Essa integração permite que um diretor técnico alterne apresentações com gráficos em andamento entregues simultaneamente a vários monitores
A demanda por conteúdo audiovisual dentro de arenas esportivas têm crescido exponencialmente conforme estes grandes palcos vão se tornando cada vez mais tecnológicos. Levar aos milhares de fãs, não só vídeo ao vivo, como replays, gráficos, análises, mensagens de patrocinadores e outros tipos de ação de engajamento tornou-se um dos principais fins dos gerentes destas venues como uma forma de atrair público, aumentar receita e oferecer uma experiência de primeiro nível para seus fãs.
De olho neste tipo de demanda, a fabricante de sistemas de produção ao vivo, Grass Valley, e a renomada desenvolvedora de soluções gráficas ChyronHego anunciaram uma parceria para oferecer o melhor do controle, distribuição de vídeo ao vivo e geração de gráfico em tempo real para grandes arenas. E é uma parceria que já nasce com propriedade. Os principais centros esportivos dos Estados Unidos estão utilizando uma nova solução de integração de ponto único de controle para gráficos e comutação de produção desenvolvida em colaboração entre a ChyronHego e a Grass Valley, uma marca da Belden. Projetado para produções de locais complexos, essa integração permite que um TD (diretor técnico) alterne apresentações com gráficos em andamento entregues simultaneamente a vários monitores. Estes incluem painéis de fita de LED, painéis de avaliação e telas de concurso/concessão.
“Tanto a Grass Valley quanto a ChyronHego têm uma tradição de décadas de inovação em tecnologia de transmissão. Foi apenas uma questão de tempo para nos unirmos para criar a sinergia entre o sistema gráfico de transmissão mais utilizado do mundo em comutadores de produção esportiva” ressalta Randy Dickerson, diretor nacional da ChyronHego, instalações esportivas e contas estratégicas. “Formalizar uma nova solução de integração específica é uma ótima notícia para nossos clientes conjuntos. Isso significa que podemos criar sinergia nos níveis de engenharia e criação para dar aos TDs mais controle e maior eficiência em ambientes de produção de arena de alta velocidade e rápidos.”
A solução plug-and-play coloca o controle de botão único dos gráficos da ChyronHego para o engajamento em estádios e fãs (Click Effects PRIME), bem como a transmissão (LyricX e PRIME) na interface do usuário Kayenne, Karrera da Grass Valley e os comutadores do GV Korona Video Production Center. Essa profunda integração possibilita o controle sincronizado cena por cena ou camada individual com repetição garantida, dando ao TD a confiança de que os gráficos serão reproduzidos no momento em que forem solicitados. Os TDs agora podem executar diretamente transições com precisão de quadros, disparar replays aprimorados por gráficos e limpar os canais controlando remotamente as estações de trabalho gráficas ChyronHego para implantar apresentações gráficas ricas e multicamadas em placares – até mesmo em uma única saída.
“Estamos extremamente satisfeitos por trabalhar com a ChyronHego”, afirma Tim Walker, gerente sênior de produtos da Grass Valley. “As ferramentas de produção desenvolvidas por ambas as empresas podem ser encontradas juntas em várias aplicações, mas nunca houve uma integração tão grande entre os gráficos e o switcher. É assim que vemos o controle dos gráficos de produção ao vivo avançando.”
“A ChyronHego e a Grass Valley são soluções emblemáticas em estádios e caminhões de produção em todo o mundo e as equipes técnicas de todo o mundo têm uma profunda experiência com nossos respectivos produtos. Agora, oferecemos uma solução única para gráficos e comutação que aproveita a tecnologia familiarizada”, afirma Jason Toliopoulos, gerente de serviços criativos, ChyronHego. “Estamos também fornecendo uma solução combinada que está na vanguarda de tecnologias emergentes, como padrões de cores HDR – e conformidade com os novos padrões SMPTE ST-2110 para redes baseadas em IP. Isso é especialmente crítico agora que a maioria das salas de controle recém-construídas no local são baseadas completamente em fluxos de trabalho IP.”