o sistema passa a oferecer autenticação por Single Sign On, permitindo login por meio de provedores de identidade amplamente utilizados, como Google, Microsoft e Okta.

O novo AXIS Maps faz parte do ecossistema AXIS da Chyron, uma plataforma em nuvem que auxilia jornalistas, produtores e designers a localizar, gerenciar, solicitar e criar elementos visuais, que vão de mapas e gráficos jornalísticos a tabelas e dados financeiros.

Segundo Peter Matis, gerente de produto do AXIS, a solução foi pensada para se integrar de forma natural aos fluxos de trabalho das redações, combinando recursos avançados com facilidade de uso. Ele destaca que o objetivo foi permitir a criação de mapas com qualidade de estúdio em poucos cliques, resultado direto do envolvimento ativo dos clientes no processo de desenvolvimento.

Os usuários da nova versão do AXIS Maps podem enriquecer seus gráficos com edifícios em 3D e camadas de elevação de terreno, além de outras camadas de dados que ajudam a contextualizar a informação, como pontes, túneis, parques e aeroportos. A plataforma também permite a importação de dados personalizados para análises específicas.

Entre os novos recursos gráficos estão ferramentas que facilitam o destaque de áreas de interesse nos mapas, como rotas personalizadas, polígonos em 3D e aplicação de cores em fronteiras nos níveis nacional, regional, distrital, municipal ou local.

A facilidade de uso foi um dos principais focos do desenvolvimento. A criação de mapas visuais pode levar apenas alguns segundos, dependendo do nível de detalhe exigido pela narrativa, e pode ser realizada por usuários com diferentes perfis técnicos. A atualização também oferece ferramentas que ajudam as emissoras a manter consistência visual entre produções, padronizando a forma como nomes de países e cidades são exibidos, assim como a apresentação de elementos gráficos personalizados, como rótulos de ruas e áreas.

Site relacionado: http://www.chyron.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados