Home Reportagens Cinevideo 4K 12G OB Van usa Lawo VSM para controle geral de transmissão projetado pelo integrador de sistema ARET

Cinevideo 4K 12G OB Van usa Lawo VSM para controle geral de transmissão projetado pelo integrador de sistema ARET

Por Ricardo Batalha

Inicialmente programado para lançamento em junho passado, o projeto sofreu atrasos na construção devido à pandemia e foi finalizado em novembro de 2020

A mais nova van OB da Cinevideo, 4K OB de 20 câmeras, baseada na tecnologia 12G SDI, usa o VSM Broadcast Control System, da Lawo, para gerenciamento e operação geral em combinação com um conjunto de painéis de software e hardware, bem como várias unidades GPIO. O gerenciamento do projeto, a instalação e o comissionamento foram realizados pela ARET Video and Audio Engineering, que há anos é um integrador de sistemas confiável para projetos da Cinevideo, um usuário serial do controle de transmissão VSM.

O novo caminhão da Cinevideo, uma das maiores produtoras italianas, sediada em Pescara, projetou seu novo caminhão Waves 12G OB seguindo o mesmo layout e configuração de seu veículo Dolphin 7.0. Isso torna a Cinevideo a proprietária de dois UHD HDR OBs. A engenharia de vídeo e áudio da ARET gerenciava tanto a construção quanto a integração do sistema do Waves 12G, que foi projetado para funcionar com Dolphin 7.0 em todos os níveis – áudio, vídeo e intercomunicação – para aumentar o potencial em produções onde duas salas de controle principais e dois backups são necessários.


Waves 12G é um trailer de 14 metros e três eixos equipado com dupla expansão, que cria uma superfície de trabalho de cerca de 60 metros quadrados em modo operacional. Para poder lidar com vários eventos ao mesmo tempo, disponibiliza três entradas separadas para o pessoal técnico e artístico: área técnica, sala de produção principal e sala de produção secundária.

“Este não é o meu primeiro sistema VSM e, quando iniciamos o projeto, não tive dúvidas de que a Waves teria seu próprio VSM: quando os sistemas ficam complexos, ele permite um controle integrado de todos os equipamentos”, explicou Andrea Buonomo, gerente executivo de vendas da Cinevideo. “É estável e confiável e adoro a maneira como nos ajuda a resolver problemas de configuração complexos ao alcance de seu dedo. É fácil e amigável, e aprendemos a personalizá-lo, por isso também somos bastante independentes em nossas configurações”, acrescentou.


Buonomo explica que o coração tecnológico do novo Waves 12G é o mais avançado que o mercado pode oferecer hoje. “É inteiramente feito para suportar processos atuais em 4K e até mais no futuro, graças ao 12G SDI; é uma realização sem concessões. Escolhemos o VSM também para nosso novo caminhão Waves, visto que experimentamos com o Dolphin como ele nos ajuda a otimizar nossas produções, já que um fluxo de trabalho SDI 12G completo tornará as coisas tão fáceis quanto SDI 3G, fornecendo uma infraestrutura muito poderosa e flexível”, disse.

Já Alessandro Asti, da ARET, afirma que a empresa está orgulhosa e honrada pela confiança da Cinevideo. “Temos servido em vários projetos com tecnologia de ponta para as produções ambiciosas, referência nos mais altos padrões de qualidade. Os dois caminhões chamados Dolphin e Waves são entidades individuais e também podem trabalhar juntos como uma unidade combinada, todos controlados pelo sistema Lawo VSM”.

Chas Rowden, Diretor de Vendas da Lawo na Europa, explicou que a configuração de Lawo, chamada‘ Network Bridging ’, permite que duas ou mais instalações independentes de IP controladas por VSM possam compartilhar fontes relevantes. “Sempre que uma infraestrutura de rede precisa acessar fontes selecionadas de outra rede, o VSM facilita isso enquanto preserva a maior parte da funcionalidade exposta a fluxos de trabalho operacionais. As aplicações típicas são conexões de instalações em todo o país, conexões de caminhão para instalação e, cada vez mais, conexões de caminhão para caminhão. Estou muito feliz que Cinevideo use sistemas Lawo em várias instalações agora, todas realizadas e concluídas com sucesso pela ARET, nosso parceiro de confiança na Itália”.

“O VSM nos dá a maneira certa de gerenciar um workflow muito complexo, com o uso em larga escala de tie-line podemos obter uma grande flexibilidade em nossos recursos e, com a integração total de todos os equipamentos dentro do OB, é, sem compromisso, o melhor produto para nós. Por último, mas não menos importante, é uma questão de economizar muito tempo no local durante a configuração da van OB, o que implica uma redução de custos que compensa o investimento”, concluiu Buonomo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.