Home Reportagens Cintel Scanner utilizado na restauração de clássicos do cinema mexicano pela Digital Sprockets

Cintel Scanner utilizado na restauração de clássicos do cinema mexicano pela Digital Sprockets

Por Ricardo Batalha

Cintel Scanner e DaVinci Resolve Studio estão sendo utilizados na instalação de restauração de filmes e pós-produção da Digital Sprockets

A Blackmagic Design revelou que os seus produtos Cintel Scanner e DaVinci Resolve Studio estão sendo utilizados na instalação de restauração de filmes e pós-produção da Digital Sprockets para restaurar uma série de filmes mexicanos clássicos de 35 mm das décadas de 1940, 1950 e 1980.

A Digital Sprockets foi fundada em 1994 por Benjamin Fernández Rodriguez Maribona, no México. Com instalações na Cidade do México e Los Angeles, os serviços da empresa incluem digitalização de filmes de 35 mm em 4K RAW e HDR, bem como 16 mm e S16 mm em RAW 2K e HDR, restauração, tratamento de cores, pós-produção, masterização e controle de qualidade DCP.

O mais recente projeto da Digital Sprockets inclui a restauração de filmes em 4K para uma das maiores plataformas de vídeo sob demanda (VOD) do México, bem como uma série de “ficheras”, um gênero de comédia mexicana.

Para restaurar esses filmes, o primeiro passo de Fernández é garantir que eles estejam completos, pois ocasionalmente faltam algumas cenas. Depois que cada rolo de filme foi marcado em ordem cronológica, Fernández os monta no Cintel Scanner para começar a transferir o negativo da imagem.

“Sou usuário do Cintel Scanner há anos, pois ele é extremamente confiável, econômico e não requer muito poder de processamento em comparação com outras ferramentas no mercado”, disse Fernández. “Também é muito simples de usar, então quando estou trabalhando em projetos grandes, consigo ser mais eficiente.”

Com o Cintel Scanner, normalmente a Digital Sprockets é capaz de restaurar dois filmes por semana em 4K.

“É uma grande vantagem poder concluir uma restauração em 4K automaticamente. Começo com a digitalização de todas as imagens e sons e, no dia seguinte, cuido da sincronização”, explicou. “O Cintel Scanner também é fornecido com o DaVinci Resolve Studio, que inclui recursos incríveis, como as ferramentas Revival. Consigo eliminar poeira, linhas, partes manchadas e outras imperfeições que muitas vezes fazem parte desses filmes. De um modo geral, é mais fácil de trabalhar.

Depois que o filme foi limpo e transferido para 4K, Fernández recorre ao DaVinci Resolve Studio para gradação de cores, edição e redução do ruído de áudio.

“O DaVinci Resolve Studio é uma ferramenta maravilhosa para nós. É muito fácil de usar, e eu posso cuidar da minha pós-produção inteira em um só lugar”, acrescentou. “Tratar os pretos e os brancos nunca foi tão fácil, assim como a edição para costurar cada cena de maneira fluida. Além disso, tiro vantagem da página de áudio Fairlight, que me fornece ferramentas poderosas para limpar qualquer ruído de fundo e nivelar o loudness.”

“O Cintel Scanner é uma ferramenta essencial para todos os trabalhos que fazemos na Digital Sprockets”, concluiu. “Ele forneceu tudo o que precisamos para trabalhar em projetos de forma rápida e eficaz, e, ao mesmo tempo, permitiu que aceitássemos mais projetos e ampliássemos nossos negócios ao longo dos anos.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados